Entre as muitas ferramentas e plataformas que estão disponíveis atualmente para as empresas, o CRM (Customer Relationship Management) é uma das mais importantes por todos os benefícios que proporciona. Mas para que seu uso seja de fato eficiente, é preciso explorar todas as suas possibilidades. E isso é possível a partir do CRM Dashboard.
Neste artigo, vamos apresentar em detalhes todas as informações para você saber o que é e como usar um CRM Dashboard.
E ao final, além de ter a certeza de que o CRM Dashboard é um aliado poderoso na sua estratégia de marketing e vendas, você verá uma solução ideal para sua gestão do seu time comercial.
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O que é um CRM Dashboard?
Um CRM Dashboard, ou Painel de CRM, é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja melhorar o desempenho de Marketing e Vendas. Trata-se de uma interface visual que apresenta uma variedade de dados e métricas relacionados ao desempenho do seu negócio e ao comportamento dos seus clientes.
E funciona também como aliada na tomada de decisão porque ajuda a identificar tendências, problemas e oportunidades de crescimento.
Qual o objetivo de um CRM Dashboard?
O objetivo principal do CRM Dashboard é permitir que você acompanhe e analise as informações coletadas pelo sistema de CRM, sendo projetado para apresentar os dados de forma visual, facilitando a compreensão e a interpretação das informações.
Como parte integrante de qualquer sistema de CRM, o CRM Dashboard permite que você visualize e analise uma variedade de informações, incluindo:
Informações do cliente – Detalhes de contato, histórico de interações, preferências de compra, entre outras informações que ajudam a entender melhor seus clientes e a personalizar suas interações com eles.
Dados de vendas – Informações sobre vendas concluídas, oportunidades de vendas em andamento, Leads, entre outras, essenciais para acompanhar o desempenho do time de vendas e identificar o que precisa melhorar.
Métricas de desempenho – Indicadores-chave de desempenho (KPIs), como taxa de conversão, tempo médio de fechamento de vendas, satisfação do cliente, entre outras métricas para avaliar o sucesso das estratégias de vendas e marketing.
Veja abaixo uma tela de registro de interações com um Lead no RD Station CRM:
Como funciona um CRM Dashboard?
Um CRM Dashboard funciona coletando dados do seu sistema de CRM e apresentando-os de forma visual. O painel pode exibir gráficos, tabelas, mapas e outros tipos de visualizações para ajudá-lo a entender melhor os seus dados.
Além disso, muitos dashboards permitem que você personalize os dados que deseja ver, focando no que é mais relevante e até urgente para o estágio em que seu negócio se encontra.
Quais os benefícios do CRM Dashboard?
Entender o que é, qual o objetivo e como funciona, já indica o que um CRM Dashboard pode proporcionar para a gestão de vendas da sua empresa. Mas tem mais na lista de benefícios. Confira:
Com um CRM Dashboard, você pode ver facilmente o desempenho do seu negócio em tempo real.
Com acesso a dados precisos e atualizados, você pode tomar decisões mais bem embasadas.
Ao ter todas as informações necessárias em um só lugar, é possível economizar tempo e recursos.
Ao entender melhor o comportamento e as necessidades dos seus clientes, a partir do que é apresentado no CRM Dashboard, você pode oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente.
O que buscar em um CRM Dashboard?
Agora que você está convencido sobre a importância do CRM Dashboard (certo?), é hora de conferir um checklist para buscar a melhor opção para sua gestão. Lembre-se: o painel é parte do CRM. Então, o CRM Dashboard é um item importante na hora de contratar sua ferramenta de gestão de relacionamento com seus clientes.
Confira o checklist:
Veja abaixo um exemplo de tela de relatório do RD Station CRM:
Como construir relatórios em um CRM Dashboard?
O relatório gerado a partir de um CRM Dashboard deve contar com os seguintes itens:
Passo a passo para construir um relatório em um CRM Dashboard
Construir relatórios em um CRM Dashboard pode parecer uma tarefa complexa, mas com as orientações corretas é possível dar conta da tarefa sem sustos. Veja um passo a passo para ajudá-lo no processo:
O primeiro passo para construir relatórios em um CRM Dashboard é definir os indicadores-chave de desempenho que você deseja acompanhar.
Escolha o período de tempo para o qual deseja gerar o relatório. Isso pode ser diário, semanal, mensal, trimestral, anual ou qualquer outro intervalo que seja relevante para seu negócio.
Nessa etapa, você pode escolher entre gráficos de barras, de linhas ou de pizza, além de tabelas, mapas de calor, entre outros. A escolha do formato de visualização depende dos seus KPIs e de como você deseja apresentar os dados.
Muitos CRM Dashboards permitem que você crie relatórios automatizados, sendo atualizados automaticamente em tempo real. A seguir, saiba mais sobre o RD Station CRM, que oferece mais de 10 tipos de relatórios automatizados!
RD Station CRM: solução para gestão do seu time comercial
Entendeu não só a importância, mas como um CRM Dashboard é essencial para seu negócio? Então, que tal adotar uma ferramenta que ajuda sua empresa a implementar uma estratégia eficaz com a participação do seu time comercial? E, ainda, integrada com a sua estratégia de Marketing?
Essa ferramenta é o RD Station CRM, que serve para ajudar sua empresa a gerenciar e melhorar o relacionamento com os Leads. Veja abaixo um vídeo de demonstração:
A plataforma permite que você acompanhe todas as interações com os prospects, gerencie suas atividades de vendas e obtenha insights valiosos sobre o time comercial.
O RD Station CRM tem a capacidade de gerenciar contatos e negócios, acompanhar atividades de vendas, integrar-se com outras ferramentas de marketing, e gerar relatórios e análises detalhados.
E o melhor: é intuitivo e fácil de usar. Em poucas horas, você e seu time de vendas serão especialistas, sem a necessidade de horas de implementação. Deixe seu email abaixo para criar sua conta gratuita!
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