SEO negativo: entenda o que é e como proteger o seu site

SEO negativo é um conjunto de ações desleais para prejudicar o posicionamento do site nos mecanismos de busca. Entre elas, estão o plágio de conteúdos para demais páginas na internet, a criação de links carregados de vírus ou spam com direcionamento para o site e a cópia de conteúdo para ser replicado no próprio site.

Em algum momento, você sem dúvida já ouviu falar em SEO. Mas e em SEO negativo? É certo que nenhuma empresa quer lidar com esse tipo de estratégia, pois ela pode criar uma imagem negativa e até mesmo danificar o seu site dentro dos motores de busca.

No entanto, mesmo sites que não fazem nada errado acabam sendo penalizados por práticas de SEO negativo. Para que isso não ocorra com o seu, é preciso verificar e monitorar de maneira periódica seus backlinks

E caso seu site seja vítima desse tipo de SEO, algumas ferramentas e especialistas no assunto podem ser úteis para auxiliar você na solução dessa situação. Neste post, será possível entender o que é o SEO negativo, como se prevenir, ferramentas que vão auxiliar no monitoramento e muito mais. Acompanhe!

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O que é SEO negativo?

O SEO negativo é uma prática que vem assustando muitas empresas. Isso porque ele é realizado com base em um conjunto de ações desleais para prejudicar o posicionamento do site nos mecanismos de busca.

Portanto, sites que chegam ao topo dos resultados do Google da forma correta, por exemplo, tornam-se vítimas desses ataques. Veja alguns tipos mais usados:

Quando colocado em prática, isso significa que, mesmo que seja desenvolvido ótimas estratégias pelas agências de SEO para que o seu site seja um dos primeiros nos mecanismos de busca, é preciso tomar alguns cuidados de segurança. Assim, é possível evitar que seja vítima das ações do SEO negativo, o que pode acarretar na perda da posição ou punições mais severas para o site 

Saiba como se prevenir do SEO negativo

Só quem tem um site ou blog sabe da complexidade em desenvolver as estratégias de SEO a fim de conseguir alcançar um bom posicionamento nas buscas orgânicas. Com tanta tecnologia, são muitos os impactos que um SEO negativo pode vir a causar. Sendo assim, é fundamental proteger seu site dos ataques. 

Comece tendo atenção às ações que recebe e tudo o que vem sendo feito pelo seu site. Algumas dessas ações podem estar apontando ameaças de SEO negativo. Siga algumas dicas para se prevenir!

Tenha cuidado com programas maliciosos

Observe se o site apresenta a presença de vírus e malwares. Se sim, delete-os imediatamente, caso contrário esses vírus serão enviados para os seus usuários, fazendo com que a sua reputação seja prejudicada e as punições ocorram.

Observe as menções sociais

As redes sociais também precisam de monitoramento constante. Esteja atento para possíveis perfis falsos ou envio de mensagens mentirosas e negativas contra a empresa.

Tome cuidado com a duplicidade de informações

A partir do momento que as informações tenham fonte, não existe problema em serem duplicadas. Porém, quando feitas em forma de plágio, sem seguir as políticas do mecanismo de busca, é sinal de que algo está errado.

Sempre rejeite backlinks nocivos

Quando tentar retirar links com spam ou baixa qualidade e não conseguir, o recomendado é que os mesmos sejam rejeitados. Para isso, realize o download de uma lista de links para o site. Depois, crie um arquivo apenas com links a serem rejeitados e envie ao Google. Vale lembrar que se feito de maneira incorreta, o site pode ser prejudicado nos buscadores.

Acompanhe sempre a velocidade do site

Sempre que necessário, realize modificações para melhorar a velocidade da página. Os mecanismos de busca consideram esse tipo de fator na hora de definir a posição do seu site nos resultados.

>> Leia mais: Velocidade do site: aprenda a testar e deixar sua página mais rápida

Impactos de ataques de SEO negativo para os sites

Os ataques de SEO negativo dependem da técnica escolhida. Caso os links carregados de spam forem direcionados para o seu website, você certamente perderá o certificado de qualidade, fazendo com que a sua posição nos resultados de buscas caia de maneira gradativa.

No entanto, o site pode sofrer invasões de hackers e ter o arquivo ‘robots.txt’ alterado. Nesse caso, nenhum buscador é capaz de indexar o seu site nos resultados orgânicos, ou seja, é como se ele não existisse. Outros ataques são capazes de causar danos, como mostramos abaixo.

Ferir toda política de publicidade e ocasionar sanções

O SEO negativo faz com que conteúdos de outros sites sejam copiados e colados no seu, o que fere a política de duplicidade dos mecanismos de busca do Google, por exemplo. Caso seja entendido essa infração a fim de prejudicar um outro site, o seu pode sofrer punições severas, o que inclui a exclusão dos resultados de buscas.

