Botion assina contrato para abertura da primeira residência inclusiva em Limeira – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 O contrato inicial é de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses

 O prefeito Mario Botion e o deputado federal Miguel Lombardi assinaram nesta segunda-feira (6) o contrato com a Associação Pestalozzi de Sumaré, que irá implantar a primeira residência inclusiva para adultos em Limeira. Acompanharam o prefeito, a primeira-dama Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank, a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Lemão da Jeová Rafá.

 A entidade foi selecionada por meio de um chamamento público, e agora, irá oferecer, pelo modelo de residência inclusiva, até dez vagas para pessoas com deficiência. O público alvo serão indivíduos de 18 a 59 anos, de ambos os sexos, com vínculos familiares fragilizados e em situação de vulnerabilidade social.

 “Fico satisfeito que a Associação Pestalozzi tenha sido vencedora desse processo de chamamento público”, destacou Botion. O chefe do Executivo ressaltou que o modelo de residência inclusiva proporcionará melhor condição de acolhimento às pessoas que necessitam desse atendimento. “Essa iniciativa faz parte de um reordenamento desse serviço”, enfatizou.

 O contrato inicial é de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses. O investimento será de aproximadamente R$ 1,2 milhão, sendo R$ 300 mil provenientes de emenda encaminhada por Miguel Lombardi. “Estou muito feliz de contribuir com esse projeto”, afirmou o deputado federal, acrescentando ainda que “as áreas social e de saúde tornam-se ainda mais importantes” no atual cenário de pandemia.

 Aucélia esclareceu que o acesso ao serviço será feito após avaliação dos técnicos do Ceprosom. A ideia, segundo ela, é estimular a construção da autonomia, com maior independência no desenvolvimento das atividades da vida diária por parte da pessoa atendida. “A residência inclusiva insere-se nos atendimentos de alta complexidade e de alto custo. Nesse sentido, a Pestalozzi vem a somar com as ações já ofertadas aqui no município”, disse. “Sejam bem-vindos a Limeira”, acrescentou.

 Histórico

 A Associação Pestalozzi surgiu em 1987, em Sumaré. Atualmente, desenvolve atividades nas áreas de deficiência intelectual, física, autismo e múltipla. O presidente da associação, Darcy Bortolotti, falou da satisfação de iniciar essa ação em Limeira. “Temos histórico de 35 anos de atuação na área social e estamos buscando sempre novas estratégias. É uma honra estarmos hoje aqui assinando esse contrato”, resumiu.

 Também participaram do evento, os vereadores Ju Negão, Terezinha da Santa Casa, Mariana Calsa, Everton Ferreira, Betinho Neves, Elias Barbosa e Nilton Santos. E ainda, Regiane Araújo e Elisabeth Linari, respectivamente, gerente e assistente da Associação Pestalozzi.(Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.