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Botão de WhatsApp no site: Como Usar + Ferramenta Gratuita

Não sei o quão popular você é, mas, independentemente do número de contatos na sua agenda, tenho quase certeza de que enquanto estiver lendo este artigo alguém vai tentar roubar sua atenção com uma mensagem no WhatsApp.  Não se sinta culpado se isso acontecer. Aconteceu comigo enquanto escrevia este texto. Várias vezes. Cerca de 33% das pessoas abrem o WhatsApp assim que recebem uma notificação, então não somos os únicos ansiosos do mundo. Com mais de 5 bilhões de downloads só na loja de aplicativos da Google, o WhatsApp é um dos apps mais baixados do mundo, estando presente em cerca de 99% do smartphones ativos no globo. Segundo a empresa, são mais de 2 bilhões de pessoas usando o aplicativo, em mais de 180 países. Os profissionais de Marketing não deixariam de encarar esses números com um brilho no olhar. Foi assim, provavelmente, que surgiu o WhatsApp Business, dando espaço para que as empresas também pudessem fazer marketing pelo WhatsApp. Empresas em um aplicativo de mensagens instantâneas? O que parecia ser o início de mais um canal com propagandas para irritar as pessoas se saiu melhor do que o esperado: 64% dos usuários do app afirmaram que gostariam de receber ofertas e promoções pela plataforma. Além de prático, o marketing pelo WhatsApp também é bem aceito pelos usuários. Com todos esses dados em mãos, é óbvio que não poderíamos deixar de falar sobre como é importante usar o aplicativo em suas estratégias de Marketing Digital.  Neste blogpost, vou mostrar para você como dar o primeiro passo, de maneira gratuita, com uma ferramenta exclusiva de captura de contatos que criamos aqui na RD Station para sua empresa começar a conversar pelo WhatsApp com os visitantes do seu site. Continue comigo! 

Comece uma conversa com os visitantes do seu site de forma muito mais rápida

Imagine a página inicial do seu site como uma daquelas vitrines de loja de rua. Muita gente está ali só para “dar uma olhadinha”. Mas, essa olhadinha já demonstra um certo interesse na sua empresa ou no que ela tem a oferecer. Na geração do remarketing (em que seu concorrente pode estar na aba seguinte) e do “quero tudo pra ontem”, é muito importante que o seu site ofereça tudo o que a pessoa precisa, no momento certo. Quer mais informações? “Leia esses artigos”. Quer fechar uma compra? “Aqui está o carrinho”. Quer falar com a minha empresa? “Claro, estamos à disposição”. E é por isso que o novo lançamento da RD Station promete mudar não só sua estratégia de marketing pelo WhatsApp, como sua estratégia de Marketing Digital como um todo! O Botão de WhatsApp para Sites permite que você posicione um ícone clicável com o logo do WhatsApp em qualquer página do seu site.

Aparência do Botão do WhatsApp para sites

Ao clicar no ícone, uma janela-formulário se abre, permitindo que o usuário a preencha com nome, email e telefone para poder entrar em contato com você diretamente pelo aplicativo. Depois que o seu visitante clica no ícone do WhatsApp e preenche os campos do formulário com os dados, ele é redirecionado automaticamente para uma janela de conversa do número de WhatsApp configurado. Todas as informações do contato vão diretamente para o email, garantindo que além de agilizar o processo de iniciar uma conversa com seus visitantes, você já comece o papo com algumas informações sobre o seu contato.

