Nova frota de caminhões da Comlurb para a Zona Norte já chega a 92 novos veículos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Lançada no último domingo, 12/01, com 30 veículos, a nova frota para atendimento da coleta domiciliar e remoção de lixo público da Zona Norte já ganhou mais 62 novos caminhões em menos de uma semana, chegando agora a 92 veículos. Os veículos estão sendo usados na área central da Zona Norte, que inclui bairros do Grande Méier, Del Castilho, Inhaúma, Complexo da Maré, Manguinhos, Ramos e Jacarezinho. A previsão é que some até o final de fevereiro 160 novos veículos distribuídos por toda Zona Norte.
Dos 92 novos veículos, 64 são caminhões compactadores, destinados ao serviço de coleta domiciliar, 13 caminhões basculantes, para remoção de lixo público, seis mini basculantes, para operações em áreas de difícil acesso, como ruas estreitas e becos, especialmente em comunidades, cinco poliguindastes, para recolher resíduos de caixas de entulho, e quatro pipas d´água, para lavagem de logradouros e limpeza de ruas após feiras livres e eventos. Além da frota, a Zona Norte vai receber no total quase 8 mil contêineres de 1.200 litros, caixas compactadoras e caixas metálicas para recebimento de resíduos. Os veículos e equipamentos vão otimizar e dar um melhor ordenamento à coleta, garantindo mais eficiência e qualidade nos serviços da Companhia.
– A frota inteira da cidade terá 500 novos veículos e faltam ainda duas áreas para serem licitadas: trechos da Zona Oeste e de Jacarepaguá”, diz o presidente da Comlurb – declarou Jorge Arraes.
Uma vantagem nos novos veículos da frota é que todos os caminhões, inclusive os menores que trafegam em comunidades, possuem dispositivos para basculamento automático dos contêineres de 1.200 litros, o que torna a remoção do lixo mais rápida e eficiente. Os 8 mil contêineres de 1.200litros, caixas metálicas e caixas compactadoras serão instalados principalmente nas comunidades.
A Zona Norte também recebeu 210 unidades das novas roçadeiras de alta tecnologia para o corte de mato e grama na cidade. Além de agilizar e tornar mais eficientes esses serviços, os equipamentos são mais leves, produzem menos ruídos, e contam com dispositivo que ameniza os efeitos dos esforços repetitivos na operação, garantindo mais conforto, saúde e qualidade de vida ao gari. São também mais ambientalmente sustentáveis, consumindo menos combustíveis e emitindo menos gases poluentes.
Categoria: