Crianças da Educação Infantil escrevem e ilustram livro coletivo
Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania
Colaboração do jornalista João Paulo Sardinha
Quando se é criança, toda história começa com “Era uma vez…” e termina com um final feliz. Foi com este sentimento edificante que a turma de Pré II C da Emei Torataro Takitani, na região sul, realizou o sonho de escrever e ilustrar um livro.
Orientados pela professora Ana Lúcia de Souza Camillo, os alunos escolheram um tema que todos tivessem em comum: a própria escola onde estudam. Assim, surgiu “Uma Aventura Inesquecível”, que conta uma jornada de fantasia e amizade protagonizada pelos autores mirins.
A inspiração veio de outra aluna escritora da mesma faixa etária, Maria Eva de Abreu Sardinha, que lançou sua primeira obra, “Lizabeti e o Cachorro Perdido”, em 2022, às vésperas de completar 5 anos de idade, quando estudava na Emei Domingos de Macedo Custódio, localizada na região leste.
“Nós lemos o livro da Maria Eva em sala de aula e os alunos ficaram encantados ao saber que alguém da idade deles escreveu um livro. Isso despertou uma vontade enorme na turma de também fazer uma obra”, explica a professora Ana Lúcia.
“Eles se envolveram muito, pensaram juntos em toda a história, deram muitas ideias e no final fizeram os desenhos e coloriram. Tudo feito por eles, com carinho”, afirmou.
Nas primeiras páginas, a turma fez uma dedicatória para Maria Eva, hoje com sete anos. Nesta quarta-feira (11), ela foi até a escola para conhecer a turma que a homenageou e conversar com os amigos escritores.
“Fiquei muito contente de participar dessa homenagem e de conhecer o pessoal do Pré 2. O livro que eles fizeram é muito legal”, contou Maria Eva.
Maria Eva interage com a turma da Emei Torataro Takitani | Foto: PMSJC
“Gostamos muito do livro dela e estamos felizes por termos o nosso agora também. Eu leio bastante em casa e na escola”, disse Arthur Romero Mesquita Silva, de 6 anos.
Professora Ana Lúcia exibe o livro junto com o aluno Arthur | Foto: PMSJC
Em evento aberto para a comunidade, a equipe gestora distribuiu os livros para as famílias, que ficaram comovidas com a criatividade e imaginação das crianças.
Projetos de incentivo à leitura fazem parte das diversas ações em prol da alfabetização que as escolas da rede de ensino municipal realizam no decorrer de cada ano letivo.
A turma de pequenos autores comemora com as professoras o resultado do projeto | Foto: PMSJC
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania