Bio do Instagram: dicas para criar + exemplos prontos para copiar

A bio do Instagram é a seção do seu perfil na rede social posicionada logo abaixo do nome, onde é possível incluir informações relevantes sobre você ou sobre sua empresa. Na biografia do Instagram, você pode incluir uma breve descrição, informações de contato, hashtags, emojis e uma URL, o link na bio.

O Instagram se tornou uma poderosa ferramenta para qualquer negócio. Por isso, é importante que você consiga concentrar as principais informações sobre a sua marca ou empresa nele. Muitas vezes, esse será o primeiro contato do seu Lead e futuro cliente.

A bio do instagram é a descrição do seu perfil na rede social. Com ela, você consegue otimizar as principais informações da sua página. Atualmente o limite é de 150 caracteres, então é necessário que você seja objetivo e certeiro.

Outra parte importante dessa apresentação é o link na bio do Instagram. Quando usado com uma ferramenta, ele pode direcionar seguidores para conteúdos importantes da sua empresa, gerando conversões e vendas. 

Você vai ver como fazer isso mais adiante neste post, mas, se quiser, já pode ver uma demonstração de como o RD Station Marketing cria uma vitrine para os seus posts!

Ou você tem dúvidas de como começar a usar a bio do Instagram de forma inteligente e quer aprender um pouco mais antes de colocar a mão na massa? Tudo bem, é só continuar lendo o nosso post para saber todas as possibilidades!

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O que é a bio do Instagram?

Bom, vamos começar com um pouco de conceitos? A bio do Instagram é a biografia de uma pessoa, marca ou empresa na rede social. É através dela que são passadas as informações básicas e essenciais para que o visitante entenda o que vai encontrar naquele perfil e se interesse pelo conteúdo oferecido.

Assim, a bio do Instagram é a seção do perfil na rede social posicionada logo abaixo do nome, onde é possível incluir informações relevantes. Ela tem algumas áreas personalizáveis, como você verá a seguir, incluindo uma breve descrição, informações de contato, hashtags, emojis e uma URL, o famoso link na bio.

Abaixo, dê uma olhada na versão mobile da parte superior do perfil @resdigitais. É nele que postamos os conteúdos educativos produzidos pelas equipes da RD Station. Veja algumas das seções que aproveitamos:

Por que personalizar a bio do Instagram?

A personalização da sua bio no Instagram é extremamente importante para que o seu público possa conhecer e se identificar com a sua marca, empresa ou até mesmo o seu perfil pessoal.

Trazer uma descrição com personalidade pode chamar a atenção das pessoas que acessaram o seu perfil. E pode, também, criar um laço de conexão com o seu público.

As principais informações que você deve dar uma boa atenção são:

  • Página – Aqui você consegue conectar a sua fanpage do Facebook. E é super importante para que você possa ter acesso a informações da sua conta no Facebook Analytics e também usar a ferramenta do Facebook Messenger para responder suas interações do seu inbox pelo computador;
  • Categoria – Selecione a melhor opção para o seu perfil. Atualmente o Instagram conta com inúmeras seleções de categoria e com isso você consegue opções personalizadas para o seu perfil;
  • Opções de Contato – Uma das opções mais importantes, principalmente para a experiência de uso do seu cliente. Oferecer a opção de contato pelo Instagram pode otimizar a sua comunicação, seja por e-mail ou telefone;
  • Exibição de perfil – Nesta opção você consegue selecionar se a sua categoria será visível ou não para outros usuários;
  • Botões de ação – Ótima funcionalidade para negócios e que pode otimizar as suas conversões na plataforma.
  • Com essas informações bem detalhadas, você já está dando o primeiro passo para tornar a sua bio cada vez mais atraente dentro da plataforma!

    >> Leia também: As redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2022

    Devo usar emoji na bio do Instagram?

    Não só deve, como pode! 😉 

    O uso de emojis nas redes sociais está cada vez mais democratizado e isso pode dar aquele clima fun e atual para o seu perfil. Eles podem também ser usados como um marcador ou lista e até mesmo demonstrar aspectos da sua personalidade.

    Lembre-se que, por ter um número de caracteres limitados, essa pode ser uma boa opção para reduzir e abreviar algum detalhe da sua bio do Instagram

    Veja o exemplo da especialista em redes socais e Instagram Camila Renaux:

    >> Leia também: Como ser verificado no Instagram: passo a passo e o que isso significa para o seu negócio

    Como fazer a edição da biografia para o Instagram?

    Para começar a editar a sua bio, acesse o perfil e clique em “Editar Perfil”. É um botãozinho que estará logo abaixo da atual descrição do seu perfil no Instagram. Assim, vai aparecer a opção de edição. Ali você já poderá alterar a sua foto, descrição, site e até mesmo as suas informações comerciais e de contato.

    estratégia extremamente relevante e prática que o Instagram lançou recentemente e que pode ajudar na conexão da sua marca com seus clientes. 

