Automação no WhatsApp: implemente na sua comunicação omnichannel

Seja qual for o tamanho da sua empresa nesse momento, saber se comunicar com seus clientes de uma maneira que eles possam entender é essencial para obter sucesso em suas estratégias de comunicação.

Utilizar as ferramentas certas para transmitir sua mensagem também faz parte da construção de suas ações. Já sabemos que o Email Marketing é uma das formas mais eficazes de atingir um grande público, mas existem outras plataformas de comunicação que podem ampliar seus resultados.

A automação do WhatsApp, por exemplo, é uma estratégia que está se popularizando no mercado e faz parte da comunicação omnichannel, unindo os esforços investidos no email, WhatsApp e outros canais envolvidos. 

Quer saber como você pode usar uma estratégia de Email Marketing junto aos disparos automáticos de mensagens no WhatsApp? Então siga a leitura deste artigo que vamos te explicar todos os detalhes sobre o assunto!

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O que significa ter uma comunicação omnichannel?

A comunicação omnichannel é uma forma de se conectar com os clientes através de múltiplos canais, inclusive pessoalmente, por telefone e on-line. Trata-se de garantir que você esteja disponível para seus clientes a qualquer momento que eles precisem de você — e que eles saibam como encontrá-lo.

Essa prática, aliada a ferramentas que fazem seus clientes sentirem como se estivessem sendo atendidos por uma pessoa, é hiper poderosa. Afinal, você terá presença em todos os pontos de contato de seus Leads e clientes sem ter que alocar muitas pessoas no serviço de atendimento.

Os benefícios de adotar uma estratégia de comunicação omnichannel incluem:

Atendimento mais fácil

Os clientes podem chegar até você a qualquer momento, portanto não há necessidade de esperar que você esteja disponível durante o horário comercial normal, ou somente durante certos dias da semana.

Atendimento mais eficiente

Com a comunicação omnichannel, os representantes de atendimento ao cliente podem responder imediatamente quando os clientes têm dúvidas ou preocupações, mesmo quando estão de férias! 

Maior satisfação do cliente

Os clientes que sentem que estão sendo ouvidos têm índices de satisfação mais altos do que aqueles que não se sentem ouvidos em todos os momentos. Assim, o Lead tem maior tendência de se tornar um cliente. Além disso, aqueles que já compraram de você com certeza será um cliente mais engajado em suas ações.

Quando o email é interessante e quando o automação no WhatsApp é interessante

Entre as ferramentas de relacionamento com o cliente, existem duas que são muito populares: email e WhatsApp. Saber usá-las de forma conjunta é muito importante para otimizar os pontos de contato com as pessoas. Quanto mais estímulos seus Leads ou clientes tiverem, maiores serão as taxas de engajamento.

Os emails possuem algumas características bem interessantes: 

Já o WhatsApp possui quase as mesmas características. Porém, as mensagens enviadas neste canal precisam ser mais curtas e espaçadas, assim como, geralmente, o tempo de resposta de mensagens no WhatsApp é quase instantâneo. 

Portanto, se você estiver enviando uma oferta com muitos detalhes que demandam mais tempo de leitura, o ideal é que seja enviado por email. Mas se você está fazendo uma promoção relâmpago ou quer enviar um lembrete pontual, talvez o WhatsApp seja a melhor alternativa.

Estratégias para se comunicar com Leads e clientes através de email e automação de WhatsApp

A arte da comunicação bem feita, precisa ser feita com muita atenção e utilizando as estratégias certas. Cada canal, email e WhatsApp, possuem suas particularidades que devem ser levadas em consideração no momento de se comunicar com Leads e clientes por meio delas. 

Para te ajudar e ter sucesso em seus objetivos com essas ferramentas, listamos algumas estratégias que podem ser utilizadas para se comunicar com Leads e clientes no WhatsApp ou email.

Desde já, adiantamos que em ambos os casos, as pessoas que vão receber as mensagens devem dar autorização clara para que possam entrar em contato com elas através desses canais. O consentimento é uma das regras regidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Dicas para ter sucesso nas estratégias de Email Marketing

Quando você está se comunicando com os contatos e clientes via email, é importante ser amigável, prestativo e profissional, mas não muito formal. Você quer que seus destinatários sintam que podem lhe contatar como amigos.

Aqui estão algumas estratégias para garantir que seus emails estejam no ponto:

Tenha uma base segmentada

Saber separar sua base de contatos por interesse é uma das melhores formas de enviar mensagens que vão ter o maior potencial de resultados.

Faça testes A/B no assunto 

Faça testes nos assuntos dos emails e veja se sua audiência prefere palavras escritas em caixa alta, emojis ou números e explore estes recursos com criatividade nos próximos disparos.

Seja amigável e vá direto ao ponto 

Embora o email tenha espaço para aprofundar sobre os conteúdos, o ideal é ir direto ao ponto mas de uma forma amigável.

Dicas para ter sucesso nas estratégias de automação de marketing no WhatsApp

O WhatsApp possui uma dinâmica de uso diferente do email. Além da pessoa ser notificada sobre as mensagens de forma instantânea, as mensagens são mais curtas. Leve em conta, também, que você pode enviar e receber mensagens de áudio. Veja algumas estratégias abaixo:

Envie mensagens curtas

Normalmente, numa interação humana, as mensagens são enviadas num volume maior, porém com tamanho menor. O ideal é que seus disparos sejam parecidos com esse comportamento.

Explore os recursos do WhatsApp

Além das mensagens de texto você pode enviar áudios gravados, vídeos e fotos para ilustrar a mensagem que deseja transmitir.

Use a automação a seu favor

A automação do WhatsApp permite que você dispare mensagens automáticas baseadas em gatilhos e agilize a comunicação com seus Leads e clientes.

Métricas sobre abertura e interação para o email e WhatsApp

Não tem como saber se aquela ação teve sucesso se ele não for mensurada, por isso, estabelecer métricas para acompanhar os resultados de suas campanhas no email e automação no WhatsApp são muito importantes. 

Como cada ferramenta possui formas de usos diferentes, as maneiras de acompanhar o comportamento dos envios também podem ser diferentes. Para facilitar seu entendimento, fizemos uma tabela comparativa de métricas. veja a seguir!

taxas de email marketing e automação de whatsapptaxas de email marketing e automação de whatsapp

Como o email é uma ferramenta mais utilizada no mercado, você encontra mais facilmente uma referência de taxas de abertura e cliques do seu nicho de mercado. Isso ajuda a entender se os resultados de suas ações estão acima ou abaixo da média de mercado. Um exemplo é a ferramenta de benchmarking de Email marketing da Resultados Digitais. 

No entanto, no WhatsApp esses dados ainda não são tão precisos. Por ser uma estratégia de mercado nova, os números ainda não foram consolidados. No entanto, há relatos na internet mostrando taxas de abertura que chegam a 99%. 

Como potencializar seus resultados utilizando o email e automação de WhatsApp em conjunto

Você já deve ter percebido que escolher entre email ou WhatsApp não é uma forma muito inteligente de criar uma estratégia, ainda mais quando estamos falando de comunicação omnichannel, certo?

Por isso, você pode usar estas duas ferramentas em conjunto e potencializar ainda mais a sua base. Existem muitas formas de você unir essas duas estratégias, basta usar a criatividade e para te ajudar vamos listar alguns exemplos onde a automação do WhatsApp e email trabalham juntas.

Email não aberto ou clicado 

Sabe aquela base de contatos no email que não abriram ou clicaram seu disparo? Se você tiver o contato de WhatsApp dessas pessoas, poderá enviar uma mensagem comunicando que você tentou entrar em contato via email, mas não obteve êxito.

Pré-venda

Imagine que você tem uma base de contatos captada num determinado evento e precisa vender para eles. Talvez seja mais interessante enviar mensagens automáticas personalizadas no WhatsApp para mapear as oportunidades e depois formalizar as ofertas via email. 

Lançamento de um infoproduto

A venda de produtos digitais é algo complexo que precisa ser muito bem pensado. Ao utilizar uma ferramenta de automação de WhatsApp e email, você consegue impactar sua base de contatos de diferentes formas. Inclusive, os grupos no WhatsApp são ótimas formas de criar comunidade e manter sua base engajada durante o lançamento.

Agora que você entende um pouco das formas de unir essas duas forças, pode explorar suas estratégias com criatividade, segurança e produtividade unindo o RD Station Marketing à Letalk. Veja como fazer isso a seguir!

Como fazer envio de mensagens automáticas via WhatsApp e email utilizando o RD Station Marketing

Que o RD Station Marketing é uma das melhores ferramentas de automação para email você já sabe. Agora, porém, ela pode ficar ainda mais poderosa com a Letalk, plataforma de automação de WhatsApp. 

A Letalk possui integração direta com o RD Station Marketing e permite que uma envie comunicações e gatilhos para a outra de forma quase que instantânea. Por exemplo: você pode criar um formulário no RD Statiomn solicitando nome, email e número de telefone, e assim que o Lead responder essas perguntas, as informações obtidas irão servir como um gatilho para a Letalk enviar uma mensagem naquele momento para aquele Lead específico.

Essa integração funciona através dos Webhooks, uma URL que possui diferentes parâmetros para o envio de informações do RD para a Letalk a partir de gatilhos configurados no momento da integração. 

Na prática essa integração funciona da seguinte forma:

  • Ao acessar o  RD Station Marketing, é necessário criar um fluxo de automação em branco, ou atualizar um fluxo que já exista;
  • Em seguida acesse a Letalk, vá até a área de integrações e adicionar o RD Station Marketing como uma das plataformas parceira, gerando um webhook para cada sequência de mensagens;
  • Depois cole esse webhook dentro da automação que você já estruturou;
  • Salve seu fluxo no RD Station Marketing e pronto, basta acompanhar os resultados.
  • Se você quiser informar seu público sobre algo que está acontecendo regularmente, então estas características podem ser utilizadas para automatizar o processo e torná-lo menos exaustivo.

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    Letalk e a automação de WhatsApp

    A Letalk é uma plataforma de automação de mensagens no WhatsApp, pré-atendimento e atendimento no WhatsApp para múltiplos atendentes simultâneos no mesmo número de WhatsApp. 

    O propósito da ferramenta é popularizar o acesso a estratégias de marketing utilizando o mensageiro online, facilitando seu acesso à ferramenta em todas as empresas, independente de seu porte. 

    Entre suas principais funcionalidades é possível destacar:

    Há sempre um potencial de automação com o WhatsApp. Ações de rotina que se poderia iniciar por email ou outros serviços também funcionarão com o WhatsApp. Mas, como mencionado anteriormente, ele tem que ser criado primeiro. Não é obrigatório fazê-lo, mas a automação de algumas tarefas pode tornar seu trabalho diário mais fácil e melhor.

    Pensando numa comunicação omnichannel, para que as empresas cheguem aos consumidores na era da conexão com a internet e dos curtos períodos de atenção, é fundamental que haja um hub centralizado onde um cliente possa se comunicar com uma organização. 

    A abordagem omnichannel proporcionada pelo veículos de contato entre cliente e empresa permite focar em um único hub e ser capaz de cruzar canais com facilidade.

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