Como criar e enviar mensagem automática no WhatsApp

Que o WhatsApp é o queridinho dos brasileiros, já não é mais novidade. Muito além disso, o mensageiro se tornou uma das ferramentas mais promissoras para as campanhas de Marketing Digital e Vendas. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 80% dos usuários do aplicativo se comunicam com empresas no canal, sendo que 62% já compraram produtos pelo WhatsApp.

Com a acessibilidade e grande alcance do app, as empresas logo começaram a perceber uma grande demanda e disputa por atenção.

Dessa maneira, a mensagem automática no WhatsApp ganhou tanta força nos últimos tempos: além de auxiliar rapidamente no retorno dos contatos, graças ao recurso é possível prever ou antecipar comunicações. 

Entretanto, mais do que apenas enviar comunicações genéricas, é necessário construir uma estratégia que fortaleça o envolvimento dos contatos e da marca, priorizando cuidados do dia a dia como:

Para te ajudar nesse caminho, preparamos um artigo com os principais exemplos de mensagens e como construir (ou repensar) sua estratégia de comunicação no canal imediatamente.

6 exemplos de mensagem automática no WhatsApp 

Engana-se quem pensa que o WhatsApp é apenas mais um canal unilateral, ou seja, que só serve para receber mensagens quando enviadas pelo remetente.

A grande aposta das empresas é desenvolver um comportamento mais ativo e personalizado, criando vínculos e sendo mais intencional durante a Jornada de Compras. 

Entretanto, ainda existem muitas dúvidas na escolha da comunicação e sobre quando é indicado enviar cada mensagem. 

Para começar, precisamos entender as possibilidades e qual mensagem automática escolher para a estratégia:

Mensagem de boas-vindas

Quando um novo contato realiza sua primeira conversão, as mensagens de boas-vindas são essenciais para recepcioná-los. Esse é o momento ideal para reforçar o propósito da empresa e deixar claro quais são as principais informações e canais de contato

Lembre-se que neste caso é necessário programar um envio somente para quem é novo e realizou pela primeira vez uma assinatura de newsletter, download de materiais, inscrição em eventos e etc.

Opte por mensagens curtas e priorize até um ou dois links para estimular uma nova conversão e avanço do Lead na jornada. 

Download de materiais

Se você oferece materiais para download, essa é uma oportunidade (e tanto) de coletar dados de contato ativo, como o número de telefone do Lead. 

Com uma mensagem automática no WhatsApp, você poderá entregar o material de interesse e ainda confirmar os dados – diminuindo as chances de receber informações erradas. 

Cupom de desconto

Os cupons de desconto são sempre bem-vindos em qualquer etapa da Jornada de Compras, mas principalmente para estimular aqueles contatos que estão prestes a comprar. Com uma mensagem automática no WhatsApp, você pode programar o dia de envio, quem deve receber e para onde deseja direcioná-los.

Divulgação de materiais, eventos e convites

Vai fazer algum lançamento de produtos, materiais ou eventos? Programe uma mensagem personalizada e envie automaticamente pelo WhatsApp, escolhendo qual base de contatos deverá receber e compartilhando as principais informações da campanha. 

Pedidos de agendamento e notificações

Quando convertemos contatos na internet, logo identificamos quem possui potencial para evoluir para uma reunião com o time comercial. Por isso é preciso determinar quais abordagens estimular com quem está mais preparado.

Neste caso, o uso da mensagem automática no WhatsApp está ligada diretamente à levantada de mão, enviando apenas para os Leads que estão prestes a comprar. Dessa forma, os contatos que recebem e interagem, podem ser enviados diretamente para um CRM de Vendas. 

Mensagens segmentadas por perfil e comportamento

Além das ideias anteriores para mensagem automática no WhatsApp, você poderá escolher a melhor composição para seus envios, definindo perfil e/ou comportamento.

Quando utilizamos o RD Station Marketing, por exemplo, conseguimos determinar o melhor perfil de público que atende as características para a campanha ou ainda, enviar mensagens conforme o próprio comportamento, podendo ser:

Com o recurso da Automação de Marketing, você ganha mais agilidade e poder de personalização, chegando no momento ideal para não perder mais nenhum contato.

Envie mensagens certeiras no WhatsApp e leve os Leads para as compras

Com a Automação de Marketing você envia mensagens para quem está mais preparado e ainda acelera o processo de vendas. Teste o RD Station Marketing gratuitamente e coloque as dicas em prática hoje mesmo!

Começar grátis! *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como criar uma mensagem automática no WhatsApp

Agora que já vimos alguns tipos de comunicação, chegou a hora de aprender como criar uma mensagem automática no WhatsApp, utilizando o próprio RD Station Marketing. 

Sobretudo, é preciso entender que as funções do aplicativo não oferecem o recurso gratuitamente, ou seja, será preciso utilizar uma ferramenta complementar à sua conta comercial. 

