Prefeitura do Rio inaugura Terminal Magarça, em Guaratiba, a primeira de quatro estações que serão ampliadas no corredor Transoeste – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Terminal Magarça do BRT Transoeste, em Guaratiba – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo (31/03) o Terminal Magarça, em Guaratiba, que faz parte do corredor Transoeste, o primeiro instalado na capital, em 2012. O equipamento é um dos quatro terminais que estão sendo construídos na cidade, a partir da ampliação de antigas estações. Curral Falso, Mato Alto e Pingo d´Água estão em obras atualmente.

A abertura do novo Terminal Magarça acontece três meses após a inauguração da Nova Transoeste, que teve 31 quilômetros de calhas revitalizadas. Com a recuperação das pistas, a Prefeitura do Rio buscou dar mais conforto e segurança aos cariocas e iniciou a transformação de estações em terminais, um investimento de R$ 180 milhões.

Participaram da inauguração o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere; as secretárias municipais de Infraestrutura, Jessick Trairi, e de Transportes, Maína Celidônio; a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin, e o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

– O sistema de BRT estava completamente destruído. Na perspectiva da população era praticamente impossível retomar o serviço. Hoje, são mais de 700 ônibus novos comprados e rodando pela cidade, os amarelinhos. A Transoeste está toda reconstruída, tem os novos terminais. Hoje a gente inaugura o terminal Magarça, mas vem mais por aí, os terminais Mato Alto, Pingo d’Água e Curral Falso. Ontem tivemos a primeira viagem na Transbrasil, um dia histórico, que inaugura um novo capítulo da história dos transportes do Rio de Janeiro – disse Eduardo Cavaliere.

O Terminal Magarça ganhou um novo módulo, conectado ao já existente, e um terminal alimentador de ônibus e vans, vindos da Estrada do Magarça. No local foi construído ainda um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas.

– Foi feita a urbanização de 14 mil metros quadrados, temos uma área enorme urbanizada e, além disso, duplicamos a capacidade da estação. É um esforço para levar o conforto que a Zona Oeste merece ao embarcar e desembarcar dos novos amarelinhos – disse Jessick Trairi.

Secretária de Transportes, Maína Celidônio reforça que o novo terminal dará mais conforto aos usuários:

– O terminal é uma duplicação da estação, agora temos um módulo de serviço expresso, com mais conforto para o usuário, que vai viajar com mais qualidade e ter uma opção de transporte mais rápida. Temos ainda um bicicletário aqui, muito importante porque muita gente vem para cá de bicicleta.

 

O bicicletário do Terminal Magarça – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

 

As obras dos outros três terminais seguem a pleno vapor. No Mato Alto já existe a estrutura dos novos viadutos, e a passarela, que vai receber usuários de Sepetiba e Campo Grande, está pronta para uso. Parte da estação antiga foi desmontada para a construção da nova instalação, que será integrada por dois terminais de ônibus e vans. O projeto ainda prevê retornos para veículos comuns e o bicicletário com capacidade para 250 vagas.

O novo Terminal Pingo D’Água vai ter 17 mil m² (hoje são 2 mil m²) e substituirá a estação de mesmo nome, com integração entre ônibus alimentadores e vans, oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Já foram concluídas as melhorias no sistema de drenagem no entorno do novo terminal e as fundações. Em virtude do alto tráfego de ciclistas na região de Guaratiba, o novo bicicletário com capacidade para 600 bikes está em execução.

Para a implantação do Terminal Curral Falso, a antiga estação de apenas 300 m² foi demolida, dando lugar a outra 56 vezes maior, com 16 mil m². Enquanto durarem as obras, uma estação provisória permanecerá em funcionamento. Serão construídos um terminal alimentador para a integração entre ônibus e vans vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo e uma passarela de acesso ao novo terminal. Também haverá melhorias nos sistemas viário e de drenagem no entorno e a instalação de uma parada para 400 bicicletas.

