Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
O usuário do sistema BRT só tem comemorado boas notícias nos últimos meses. Passou a contar com ônibus mais modernos e eficientes, os já famosos amarelinhos; ganhou mais conforto e segurança com a reforma das estações; viu ser inaugurado o corredor Transbrasil, que reduziu bastante o tempo de viagem entre o Terminal Deodoro e o Terminal Intermodal Gentileza, pela Avenida Brasil; e ainda passou a economizar com os deslocamentos pela cidade, desde meados de abril, quando ganhou o direito de fazer até três viagens com o valor de uma única passagem (R$ 4,30) pelo uso do Bilhete Único Carioca (BUC).
Com a nova integração, o passageiro do BRT poderá fazer outras duas viagens em qualquer um dos outros modais regulados pela Prefeitura que operem com validadores do Bilhete Único Carioca (BUC), como ônibus convencionais, vans e VLT. Ele pode, por exemplo, usar um ônibus convencional + BRT + VLT. Ou então, BRT + ônibus convencional + ônibus convencional. Não importa a ordem, a única exigência é que o BRT seja um dos modais utilizados no itinerário.
O período para fazer as integrações é de três horas a partir do momento em que o passageiro usar o cartão no primeiro validador. Antes dessa novidade, só era possível fazer duas viagens pelo preço de uma passagem, de acordo com as regras de interação do BUC.
Requalificação do Sistema BRT
A Prefeitura comprou no ano passado 561 novos ônibus (291 já entregues) para a requalificação do Sistema BRT. Os corredores Transbrasil, Transolímpica, Transcarioca e o Lote Zero (trecho entre os Terminais Jardim Oceânico e Alvorada) já estão operando 100% com ônibus novos.
A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros 270 articulados comprados pelo município, que servirão para atender ao corredor Transoeste – atualmente em obras. A previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores e com 100% dos ônibus novos no início do próximo ano.
Categoria: