Sistema de controle de vendas: o que é e como escolher

Você sabe responder como está o desempenho dos seus vendedores e qual é a projeção de vendas para os próximos meses? Lideranças que usam um sistema de controle de vendas têm essas respostas na ponta da língua. Isso porque um software desse tipo permite analisar os resultados da área comercial e fazer previsões a partir desses dados.

Se o seu negócio ainda se baseia em planilhas para fazer o controle de vendas, leia o artigo para saber como usar um software de vendas pode tornar esse trabalho mais fácil.

O que é controle de vendas?

Para começar, vamos entender o conceito.

Controle de vendas consiste em gerir as negociações realizadas por uma empresa, com o objetivo de analisar o desempenho da área comercial e de fazer projeções para o futuro.

Quando faz o controle das vendas, a empresa consegue, com base nos dados, fazer uma previsão para os próximos meses. A partir disso, pode traçar estratégias para alcançar suas metas, preparando-se para os períodos de baixa nas vendas, por exemplo.

O controle de vendas pode ser feito de diversas maneiras. Muitos negócios optam por planilhas. O método pode funcionar para empresas em estágio inicial, porém, quando há mais negociações em andamento, pode resultar em erros e desorganização.

A forma mais efetiva de dar conta dessa tarefa é usar um sistema de controle de vendas, um tipo de software que é desenvolvido com foco nas necessidades da área comercial.

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Por que usar um sistema de controle de vendas?

Um sistema de controle de vendas é um software desenvolvido para a gestão comercial, permitindo fazer desde o cadastro de clientes e de clientes em potencial até a geração de relatórios.

Também chamado de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente), esse tipo de plataforma possibilita o acesso a um histórico de interações com os clientes, o que permite que as conversas sejam mais personalizadas. Assim, é possível desenvolver um relacionamento mais próximo dos consumidores.

Um bom sistema de controle de vendas facilita a vida de todos os envolvidos na área comercial: líderes e vendedores. Para os primeiros, traz mais controle de vendas e permite ter dados para gerir os colaboradores, além de gerar relatórios automaticamente. 

Já para os vendedores, automatiza tarefas burocráticas, deixando mais tempo livre para focar nos clientes. Além disso, o software de vendas traz previsibilidade para a área comercial. Com base nos dados que ficam registrados, é possível projetar resultados futuros e trabalhar para alcançar as metas. 

Principais vantagens

Saiba mais sobre as vantagens de usar um sistema de controle de vendas:

Sistema de controle de vendas, ERP ou sistema de controle financeiro?

É importante também diferenciar o sistema de controle de vendas de outras ferramentas usadas pelas empresas, como ERP e sistema de controle financeiro.

O CRM é usado para melhorar o relacionamento com os clientes e controlar as vendas, enquanto o ERP é voltado para otimizar processos operacionais, sendo composto por vários módulos, como administrativo, financeiro e contábil.

Apesar de terem funções diferentes, integrá-las é essencial para facilitar a gestão da empresa, já que dessa maneira todas as áreas ficam alinhadas. Sobre isso, falaremos com mais detalhes adiante.

Analista operando seu sistema de controle de vendas RD Station CRMAnalista operando seu sistema de controle de vendas RD Station CRM

Como escolher um sistema de controle de vendas?

Agora você já sabe o que é controle de vendas e conhece as vantagens de usar uma ferramenta para esse fim.

Mas, diante das muitas opções que existem no mercado, pode surgir a dúvida: afinal, qual software de vendas escolher? O que é preciso levar em consideração ao tomar essa decisão?

Para que realmente facilite o controle de vendas, um CRM deve ter algumas características:

Interface simples de usar

Para que seja adotado pela equipe no dia a dia de maneira simples, o CRM deve ter uma interface amigável, fácil de usar. Caso contrário, os vendedores não vão utilizá-lo. Escolha uma opção com boa usabilidade e que faça o registro automático das atividades, o que reduz o trabalho manual. 

Suporte

Ao adotar um sistema de controle de vendas, podem surgir diversas dúvidas. Certifique-se de que a ferramenta contratada oferece suporte para auxiliar nesses momentos.

Armazenamento na nuvem

O CRM deve ficar armazenado em servidores externos, sendo acessível pela internet, com login e senha. Isso o torna mais seguro e também facilita o acesso pelos colaboradores, ainda mais em tempos de popularização do trabalho remoto. 

Integrações

Também é essencial que haja a possibilidade de integrar o CRM a outras ferramentas usadas pela empresa, como WhatsApp, telefone e agenda do Google. A ideia, afinal, é que o controle de vendas facilite o trabalho, e não que o limite. 

Outra integração importante é com o ERP, que já mencionamos. Com essa conexão, é possível fazer um controle fiel das vendas e do faturamento. Além disso, a ferramenta de Automação de Marketing, quando integrada ao CRM, permite obter insights para tornar as campanhas mais eficientes.

Conheça o RD Station CRM

Agora que você já conhece os benefícios e as características que um bom sistema de controle de vendas deve ter, conheça o RD Station CRM, ferramenta de gestão de relacionamento com os clientes que tem todas as vantagens de que falamos no artigo.

O RD Station CRM foi considerado em 2022, pelo terceiro ano seguido, a plataforma líder no mercado de vendas no Brasil pela B2B Stack! 

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