Primeiro corredor da cidade, Transoeste foi totalmente recuperado

Em dezembro de 2023, a Prefeitura do Rio entregou uma Nova Transoeste ao carioca. Foram revitalizados 31 quilômetros da calha do BRT, onde o pavimento de asfalto foi substituído por concreto. Os trabalhos, executados pela Secretaria de Infraestrutura, aconteceram na pista desde o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, até o túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda, continuando depois da saída do túnel em direção ao futuro Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba. Os investimentos ultrapassaram R$ 221 milhões, e as obras levaram 18 meses, gerando 4.400 empregos diretos e indiretos. Para a conclusão do trabalho foram utilizados 52.800 m³ de concreto, o que daria para encher 28 piscinas olímpicas.

Recuperação do sistema BRT completa três anos com ganhos em capacidade e redução de intervalos de viagens

O município retomou a gestão do Sistema BRT, e a iniciativa resultou na renovação total da frota de articulados, na reforma de todas as estações, na implantação de medidas de segurança, na recuperação do pavimento do corredor Transoeste e na entrega das obras do corredor Transbrasil e dos Terminais Gentileza e Deodoro. Essas ações garantiram melhorias robustas para a população que usa diariamente o serviço de transporte de alta capacidade. Por conta disto, foi registrado um aumento de 150% no número de passageiros transportados e uma diminuição de até 72% nos intervalos de viagens nos corredores de alta capacidade.

Formalizada por decreto em 23 de março de 2021, a intervenção da Prefeitura do Rio na empresa privada BRT S/A, concessionária que operava o modal, foi seguida de uma série de medidas de requalificação do serviço prestado à população. Três anos depois, os números traduzem uma nova realidade para quem utiliza o sistema. Com a nova frota de articulados, estações reformadas e mais segurança, os passageiros voltaram a confiar no BRT. Quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão municipal do BRT, a média diária de passageiros era de 150 mil pessoas. Hoje já são cerca de 375 mil, ou seja, um aumento de 150%.

Antes da intervenção, o sistema dispunha de 120 ônibus em operação nos três corredores. Atualmente, a nova frota é mais de quatro vezes maior: 515 amarelinhos novinhos rodando. Toda a frota comprada para o sistema totaliza 713 ônibus. Com mais ônibus circulando, os passageiros esperam menos tempo nas estações. Na Transoeste, último corredor a receber os novos Euro 6, com tecnologia menos poluente, a redução dos intervalos nos horários de pico foi de até 72%. Na Transcarioca, o índice foi de 59% e, na Transolímpica, de 63%.

Ao assumir o Sistema BRT, a Prefeitura encontrou ainda 46 estações fechadas por causa de vandalismo e furtos de equipamentos. Ao fim de 2021, essas estações foram reformadas e reabertas. Atualmente, todas as 120 estações do sistema encontram-se revitalizadas, trazendo mais conforto aos passageiros.

Casos de vandalismo nas estações caíram 90%

Neste tempo, houve uma redução nos casos de vandalismo nos articulados. No início da gestão, 80% da frota era atacada mensalmente. Hoje, isso ocorre em apenas 10%. Os novos ônibus têm mecanismos mais robustos nas portas e alçapões, não se movimentam com as portas abertas e são monitorados por câmeras internas, inclusive na cabine do motorista, e tem ainda uma câmera externa, no vidro frontal do veículo. Além disso, os próprios passageiros alertam os motoristas, que acionam o Centro de Controle Operacional e os agentes do BRT Seguro para informar as ocorrências.

Nas estações, a diminuição do vandalismo foi de 90%. Essa redução se deve à reforma delas, com instalação de mecanismos que dificultam depredações, como substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas e fiação embutida; ao monitoramento da MOBI com câmeras de segurança; e ao trabalho do BRT Seguro.

Programa BRT Seguro atua com 400 agentes por dia

Responsável pelo patrulhamento nos ônibus, estações e terminais do sistema BRT com a presença de agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal, o Programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, foi lançado em junho de 2021 e já realizou mais de 3.100 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Também foram aplicadas mais de 16.750 multas por calote. Atualmente, 400 agentes atuam por dia no programa.