    Aproveite para preencher todas as informações necessárias e que podem ajudar a deixar a sua bio no Instagram bem completa. Vale lembrar que algumas funcionalidades estão disponíveis apenas para contas comerciais.

    >> Leia também: Como criar posts no Instagram com o RD Station Marketing (+ dicas para mandar bem no IG da sua empresa)

    Use os botões de ação do Instagram a seu favor

    Os botões de ação do Instagram são uma ótima maneira para que o seu público possa interagir diretamente com a sua empresa de uma forma prática e precisa. É uma funcionalidade recente, ativada durante a pandemia de Covid-19, e que oferece as opções de inserir um botão no seu perfil para: “Pedir refeição”, “Reservar agora” ou “Reservar”.

    Para quem é do ramo alimentício ou até mesmo de eventos, isso pode facilitar tanto os pedidos online quanto os contatos para a reserva de lugares no seu espaço físico. No próprio aplicativo você consegue indicar a URL da plataforma parceira (seja de pedido de comida ou reserva de restaurante, espaço, locais, etc) e automaticamente esse botão será criado no seu perfil.

    Assim você terá um botão de CTA (call-to-action) logo abaixo da sua bio:

    Outra ferramenta muito utilizada é a função “Compras – Instagram Shopping”  (ou a famosa Sacolinha do Instagram. Com ela você consegue taguear suas fotos de produtos e vender pela própria plataforma, chamando a atenção do seu cliente e conseguindo finalizar a compra pelo próprio aplicativo.

    É uma ótima alternativa para que você possa expor os seus produtos e conquistar ainda mais vendas.

    O que colocar nos Destaques embaixo da bio do Instagram

    Outra área importante de um perfil profissional de Instagram é a de Destaques. São aquelas bolinhas logo abaixo dos botões, bem próximas à bio do Instagram

    A melhor forma de usá-las é colocando ali os seus Stories mais relevantes. Os Destaques são, portanto, a biblioteca do seu Instagram e fazem com que postagens que durariam apenas 24 horas sigam sendo visualizadas pelos seus seguidores por mais tempo.

    Criar um Destaque na bio do Instagram é bem simples. Veja os passos:

    O ideal é que você use capas diferentes para cada um dos Destaques, direcionando seus seguidores para grupos de conteúdos específicos. Assim, todos os Stories que levam a blogposts ou materiais sobre um determinado assunto podem ficar juntos, facilitando visitas ao seu site ou até mesmo conversões. 

    É uma maneira super inteligente de usar seu Instagram, assim como o link na bio, que você verá a seguir.

    >> Leia também: Capas para Stories do Instagram: como criar Destaques no seu perfil para destacar conteúdos importantes

    Como usar o link na bio do Instagram?

    O link na bio é uma poderosa ferramenta para que você possa direcionar seus seguidores para conteúdos importantes. Assim, é possível gerar tráfego para um site, uma página de conversão ou algum outro link externo que o seu público queira acessar.

    E como o Instagram não permite a divulgação de links no feed principal, ele pode se tornar um aliado nas suas estratégias de divulgação e direcionamento para os seus seguidores.

    Porém, é permitido apenas um link na bio do Instagram. Assim, é interessante usar alguma ferramenta que você consiga organizar e reunir múltiplos links. 

    A melhor opção para criar um link simples de compartilhar e facilitar a conversão de seguidores e visitantes em Leads é o RD Station Marketing

    A funcionalidade de link na bio deixa as imagens em destaque, o que chama bem mais atenção do que somente links em texto, criando uma vitrine com seus principais conteúdos em uma página que facilita a conversão

    Dê uma olhada em como fica, usando o perfil @resdigitais como exemplo:

    Como criar um link na bio supervisual com o RD Station Marketing?

    Na hora de criar o seu link da bio, é importante direcionar os seus seguidores para as ações que você propõe nas suas postagens. Por isso, é vantajoso apostar em uma interface visual parecida com o feed do seu Instagram: assim os seus seguidores conseguem encontrar facilmente o post que chamou sua atenção!É possível fazer esse tipo de configuração facilmente com o RD Station Marketing: a ferramenta permite replicar os posts do feed facilmente no seu link da bio, escolhendo um link e CTA personalizado para cada caso. Veja abaixo como é fácil configurar:

    Além disso, vale aproveitar o espaço para incluir links importantes para o seu negócio, como o seu site e um contato. Assim, o seu seguidor não terá nenhuma dificuldade em encontrar a melhor forma de falar com você.

    O RD Station Marketing também possibilita que você faça isso com facilidade, inclusive definindo as cores. Veja abaixo a tela de configuração desses links:

    Para onde direcionar o que é colocado no link na bio

    Você provavelmente já ouviu falar em Landing Page, que é muito usada no Marketing Digital. É com ela que as empresas capturam os contatos de visitantes que se interessam por seus conteúdos. 

    Assim, você pode transformar os seguidores do seu Instagram mais interessados em Leads, que são potenciais clientes. Esse trabalho pode ser feito com o RD Station Marketing.

    Veja o que diz a Renata Martins, cliente do RD Station Marketing: 

    A essa altura, você já deve estar percebendo que o seu Instagram pode virar uma máquina de geração de Leads e vendas!

    É possível editar todos os atalhos disponíveis, sem limitações. Dessa forma, os copies dos seus posts no feed do Instagram podem direcionar as suas ações para o link na bio

    Você pode inclusive aproveitar para inserir links para alguma oferta de material educativo sobre o seu mercado, usando uma página de captura de contatos.

    O mais incrível é que a fricção para converter a audiência de um post em visitantes diminui muito, já que você usa as melhores postagens de imagem ou vídeo no Instagram para divulgar links. E tudo isso mantendo a identidade visual da empresa na página do link da bio.

    Veja o exemplo de uma cliente da RD Station:

    Uma boa estratégia usando o link da bio não para nessa configuração: também é importante acompanhar os resultados. Analisar dados como quantos cliques os botões ou as postagens receberam pode te ajudar a entender que tipo de publicação chama mais a atenção do seu público e que tipo de chamada é mais atrativa para a sua persona.

    Essas estatísticas são geradas automaticamente pela funcionalidade do RD Station Marketing, de forma que você pode criar, editar, publicar e analisar o seu link da bio em um mesmo lugar.

    Assim, você pode avaliar melhor os resultados, para entender os itens com mais cliques, números de conversão e acessos, refinando sempre a sua estratégia. Isso porque você terá todas as ações em uma só ferramenta!

    Ah, e com ele também é possível fazer uma segmentação específica para esses Leads que vieram pelo link na bio do Instagram, enviando campanhas personalizadas! E vale lembrar que o software também permite agendamento de posts para Instagram (com licença oficial da Meta) e outras redes sociais.

    Quer experimentar na prática e criar o seu link da Bio em poucos minutos? Faça um teste gratuito do RD Station Marketing e explore suas funcionalidades de redes sociais:

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    BÔNUS: Exemplos de bio do Instagram

    Agora que apresentamos as funcionalidades que podem ser usadas, você deve estar querendo alguns exemplos de bio do Instagram para se inspirar, certo? Nada melhor, então, que trazer alguns prints dos perfis dos participantes do Social Media Day 2022, que são especialistas no tema, além de algumas empresas em que trabalham!

    Lá em cima já mostramos a da Camila Renaux, vamos ver mais algumas abaixo, aproveitando para observar os espaços que essa galera conectadíssima usa:

    Perceba que todos são bem sucintos no uso de textos e informações, deixando bem claro o que fazem e qual o objetivo dos perfis. Note também o uso de emojis para destacar alguns pontos e, por fim, que todos usam os destaques para impulsionar Stories mais relevantes para os visitantes.

    Gostou dos exemplos? Então comece a aplicar essas dicas para usar melhor a bio do Instagram nas suas estratégias de Marketing Digital, contando com a funcionalidade de link na bio do RD Station Marketing!

    Post originalmente publicado em maio de 2020 e atualizado mais recentemente em janeiro de 2023.

    Dúvidas Frequentes:

    O que é a Bio do Instagram?

    A bio do instagram é a descrição do seu perfil na rede social. Com ela, você consegue otimizar as principais informações da sua página. Atualmente o limite é de 150 caracteres, então é necessário que você seja objetivo e certeiro na sua descrição.

    Como fazer a edição da Bio do Instagram?

    Acesse o seu perfil do Instagram e clique em -Editar Perfil-, na opção de edição é possível alterar a sua foto de perfil, a descrição e as suas informaçãoes de contato, como email e telefone.

    Como usar o Link na Bio do Instagram?

    Como é permitido apenas um link na bio do Instagram, é interessante o uso de alguma ferramenta que você consiga organizar e reunir múltiplos links. O RD Station Marketing permite fazer isso, inserindo botões e imagens que imitam o feed.

    Qual a importância de ter uma Bio do Instagram otimizada?

    A personalização da sua bio no Instagram é extremamente importante para que o seu público possa conhecer e se identificar com a sua marca, empresa ou até mesmo o seu perfil pessoal. Através dela as pessoas podem entender do que se trata seu perfil e se ele é interessante ou não para ela. Dessa forma, a Bio do Instagram além de lhe apresentar para o seu público, ainda é capaz de atrair seguidores intessados no seu conteúdo.