Banco de Leite do ICV reforça necessidade de doações para garantir estoque no fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano e das férias, o Banco de Leite doutora Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas (ICV), faz um apelo às mães doadoras de leite humano para manterem as doações. Tradicionalmente, neste período, ocorre uma redução no volume de doações devido às viagens e compromissos das famílias. A unidade, integrante da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, busca montar um estoque sustentável para garantir o abastecimento nos próximos meses.

De acordo com Malu Tavares, coordenadora do Banco de Leite, as doações de leite humano são essenciais para a recuperação e o desenvolvimento de recém-nascidos internados na UTI neonatal. “O leite humano é fundamental para a sobrevivência dos bebês prematuros e de baixo peso que atendemos aqui no ICV. No entanto, durante as festas e férias, enfrentamos uma queda significativa nas doações. Por isso pedimos às mães que já são nossas doadoras que, se possível, aumentem a ordenha e às mães que ainda não doam, que se juntem a essa corrente de solidariedade. Cada pote de leite doado faz a diferença na vida de muitos bebês”, destacou.

Como doar – O Banco de Leite doutora Zilda Arns oferece um processo simples e acessível para novas doadoras. Todo o cadastro, incluindo a coleta de dados e a entrega dos materiais necessários, pode ser feito na residência da mãe, sem necessidade de deslocamento até a unidade. Para se cadastrar basta entrar em contato pelo WhatsApp (83) 9 9647-7511. Após preencher um formulário e enviar exames como HIV e VDRL, a equipe agendará uma data para entregar os frascos de coleta.

As mães que preferirem, podem visitar a unidade, localizada na Avenida Coremas, nº 869, no bairro Jaguaribe, e serão atendidas por uma equipe multiprofissional pronta para orientá-las e oferecer suporte.

“O ato de doar leite humano é um gesto de amor e cuidado que salva vidas. Neste período, mais do que nunca, precisamos do apoio das nossas doadoras para garantir que nenhum bebê fique sem o alimento essencial para sua recuperação”, reforçou Malu Tavares.