Como ter o Botão de WhatsApp no seu site

Primeiro de tudo, acesse o site da ferramenta gratuita e então clique no botão “Quero WhatsApp no meu site”. Você será encaminhado para uma janela com um formulário de personalização do botão que será inserido em seu site. Preencha com uma mensagem bem chamativa, ela será exibida assim que o seu visitante clicar no ícone do WhatsApp. Em seguida, preencha com o número de telefone do WhatsApp da sua empresa, juntamente com o seu melhor email. Os leads capturados serão encaminhados para ele! Um código em HTML será gerado, para que você inclua no código fonte do seu site. Como você pode ver, abaixo do código fonte, disponibilizamos alguns tutoriais para facilitar a inclusão do código em seu site. Você mesmo pode fazer, sem a necessidade de conhecimento avançado em HTML. Simples assim! Em 3 passos, você já estará capturando os contatos dos visitantes do seu site de maneira totalmente gratuita.

Continuando a conversa gerado pelo botão do WhatsApp em outros canais

Caso o papo iniciado pelo WhatsApp não se torne uma venda, todas as informações que você captou já terão sido enviadas para o seu email cadastrado na criação do Botão do WhatsApp para Sites. Portanto, é possível dar continuidade à conversa através de outros canais para que no futuro essa pessoa se torne um novo negócio. Dica: se a sua empresa ainda gera poucos Leads, você pode contar com um nível ainda maior de personalização, criando tags de interesse para cada um desses usuários com base na conversa que tiveram. Com essas informações, além do marketing pelo WhatsApp, você pode aproveitar os contatos gerados a partir do recurso de outras maneiras:

Enviar Emails personalizados

Não, o Email não está morto. Como neste exemplo de um de nossos clientes que gerou mais de 14 mil reais em vendas com um único disparo, você também pode ter resultados surpreendentes se utilizar o canal da maneira correta. Como você já terá em mãos email, nome e telefone do seu contato, você pode estreitar essa relação para colher mais informações e entender melhor esse cliente. Essa compreensão do perfil do usuário que entrou em contato com você, permite que sua empresa faça contatos mais assertivos, oferecendo o produto certo com base em suas características ou necessidades. Uma maneira fácil de se conhecer mais sobre o seu contato é direcionando-o para uma Landing Page que conte com um formulário com mais campos do que aquele contido no Botão do WhatsApp do seu site. Para que o usuário tenha interesse em oferecer mais informações à sua empresa, procure oferecer algo que seja do interesse do seu público, como um eBook, cupom de desconto, amostras grátis, etc. No vídeo abaixo, explicamos um pouco mais sobre esse conceito:

Incluir em Fluxos de Nutrição

O próximo passo após capturar mais informações do seu usuário, seja por WhatsApp ou por uma Landing Page, é criar uma estratégia de comunicação com um prazo maior, através de recursos como os fluxos de nutrição. Se você sabe que seu cliente possui interesse em livros de ficção, por exemplo, é possível incluí-loem uma lista de emails que vão comunicando ao longo do tempo os outros grandes sucessos deste tema que já foram lançados. Ferramentas de Automação de Marketing, como o RD Station Marketing, tornam esse processo muito prático. Com o recurso “arraste e solte”, você  escolhe as ações que deseja que aconteçam e em qual período de tempo. Todo mundo que entrar naquele fluxo, seja automaticamente pela conversão no formulário do WhatsApp ou outro meio (como Pop-up e Landing Page) ou através da edição manual do Lead, será impactado pelas suas comunicações.

Exemplo de uma tela de fluxo de nutrição criado no RD Station Marketing

Continuar a conversa pelo WhatsApp no futuro

Depois que o visitante entrou em contato com a sua empresa, a conversa não precisa acabar se a venda não for concluída. Assim como mostramos no nosso eBook “WhatsApp na Prática”, você pode classificar seus contatos por tags dentro do RD Station Marketing. Dessa forma você pode encontrar facilmente uma lista de contatos que tenha interesse em alguma novidade específica, e fazer uma nova abordagem personalizada. Com as dicas acima, a sua estratégia de marketing pelo WhatsApp fica ainda mais completa e, com certeza, mais efetiva.

Por que incluir o WhatsApp na sua estratégia de Marketing Digital?

