Semana de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente tem início na Câmara de Limeira – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 Filme Rio abre atividades para alertar crianças sobre crueldade do tráfico de animais

 Cerca de 100 alunos de duas escolas municipais participaram das exibições do filme Rio, nesta sexta-feira (3), pelo projeto Cine Câmara. O objetivo foi reforçar a importância de combater o tráfico de animais e de proteger a fauna contra a extinção. As atividades abrem a Semana de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente, que contará também com uma palestra sobre mudanças climáticas e consumo consciente.

 O filme conta a história de Blue, a última arara azul macho da espécie. O pássaro  foi capturado ainda filhote por contrabandistas e nunca aprendeu a voar. Domesticado, vive feliz com sua dona, Linda, em Minnesota, nos Estados Unidos. Um dia, Linda e Blue descobrem uma fêmea no Rio de Janeiro, Jewel, e vão ao seu encontro para tentar salvar a ave da extinção.

 Ao final do filme, a bióloga Nathália Caroline Cunha e Silva e a estagiária de biologia Natália de Souza Penteado, servidoras do Zoológico Municipal, falaram com os alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas municipais Limeira e Rafael Affonso Leite sobre os prejuízos causado pelo tráfico de animais.

 De acordo com Nathália, são cerca de 38 milhões de animais silvestres capturados por ano no Brasil e nove em cada dez animais vítimas do tráfico morrem antes de chegar ao destino final. “Imagine que você está na sua casa e de repente alguém invade o seu quarto e sequestra você. É isso o que acontece no tráfico de animais, eles são roubados de suas casas e submetidos a ambientes inapropriados, que causam prejuízo à saúde e à vida deles”, exemplificou a bióloga.

 As servidoras do Zoológico também alertaram as crianças sobre a importância de proteger a fauna da extinção. “Todos os animais são importantes na natureza. Um pássaro, por exemplo, dispersa sementes de árvores pela mata. Se esse pássaro deixar de existir, a semente deixará de ser espalhada, então as árvores não nascerão e não crescerão, e isso vai causar prejuízos a nós, seres humanos, pois as árvores são responsáveis por regular o clima”, explicou Nathália.

 E disseram aos alunos que, caso encontrem algum animal silvestre na rua, avaliem se esse animal tem condições de sobreviver sozinho e se não oferece risco a ninguém, se a resposta for sim, eles devem ser deixados onde estão. Agora, se estiverem feridos, debilitados ou correrem risco, então o procedimento correto é chamar o Pelotão Ambiental para fazer o resgate.

 Cine Câmara

 O projeto Cine Câmara foi instituído pela Resolução Nº 584/2014, de autoria da Mesa Diretora da Casa, com o objetivo de promover a cultura e a educação para a cidadania, usando o cinema para provocar a reflexão sobre temas de relevância social. As sessões são realizadas pela Escola Legislativa Paulo Freire na sala de cinema da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp.

 Semana de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente

 As sessões de cinema fazem parte das atividades programadas para a Semana de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente, instituída pela Lei Ordinária Nº 6.460/2020, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL), e contam com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura.

 Além do filme, a Escola Legislativa realizará uma palestra na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Professor Nestor Martins Lino no dia 10 de junho, a partir das 10h30, sobre consumo consciente e mudanças climáticas, com o gestor ambiental Rodrigo Batista Novo.

 Uma cartilha também foi produzida para a Semana. A publicação traz informações sobre a importância de manter o equilíbrio da fauna e da flora para a preservação do meio ambiente, dicas de economia de água e energia elétrica, bem como a necessidade do descarte correto do lixo e de materiais como pilhas, lâmpadas e óleo usado. Traz também um encarte sobre o Zoológico Municipal, que realiza um trabalho importante de educação ambiental e de recuperação de animais silvestres resgatados, que sofreram acidentes ou foram vítimas de maus-tratos devido ao tráfico. A versão digital pode ser baixada no link https://bit.ly/3wYQ4gO. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.