Agência Minas Gerais | Governo de Minas potencializa ações para a promoção do Destino Minas Gerais
Minas Gerais se mantém em destaque nas principais feiras e eventos voltados ao segmento turístico neste mês. Após apresentar os cafés mineiros, entre os dias 12 e 14/4, durante a Specialty Coffee, realizada em Chicago, nos Estados Unidos, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), juntamente com parceiros, dá continuidade às ações que visam promover o Destino Minas Gerais no país e no exterior.
A iniciativa mais recente é o estande próprio na Minas Travel Market, que começa nesta sexta-feira (26/4), em Belo Horizonte, com uma ampla programação, que abrange atrações culturais, lançamento de rota turística, projeto voltado à valorização dos patrimônios históricos, capacitações, anúncio de festivais literários e muita cozinha mineira.
São esperados cerca de dois mil profissionais do turismo e representantes de 19 estados brasileiros no Minascentro. A participação do Governo de Minas na Minas Travel Market acontece também na sequência da promoção do Destino Minas Gerais durante a World Travel Market (WTM) Latin America, entre os dias 15 e 17/4, em São Paulo, e da Copa do Mundo de Mountain Bike, em Araxá, que ocorreu de 18 a 21/4.
O objetivo é atrair mais turistas e novos investimentos, o que contribui para gerar emprego e renda, além de diversificar a atividade turística no estado.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, reforça a importância estratégica dessas ações que integram o programa Mais Turistas e projetam Minas para o mundo. “Feiras de turismo são momentos importantes no cenário local, nacional e internacional para o posicionamento do Destino Minas Gerais como um lugar de turismo, de receber as pessoas e de acolher bem, gerando emprego e renda”, analisa.
Ele lembra que Belo Horizonte sediará duas feiras de turismo, a Travel Next Minas e a Minas Travel Market (MTM). “Esta acontece agora nos próximos dias e reúne atores da cadeia produtiva do turismo, como agências de viagens, operadores e influenciadores digitais que vêm a Minas Gerais, à nossa capital para nos conhecer e contribuir para trazer mais turistas”, celebra Oliveira.
Internacionalização
A Copa do Mundo de Mountain Bike, que pela primeira vez foi promovida em Minas Gerais e aconteceu a partir de tratativas iniciadas na ITB Berlin, uma das maiores feiras voltadas para negócios de turismo, trouxe visibilidade para Araxá e todo o Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra. O torneio foi transmitido para mais de 40 países, atraindo visitantes para o município, o que impulsionou o comércio local e levou à ocupação máxima dos hotéis de Araxá.
Outra iniciativa inédita foi o estande de Minas Gerais na Specialty Coffee, reconhecida como a feira mais importante dedicada aos cafés especiais da América, onde o Governo de Minas promoveu o lançamento internacional da Rota Cafés do Sul de Minas e da Rota Turística do Café do Cerrado, em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), o Sebrae Minas, o Centro Universitário UniBH e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
Também foi apresentado o ExportaMinas, programa da Codemge que busca diversificar as exportações dos produtos mineiros, em especial aqueles que compõem a cozinha mineira, como o café, o queijo, a cachaça e os doces mineiros, além de ampliar o acesso ao artesanato local.
“Nossa participação na Specialty Coffee foi não apenas para aprender como para mostrar ao mundo o que o Brasil faz de melhor na exportação de umas das principais commodities agrícolas do planeta, que é o café. E o café do Brasil, hoje maior produtor e exportador, tem metade de sua escala de produção em Minas Gerais”, acrescenta o diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade. “Isso traz muita responsabilidade para nós, sobretudo, em trazermos mais tecnologia, mais processos e mais investimentos para melhoria da produção e, principalmente, para transformar essa commodity tão apreciada, tão valorizada no mundo todo em produto de alto valor agregado”.
Prospecção
Durante a WTM também foram realizadas reuniões que reforçam possibilidades de novos negócios no Brasil e internacionalmente. Um dos destaques é o diálogo com o El Corte Inglés Viajes, grande grupo espanhol com agências de viagens que já manifestou interesse pelos atrativos mineiros e apresentou proposta de promoção do Destino Minas Gerais na Europa.
Foram também reforçados contatos com representantes dos setores turísticos da França e da Itália, a fim viabilizar a participação de Minas Gerais em eventos e parcerias nesses dois países. No eixo nacional, reuniões com agentes de viagens de São Paulo, como a empresa CVC, estiveram em pauta com o objetivo de viabilizar a comercialização de pacotes de viagem para os destinos mineiros.
Cultura mineira
Na WTM Latin America, a cozinha mineira ganhou destaque com o projeto Cozinha Viva, que reuniu um time 100% feminino, e os visitantes puderam experimentar pratos representativos da cozinha clássica e contemporânea.
Nessa, que é a maior feira de turismo da América Latina, foram lançadas a Rota Cicloturística Bahia-Minas e os Caminhos do Geoparque de Uberaba, em parceria com o Sebrae Minas, sendo também divulgadas as rotas Cafés do Sul de Minas e Café do Cerrado Mineiro. A afro-mineiridade foi representada pelo Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, que atraiu visitantes num cortejo alegre e vibrante. O violinista e compositor Marcus Viana também celebrou Minas Gerais, encantando o público presente com sua arte.
Na feira, foram anunciadas mais ações que deverão acontecer nos próximos meses. Uma delas é uma press trip ao Sul de Minas, prevista para maio deste ano, a ser realizada com o apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (Amag). A região é privilegiada pela natureza e com atrativos diversificados que vão desde o turismo religioso ao ecoturismo, turismo de aventura e gastronômico.