Prejudicar todos os links do site

Junto aos backlinks, existe a possibilidade de rastrear demais páginas da internet que apresentem links para o seu site. No caso do SEO negativo, esses links apresentam baixa qualidade e violam o que é proposto pelos motores de busca.

Invasão de hackers

Os hackers podem realizar uma invasão no seu site e até modificar o código para que não apareça mais nos buscadores. Tudo isso para prejudicar a reputação da empresa, junto a perfis falsos e propagandas mentirosas.

5 ferramentas na hora de verificar possíveis ataques de SEO negativo

Você deve estar se perguntando: como verificar possíveis ataques de SEO negativo ao meu site? Bom, algumas ferramentas são capazes de auxiliar na hora de decifrar ataques ou ainda impedi-los. 

A boa notícia é que a maioria é disponibilizada na versão gratuita. Confira abaixo!

Google Search Console

O Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo próprio Google para auxiliar na hora de monitorar, manter e resolver problemas relacionados à presença do site nos resultados de busca.

Por intermédio dele, o site pode ser analisado e, sempre que necessário, passar por melhorias. Em relação ao SEO negativo, identifica links e conteúdos duplicados, sendo a ferramenta mais indicada para otimização de sites.

Google Disavow Tool

Fazendo parte do Search Console, o Google Disavow Tool é capaz de desativar links que podem estar prejudicando as páginas do seu site. Links artificiais prejudicam a saúde do domínio, podendo violar as diretrizes de qualidade do Google.

Bing Webmaster Tools

Essa ferramenta se assemelha ao Google Search Console, e tem como foco ampliar e monitorar o rankeamento nos buscadores. O Bing Webmaster Tools faz todo gerenciamento de SEO para conseguir otimizar os conteúdos para o buscador Bing da Microsoft.

Moz – Open Site Explorer

O Moz pode ser utilizado para monitorar os backlinks. Isso porque, dentro do aplicativo, há uma ferramenta conhecida por Open Site Explorer, que dá acesso a dados de backlinks. Além disso, o seu padrão é muito intuitivo, tornando o processo mais fácil, inclusive para leigos, o que faz do Moz o mais procurado na hora de comparar sites.

Pingdom

Como dito, a velocidade do site faz toda diferença na hora de definir seu posicionamento nos buscadores. O Pingdom consegue analisar problemas de desempenho e diagnosticar o que está errado de forma simples, monitorando o funcionamento e o tempo de resposta no seu site no WordPress.

>> Leia mais: SEO para WordPress: veja 5 dicas para otimizar seu site com o publicador

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Tenha cuidado para não sabotar seu próprio site

Engana-se quem pensa que o SEO negativo só ocorre quando feito por terceiros. Caso não verifique as práticas do seu site, você pode estar se sabotando. Existem medidas contrárias às do posicionamento das páginas, medidas essas que se modificam e ficam ultrapassadas. 

Para que isso não ocorra, é preciso tomar alguns cuidado, como:

Milhões de pessoas se conectam todos os dias para promover engajamento e melhorar o SEO. Então, lembre-se que se manter bem posicionado contribui para melhores desenvolvimentos de uma empresa dentro da internet. 

Atualize-se sempre a respeito de SEO

Pudemos entender que ninguém quer lidar com o SEO negativo. Para evitar isso, é fundamental ter boas ferramentas e estar sempre atento ao site. Evite punições por parte dos mecanismos de busca e faça com que as boas ações em seu site se torne algo frequente.

Só assim será possível manter tudo cada vez mais seguro. Não se esqueça de monitorar o seu SEO e colocar essas dicas em dia para garantir o potencial do seu site. Para se aprofundar no tema, assista gratuitamente à série Webinars de SEO Avançado na Prática! Basta preencher o formulário abaixo para começar.

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Quer conhecer dicas e estratégias – sem custo – para ter mais visitantes no seu site? Entenda, sem mistério, quais práticas de SEO trazem tráfego e resultados sustentáveis para sua empresa.

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Perguntas frequentes

O que é SEO negativo?

SEO negativo é um conjunto de ações desleais para prejudicar o posicionamento do site nos mecanismos de busca. Entre elas, estão o plágio de conteúdos para demais páginas na internet, a criação de links carregados de vírus ou spam com direcionamento para o site e a cópia de conteúdo para ser replicado no próprio site.

Qual é o impacto do SEO negativo para os sites?

É possível perder o certificado de qualidade, fazendo com que a posição nos resultados de buscas caia. Ferir toda política de publicidade e ocasionar sanções, prejudicar todos os links do site ou mesmo impossibilitar a indexação para resultados orgânicos também são consequências do SEO negativo.

Quais são as boas práticas para reduzir as chances de SEO negativo?

Para se prevenir de ataques de SEO negativo, tome as seguintes atitudes: tenha cuidado com programas maliciosos; observe as menções sociais para notar perfis falsos; tome cuidado com a duplicidade de informações; sempre rejeite backlinks nocivos; e acompanhe sempre a velocidade do site.