UBSs de Sorocaba fornecerão carteiras de identificação a pessoas com fibromialgia para atendimento preferencial – Agência de Notícias
Distribuição, mediante apresentação de laudo médico, tem início nesta segunda-feira (9), em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde da cidade
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), passa a fornecer, a partir desta segunda-feira (9), nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, a carteira de identificação a pessoas com fibromialgia, para que recebam atendimento preferencial. A entrega será realizada mediante apresentação de laudo médico.
A iniciativa atende à solicitação do vereador Dylan Dantas, por meio do Requerimento 16/11/2023, que cita a Lei nº 12.451/2021, de autoria do vereador Péricles Régis, aprovada pela Câmara Municipal, que institui o atendimento preferencial às pessoas com doenças crônicas reumáticas que comprovadamente causem dor.
O vereador Dylan Dantas também contribui para a propagação acerca do tema, por meio da Lei nº 12.424/2021, de 5 de novembro de 2021, que institui o “Dia Municipal de Conscientização sobre a Fibromialgia” no calendário oficial de Sorocaba, lembrado no dia 12 de maio. Ao longo desse mês, nas unidades de saúde, é promovida uma série de ações de conscientização sobre o que é a fibromialgia e formas de tratamento da doença.
A fibromialgia é uma doença reumatológica, que se manifesta com dores no corpo todo, principalmente na musculatura. Trata-se de uma síndrome clínica, que é acompanhada por diversos sintomas, como: fadiga, alterações do sono, humor e memória, além de levar à depressão, ansiedade, entre outros.
Mediante a lei, locais de serviços públicos e empresas privadas, localizadas em Sorocaba, passam a disponibilizar atendimento preferencial às pessoas com doenças crônicas reumáticas que comprovadamente causem dor.
“Essa é mais uma importante iniciativa do Legislativo em parceria com o Executivo, que contribui para os munícipes de Sorocaba. Com as carteiras, essa identificação fica mais evidente, ágil e facilita na priorização do atendimento”, destaca o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.