Coloquei o botão de WhatsApp no meu site, e agora? Como mostramos acima, dá para fazer o atendimento direto do seu cliente, iniciar conversas e, no fim das contas, desenvolver novos relacionamentos comerciais. Tudo isso faz parte das estratégias de Conversational Marketing, que já estão dominando o mercado e crescem a cada ano. Você certamente já falou com alguma empresa pelo WhatsApp ou através de um chatbot, certo? Então, se o seu negócio ainda não está de olho nessa oportunidade, pode estar deixando dinheiro na mesa. O fato é que você pode automatizar as mais diversas atividades no WhatsApp, ganhando tempo para você e sua equipe – e, consequentemente, ficando mais próximo do seu público. Depois do botão de WhatsApp, por exemplo, você pode investir em mensagens automáticas. Elas aumentam a produtividade da equipe e ainda garantem atenção para todos os contatos. E se você quer números, dá uma olhada: está comprovado que o uso das estratégias de WhatsApp pode aumentar em 70% as taxas de conversão com o canal, apoiando em estratégias de Inbound Marketing e Inside Sales, por exemplo. Se você está começando a usar o WhatsApp na sua empresa e quer estudar mais, leia nossa página especial e gratuita sobre o assunto, com muito material de leitura. Se você prefere aprender com vídeos, experimente o curso gratuito “Introdução a WhatsApp para Marketing e Vendas” da RD University, nossa plataforma de educação e profissionalização. Os professores são do time especializado aqui da RD Station, com muita experiência para dividir com o seu negócio. Por fim, se você acredita que a sua empresa já está pronta para trazer o WhatsApp para a estratégia digital, clique no banner abaixo para conhecer as ferramentas que a RD Station oferece para conseguir resultados de verdade com o aplicativo. Tem até mesmo opção gratuitas, então que tal saber mais?

Comece a testar gratuitamente o botão de WhatsApp no seu site

O recurso de WhatsApp já está disponível para ser testado gratuitamente no seu site. E vale lembrar que você pode também pode testar todas as funcionalidades do RD Station Marketing, sem compromisso, por 10 dias. Diversos de nossos clientes já testaram e contaram com resultados surpreendentes, como a Horus Aeronaves, que realizou uma venda com o apoio do botão já no primeiro dia de uso. Sim, uma venda. Através do WhatsApp. No primeiro dia de uso. A Pinhalense, empresa por trás de boa parte dos cafezinhos tomados no Brasil, também conseguiu resultados impressionantes já no primeiro mês de uso: aproximadamente 450 contatos qualificados foram gerados. E eu deixo o Diego Aguiar, coordenador de Marketing da empresa, explicar melhor: Esse recurso foi pensado para deixar suas estratégias de marketing pelo WhatsApp ainda mais arrasadoras. Pode usar sem moderação! E, se quiser saber com mais detalhes como funciona o WhatsApp no RD Station Marketing, você pode checar este outro artigo. Vem de zap!

Teste o RD Station Marketing gratuitamente

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Faça um teste gratuito de 10 dias.

Testar grátis! *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Perguntas frequentes

O que é um botão WhatsApp no site?

É uma funcionalidade da ferramenta RD Station que permite você ter um botão de whatsapp em formato de ícone clicável dentro da página do seu site.

Por que ter um botão WhatsApp no site?

Para facilitar o contato dos seus clientes e prospects com você. Ao clicar no ícone de whatsapp dentro do seu site, uma janela-formulário se abre, permitindo que o usuário a preencha com nome, email e telefone para poder entrar em contato com você diretamente pelo aplicativo.

Como ter um botão de WhatsApp no site?

Acesse o site https://materiais.resultadosdigitais.com.br/botao-de-whatsapp-gratuito e clique no botão QUERO WHATSAPP NO MEU SITE, isso abrira uma janela com um formulário de personalização do botão que será inserido em seu site. Um código em HTML será gerado, para que você inclua no código fonte do seu site.