Para te ajudar a entender como funciona na prática, dividimos um passo a passo sobre como criar suas primeiras comunicações com segurança e quais são as principais funcionalidades da ferramenta:

1. Habilitando o recurso no RD Station Marketing

O recurso de Mensagens do WhatsApp está disponível a partir dos planos Pro e Enterprise do RD Station Marketing. A contratação é feita através de pacotes de mensagens que possibilitam os envios mensais e automáticos, conforme as necessidades do projeto.

Todo o processo de contratação é conduzido pela RD Station e em parceria com a Meta (para mais segurança e comodidade). 

Após acessar sua conta e seguir para o Menu “Relacionar”, clicando em “Mensagem de WhatsApp”, você irá encontrar seu número de telefone, dados de consumo do pacote de mensagens e o criador de templates para começar:

2. Configurando as mensagens

Para configurar qualquer mensagem automática no WhatsApp, é preciso atender alguns critérios da Meta (provedora oficial do serviço). Neste caso, o próprio RD Station Marketing oferece os caminhos necessários para criar suas comunicações definindo Categoria, Mensagem e Botões em um painel fácil e intuitivo:

Após preencher os requisitos, é necessário enviar seu template para a revisão e aguardar o prazo de até 48 horas para a aprovação da Meta. 

Além do painel intuitivo, os usuários do RD Station Marketing que possuem o recurso ativo, ainda conseguem programar os disparos diretamente em um Fluxo de Automação:

3. Analisando os resultados

Identificar quais resultados o canal está gerando é um dos passos mais importantes para sustentar qualquer estratégia. Por isso é preciso ter uma visão completa e centralizada das campanhas (que permita entender de onde vem as oportunidades e gargalos).

Com o RD Station Marketing é possível acompanhar em tempo real as principais métricas de cada envio:

Com o recurso, você consegue monitorar:

2 ferramentas (gratuitas) que potencializam seu mensageiro

Se você chegou até aqui, já deve ter notado que o aplicativo é um verdadeiro coringa para as campanhas de geração de Leads e relacionamento. 

Mas para deixar sua atuação mais completa e começar a dar os primeiros passos para comprovar os resultados no aplicativo, selecionamos duas ferramentas e estratégias que podem ser ativadas hoje (mesmo sem investimentos). Vamos conhecer?

Gerador de Link para seu WhatsApp (sempre grátis)

Quem está vendendo on-line, tem a missão de facilitar a chegada dos novos contatos, independente de onde estejam. É aí que o Link de WhatsApp entra em cena: após transformar seu número em um atalho, você poderá divulgá-lo nos principais canais da empresa e ainda habilitar uma mensagem automática para melhorar a interação com os Leads.

Para criar seu hiperlink, é só inserir seus dados no formulário abaixo. 

Botão de WhatsApp para sites (grátis durante 10 dias)

Um dos maiores desejos de quem possui um site, loja virtual, blog ou Landing Pages, é capturar os visitantes enquanto navegam pelas páginas. 

Com o Botão Flutuante de WhatsApp você consegue convertê-los e levá-los diretamente para conversar no aplicativo.

É compatível com qualquer website e pode ser instalado em até 2 minutos (sem necessidade de configurações técnicas ou alterações no número comercial). 

Na prática, os contatos precisam preencher um formulário rápido antes que acessem seu mensageiro. É dessa maneira que a ferramenta captura os principais dados e os armazena no contato. 

Se porventura o remetente não realizar o envio da mensagem, ainda assim você poderá contatá-lo ou fazer ações de reengajamento com Email Marketing, Anúncios pagos e etc.

Para utilizar o Botão do WhatsApp gratuitamente, é só clicar aqui e criar para seu negócio!

#FicaADica: com a criação, você também poderá utilizar o RD Station Marketing durante 10 dias. Aproveite para combinar o uso de Email Marketing, Gerenciador de Redes Sociais, Anúncios Pagos e Fluxos de Automação na ferramenta. É sem compromisso e você ainda aproveita as estratégias mais avançadas do mercado!

Vá além das mensagens automáticas de WhatsApp

As estratégias de Conversational Marketing já estão dominando o mercado e as marcas que não se adequam, perdem espaço na mão e na mente dos consumidores. 

Uma mensagem automática no WhatsApp é capaz de reverter cenários e ainda aproximar a empresa do público, facilitando na produtividade da equipe e ainda garantindo atenção para todos os contatos. 

Mas mais do que isso: está comprovado que o uso das estratégias mencionadas no artigo, pode aumentar em 70% as taxas de conversão com o canal, apoiando em estratégias de Inbound Marketing e Inside Sales, por exemplo.

E se você chegou até aqui e deseja adotar todas as estratégias nos projetos, faça o curso grátis “Introdução a WhatsApp para Marketing e Vendas” da RD University, nossa plataforma de profissionalização. 

Com o curso você irá aprender todas as possibilidades de uso para as empresas, como atrair Leads para o mensageiro e como construir uma estratégia de Vendas e Marketing em todos os canais digitais. Aproveite!