Categoria:

  • 31 de março de 2024
  • Marcações: BRT Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Terminal Magarça Transoeste

    152 pensou em “Prefeitura do Rio inaugura Terminal Magarça, em Guaratiba, a primeira de quatro estações que serão ampliadas no corredor Transoeste – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    1. Vip66uno.com bị tố quảng bá sex nhật bất hợp phápHiếp dâm trẻ em ẩn trong khuyến mãi vip66uno.comẤu dâm núp bóng game bài tại vip66uno.comBuôn bán vũ khí qua link giả mạo vip66uno.comMa túy ảo tràn ngập trong nạp tiền vip66uno.comBán súng trá hình trên casino vip66uno.comSextoy độc hại từ đối tác vip66uno.comChơi đĩ online dẫn đến nợ nần vip66uno.comSex bạo lực trong slot game vip66uno.comSex học đường được tiếp tay qua vip66uno.comTội phạm tình dục thao túng vip66uno.com?Sex thú kinh tởm trong bắn cá vip66uno.comGay sex lừa đảo qua app vip66uno.comSex gay biến tướng trong poker vip66uno.comChơi les bất hợp pháp núp bóng vip66uno.comĐĩ đực tuyển dụng qua đá gà vip66uno.comSex nhật bản cấm trẻ em từ vip66uno.comNgười mẫu bán dâm quảng cáo trên vip66uno.comSex ông già ép người chơi tại vip66uno.comThuốc phiện ảo trong hoàn tiền vip66uno.comMua bán ma túy qua giao dịch vip66uno.comThuốc kích dục trá hình mã code vip66uno.comThuốc kích thích đẩy người chơi phá sản vip66uno.comBuôn bán nô lệ qua chương trình VIP vip66uno.comNô lệ tình dục trong roulette vip66uno.comNuclear weapon sell qua kèo bóng đá vip66uno.comĐi tù vì tin khuyến mãi vip66uno.comGiết người ảo trong eSports vip66uno.comSát nhân ẩn danh thao túng vip66uno.comTội phạm mạng sử dụng phishing vip66uno.comChịch lừa đảo qua nạp tiền vip66uno.comSex chịch trẻ em trong xổ số vip66uno.comChịch trẻ em qua quà tri ân vip66uno.comHiếp trẻ em trong blackjack vip66uno.comSex trẻ em trong nổ hũ vip66uno.comPhishing domain nguy hiểm từ vip66uno.comHarmful content tràn lan trên vip66uno.comChild abuse qua game bài Việt vip66uno.comWeb lừa đảo vip66uno.com đánh cắp thông tinLừa tiền người chơi mới tại vip66uno.comPhản động núp bóng cá cược vip66uno.comCộng sản thâm nhập qua vip66uno.comCông an điều tra ma túy online vip66uno.comSex nhật bất hợp pháp lan truyền vip66uno.comHiếp dâm trẻ em livestream trên vip66uno.comẤu dâm trong jackpot khủng vip66uno.comBuôn bán vũ khí trá hình đá gà vip66uno.comMa túy đá gà Thomo từ vip66uno.comBán súng núp bóng baccarat vip66uno.comSextoy độc hại trong sicbo vip66uno.comChơi đĩ online qua rồng hổ vip66uno.comSex bạo lực trong cá cược tennis vip66uno.comSex học đường qua bóng rổ NBA vip66uno.comTội phạm tình dục thao túng keno vip66uno.comSex thú trong lô đề miền Bắc vip66uno.comGay sex lừa đảo qua hoàn tiền vip66uno.comSex gay biến tướng mã code vip66uno.comChơi les bất hợp pháp trong sự kiện Euro vip66uno.comĐĩ đực soi kèo tài xỉu vip66uno.comSex nhật bản giả mạo bảo mật vip66uno.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *