As equipes do programa “HumanizAção” realizaram, ao longo deste sábado (20), atendimentos a 52 pessoas em situação de rua, com abordagem especializada, em diferentes pontos da cidade. Dessas, 18 aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são disponibilizados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e cuidados de higiene.
O “HumanizAção” é realizado de forma integrada pela Prefeitura de Sorocaba, por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.
Os profissionais do programa percorreram os seguintes endereços: Praça Frei Baraúna, Rua Padre Luiz, Rua XV de Novembro, Praça do Relógio, Rua Sete de Setembro, Avenida General Carneiro, Praça Mãe Preta, Praça Coronel Fernando Prestes, Avenida Antonio Carlos Comitre, Rua Durvalino Manfio, Rua João Wagner Wey, Rua Santiago, Avenida Armando Pannunzio, Praça Edmundo Valle, Largo São Bento, Avenida Afonso Vergueiro, Avenida Moreira César, Rua Thereza Moralles Hernandes Garcia, Rua Duque de Caxias, Praça dos Bandeirantes, Rua Álvaro Soares, Praça Tancredo Neves, além de imediações do Ginásio Municipal de Esportes, Casa do Cidadão Nogueira Padilha, Rodoviária, Mercado Municipal, CADQ (Centro de Atenção ao Dependente Químico), Terminal São Paulo, Cemitério da Saudade, UPH Zona Norte, UPH Zona Oeste e CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba).
A população pode sempre colaborar com o programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania e 153, da GCM.