Novo acesso ao Polo Empresarial Norte da Capital vai garantir mais segurança para acelerar desenvolvimento econômico
O Governo do Estado homologou a licitação para a pavimentação asfáltica e a drenagem de águas pluviais de novo acesso ao Polo Empresarial Norte Miguel Letteriello, localizado em Campo Grande, às margens da BR-163, na saída para Cuiabá. A obra, orçada em R$ 1,2 milhão, visa atender a demanda de 33 empresas ativas no Polo Empresarial Norte e cerca de 1,5 mil colaboradores que circulam diariamente pela área, até então carentes de infraestrutura adequada.
A entrada do polo, localizada a poucos metros do Anel Viário, será pavimentada em dois pontos: um para entrada e saída de veículos, e outro exclusivo para a saída, facilitando o acesso à BR-163. Essa intervenção vai melhorar significativamente a logística local, garantindo maior segurança e eficiência no tráfego. Atualmente, a ausência de um acesso apropriado à BR-163 representa um sério risco para os veículos que trafegam pela região.
Além de solucionar um antigo problema de acesso, a intervenção tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento empresarial. A obra é composta por serviços de terraplanagem, mais de 2.764 mil metros quadrados de asfalto, 31 metros de drenagem e 200 metros quadrados de sinalização viária.
Com melhorias na logística, empresas dos setores de aço, sementes e transporte poderão expandir suas operações, o que deve impactar diretamente na geração de empregos e na atração de novos investimentos. A pavimentação ainda proporciona maior segurança viária, beneficiando tanto os trabalhadores do polo quanto os moradores de bairros vizinhos como Nova Lima, Novos Estados, Jardim Columbia, Jardim Anache, Portinho Pache e Taquaral Bosque.
O projeto, aprovado pela CCR MSVia – concessionária que administra a BR-163 – e desenvolvido pela Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), integra um planejamento estratégico para expandir os polos industriais da Capital.
De acordo com o Estudo Técnico Preliminar da Agesul, estima-se que nos próximos anos, 180 indústrias sejam instaladas nos polos industriais de Campo Grande, das quais 40 já estão em execução, com investimentos que ultrapassam R$ 900 milhões. A expectativa é que, com esses empreendimentos, sejam gerados pelo menos 15 mil novos empregos.
A obra também reflete o compromisso do Governo do Estado com a sustentabilidade. A Agesul reforçou que a empresa contratada deverá adotar práticas que minimizem os impactos ambientais, como o uso de materiais sustentáveis e a gestão adequada de recursos naturais e resíduos. Tais ações visam não apenas proteger o meio ambiente, mas também garantir um ambiente de trabalho seguro para os operários.
Com quatro polos industriais já em funcionamento – Polo Empresarial Oeste Conselheiro Nelson Benedito Netto, localizado próximo ao Aeroporto Internacional; Polo Empresarial Paulo Coelho Machado, na região urbana do Anhanduizinho e Núcleo Industrial, na saída para Terenos -, incluindo o Polo Empresarial Norte, a cidade de Campo Grande avança como um importante centro de desenvolvimento econômico, fomentando o crescimento de negócios e a geração de renda, enquanto reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da população local.
Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Fotos: Chico Ribeiro