CRM ou ERP? Veja as diferenças e como escolher
Você sabe a diferença entre CRM e ERP?
As duas plataformas têm finalidades bem distintas: o CRM é voltado para o relacionamento com os clientes, enquanto o ERP tem como foco a gestão de processos de diversas áreas da empresa.
Ações como gestão financeira, contas a pagar, comissões e emissão de notas são funções do ERP. Já a gestão das vendas, do volume vendido e do faturamento fica a cargo do CRM.
Ainda assim, há quem confunda as duas soluções, procurando as características de uma na outra ao fazer a contratação, por exemplo. Para desfazer esse equívoco, fizemos esse artigo. Continue a leitura para entender quais são as diferenças entre CRM e ERP e quando escolher cada ferramenta.
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CRM ou ERP? Primeiro, entenda o que é um CRM
O primeiro passo para entender a diferença entre CRM e ERP é conhecer bem os dois conceitos.
Vamos começar pelo CRM, que é a sigla para Customer Relationship Management, ou, em português, gestão do relacionamento com o cliente.
Um CRM, portanto, é um software que tem como foco facilitar o contato com os clientes em potencial, permitindo acompanhar em um só lugar as negociações em andamento.
A ferramenta traz registros das interações que cada contato teve com a empresa. Isso facilita o trabalho dos vendedores, que podem pensar em abordagens mais customizadas e persuasivas, conforme os interesses e necessidades de cada cliente.
Saiba mais no vídeo:
Quais são os benefícios de usar um CRM?
As ferramentas de CRM ganham destaque em um contexto no qual os clientes exigem um atendimento de excelência durante toda a jornada de compra.
Entenda em detalhes os benefícios do CRM:
E o que é ERP?
ERP, por sua vez, é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, ou seja, planejamento dos recursos da empresa.
Uma plataforma ERP tem aplicação ampla: serve para fazer a gestão da empresa de forma geral, integrando os dados de diversas áreas, como RH, financeiro e contábil. Outra característica do ERP é o fato de que pode ser contratado em módulos.
A ideia é que os fluxos de informação da empresa sejam conectados, de modo que as áreas recebam as informações uma das outras simultaneamente. Dessa maneira, é preciso fazer menos esforços de compartilhamento de dados.
O objetivo, como o próprio nome da ferramenta sugere, é reduzir custos e trazer mais eficiência para os processos da empresa.
Quais são as vantagens de usar um ERP?
Há empresas que postergam a adoção de uma ferramenta desse tipo porque entendem que os custos iniciais são altos. Porém, é preciso levar em conta que o investimento é recuperado no longo prazo, com a economia de recursos e o ganho de eficiência trazidos pela plataforma.
Entenda com mais detalhes os benefícios de usar um ERP:
Afinal, CRM ou ERP? É preciso escolher um?
Agora você já conhece os conceitos, funcionalidades e benefícios de um CRM e de um ERP.
Como você pôde ver, as plataformas têm finalidades bem distintas. Enquanto o CRM é voltado para melhorar o relacionamento com os clientes, o foco do ERP é otimizar os processos operacionais da empresa. Escolher entre um e outro vai depender das suas necessidades no momento.
Quando escolher o CRM?
O CRM é a melhor escolha quando o foco do seu negócio for tornar mais efetivo o trabalho do seu time de vendas, sempre focando em melhorar o relacionamento com os clientes.
Se a sua empresa precisa melhorar a prospecção e conversão de Leads, o entendimento das demandas dos consumidores e a fidelização dos potenciais clientes, aposte no CRM. Com o software, seu time de vendas se tornará mais ágil e dinâmico, automatizando tarefas manuais e tendo tempo livre para focar nos consumidores.
Quando escolher o ERP?
Já o ERP é ideal para negócios que precisam integrar os dados de diferentes áreas da empresa e ter mais controle sobre essas informações. Estoque, financeiro, compras e vendas são setores que podem se beneficiar.
Quando usar os dois?
Se você acha que tem necessidade tanto de um CRM quanto de um ERP, saiba que é possível usar as ferramentas em conjunto.
Assim, é possível padronizar os processos de diversas áreas e também melhorar o relacionamento com os Leads e clientes.
Conheça o RD Station CRM
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre CRM e ERP, conheça o RD Station CRM, ferramenta de gestão de relacionamento com os clientes que tem todas as funcionalidades e benefícios de que falamos no artigo.
Sem limite de contatos ou de usuários, o RD Station CRM já foi considerado a plataforma líder no mercado de vendas no Brasil pela B2B Stack e conta, inclusive, com um plano gratuito.
Para ver como o RD Station funciona na prática, assista à demonstração no vídeo abaixo ou crie agora a sua conta gratuita!
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