Frequentadoras dos CRASs, Chácara e Clube do Idoso recebem homenagens do Dia das Mães – Agência de Notícias
O Dia das Mães foi uma data comemorada nos vários equipamentos que recebem o público atendido pela Secretaria da Cidadania (Secid), em diferentes ações para prestar homenagens a elas
Na segunda-feira (15), por exemplo, a festa aconteceu na Chácara do Idoso, na Vila Gabriel, onde todas as frequentadoras foram convidadas a participar da comemoração especial. Assim, as mamães foram recebidas com um farto café da manhã, feito com muito carinho e contando com a colaboração de todas.
Além dos muitos quitutes, também houve momentos emocionantes, como a apresentação de viola clássica, pela professora voluntária Cecília, que tocou músicas de várias peças da Broadway, inclusive o sucesso “Memory”, da peça “Cats”, que fez as mães derramarem lágrimas, mas de alegria e pela emoção despertada por boas lembranças.
A professora Sirley fez um lindo discurso sobre a importância das mães em nossas vidas e sobre como o amor de mãe é insuperável. Ao fim da apresentação, ela ainda presenteou todas as mamães com um belo vasinho de suculentas, ofertado como um mimo.
A ação contou, ainda l, com a presença de representantes da Secretaria da Cidadania (Secid), entre elas, Marlene Lopes Oliveira, responsável pela Coordenadoria da Pessoa Idosa.
Atividades no Clube do Idoso
Já, no Clube do Idoso, no bairro Pinheiros, a programação especial começou na sexta-feira (12), com uma aula diferente, que foi chamada de “Divertidoso”, que misturou dança e ginástica, com muita alegria. As atividades foram conduzidas pelas voluntárias e alunas de Terapia Ocupacional da Uniso (Universidade de Sorocaba). As brincadeiras envolveram dinâmicas, mímicas e, no fim, houve a entrega de lembrancinhas.
Todas as mães foram presenteadas com um par de brincos de pérola e com uma mensagem especial para elas.
Ações e entrega de brindes nos CRASs
Nas unidades da rede CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) também aconteceram as comemorações pelo Dia das Mães. No CRAS Aparecidinha, por exemplo, um grupo de conversa foi uma oportunidade para as participantes refletirem e falarem a respeito dos seus vínculos familiares e afetivos. O objetivo foi a valorização da vida e da experiência de ser mulher e mãe. Ao fim, houve um sorteio de brindes, com a participação de todas.
E, no período da tarde, ocorreu a ação do grupo semanal do Plena Idade. Assim, foi trabalhado o “baú das recordações”, por meio do qual foram resgatadas diversas histórias emocionantes.
No CRAS da Vila Helena, a data propiciou o reinício do “Projeto Helenas”, com uma nova proposta, que é a confecção de pinturas de camisetas em Silk Skin, com a ajuda dos alunos da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) câmpus Sorocaba. A ideia é todas confeccionarem duas peças de artesanato, uma para elas próprias e outra, para vender e reverter o valor na compra de mais matéria-prima, para que possam, depois, vender e angariar renda. As oficinas vão acontecer sempre às sextas-feiras, no período da tarde.
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria da Cidadania, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-6900.