João Pessoa ocupa 1º lugar no nível de alfabetização de crianças entre os municípios paraibanos
Educação de excelência
João Pessoa ocupa 1º lugar no nível de alfabetização de crianças entre os municípios paraibanos
31/05/2024 |
07:30 |
234
A Prefeitura de João Pessoa não mede esforços para investir na qualificação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino, o que reflete no processo de ensino aprendizado do alunado. E os resultados são os mais favoráveis possíveis. Dados do Ministério da Educação (MEC) em relação à taxa de alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental I colocaram João Pessoa em 1º lugar no nível de alfabetização de crianças de 6 e 7 anos entre os municípios paraibanos com mais de 100 mil habitantes.
“O resultado daqui da Capital foi de 46% dos estudantes nos níveis esperados de leitura. Nossa meta para este ano é superar os 60%. Entre os municípios paraibanos com mais de 100 mil habitantes estamos ocupando o 1º lugar. Vamos olhar com prioridade para a alfabetização das crianças até 7 anos de idade e continuar avançando cada vez mais. Sei que podemos contar com a ajuda dos profissionais que fazem a educação de João Pessoa”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura do Município, América Castro. Para avançar no nível de alfabetização, a Sedec investe em programas como ‘Letrar+JP’, ‘Educar Pra Valer’, ‘Curso de Verão’, entre outras ações.
Avaliação – A divulgação do excelente desempenho ocorreu na terça-feira (28) passada. Segundo a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), a avaliação na Capital foi realizada em outubro de 2023, em regime de colaboração com o governo estadual, por meio do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A avaliação teve foco à fluência leitora dos estudantes.
O resultado da Paraíba, nesse mesmo período, foi de 51% dos estudantes nos níveis esperados de leitura – leitor iniciante e leitor fluente – para crianças de 7 anos de idade. A meta estadual para 2024 é chegar a 56%. O patamar de alfabetização é definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).