Sorocaba cresce 111% em saldo de empregos no mês de maio em relação ao mesmo período em 2024 – Agência de Notícias



30 de junho de 2025

19:00

Por: Luís Gustavo Adabro

A cidade de Sorocaba tem saldo positivo em geração de empregos pelo quinto mês consecutivo, em 2025. Com resultado de 919 vagas no mês de maio deste ano (12.784 admissões ante 11.865 desligamentos), o número representa um aumento de 111,26% em relação a maio de 2024, que teve saldo positivo de 435 vagas (11.536 admissões ante 11.101 desligamentos). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (30).

O setor que mais empregou, na cidade de Sorocaba, em maio, foi o de Serviços, com 470 postos; do Comércio, 295; e da Indústria, com 216 vagas de trabalho. “A sequencia de índices positivos de Sorocaba é notória nacionalmente, o que atrai diversos empresários a migrarem suas unidades fabris até aqui. Não medimos esforços para conquistar, cada dia mais, o orgulho do cidadão sorocabano por seu município”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

O resultado de Sorocaba em saldo de empregos, no mês de maio, ficou também à frente de várias cidades de porte semelhante ou maior e que são tradicionalmente grandes geradoras de oportunidades de trabalho, tais como: Santo André (855), Guarulhos (834), Jundiaí (758), São Caetano do Sul (678), Campinas (317), Piracicaba (113) e São Bernardo do Campo (80).

“Para que todo o sorocabano leve o sustento para seus lares, nós, da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional realizamos todo o trabalho de captação de vagas de empregos, assim como de cursos de qualificação profissional, pensando nos cidadãos, para que ele consiga atuar o mais rapidamente na área desejada”, relata o secretário da Sert, Péricles Régis.

Para fomentar o preenchimento de vagas de emprego, a Prefeitura de Sorocaba disponibiliza os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para todo cidadão que deseja realizar a consulta sobre vagas disponíveis.

O Sine Municipal de Sorocaba também recebe os interessados, sem necessidade de agendamento prévio, em sua unidade fixa na Rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, assim como nas Casas do Cidadão. O munícipe deve apresentar carteira de trabalho, CPF e RG. Além disso, os interessados podem enviar currículos pelos computadores disponíveis para uso da população, no Sine Municipal de Sorocaba, no Centro. É possível também contatar o Sine Municipal de Sorocaba pelo WhatsApp: (15) 99149-2474.

Outra vantagem é que a nova unidade móvel do Sine e as Casas do Cidadão ampliam as oportunidades de acesso do trabalhador sorocabano às oportunidades de emprego, fornecendo informações sobre todas as vagas disponíveis e possibilidades de realizar o encaminhamento às vagas de interesse.

Cultura quer garantir políticas perenes, diz ministra Margareth

Por MRNews

O Ministério da Cultura (MinC) vem realizando ações, projetos e programas para garantir políticas públicas perenes para o setor, independentemente do governo.

A conclusão é da ministra Margareth Menezes, que participou da abertura da XIV edição do Seminário Internacional de Políticas Culturais na sede da Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

“Nós estamos já com algumas políticas que já estão perenes, como a [Política Nacional] Cultura Viva, estamos agora trazendo a institucionalização do Sistema Nacional de Cultura, as responsabilidades das cidades, dos estados e do governo federal com o acontecimento cultural, também o nosso Plano Nacional de Cultura, que já foi para o Congresso”, disse em entrevista à Agência Brasil, após a abertura do evento.

Memorial na Barra da Tijuca homenageia congolês Moïse, morto em 2022

Estado do Rio tem postos volantes para ampliar vacinação contra gripe

“São várias ações que já estão em andamento para a gente aproveitar esse momento que o ministério está aí, porque justamente a falta dessas políticas mais cristalizadas é que traz esta instabilidade ao Ministério da Cultura e às políticas culturais.”

Para Margareth Menezes, a produção cultural brasileira deve ser contemplada com a visão da diversidade existente no país: “Penso que só teremos êxito de trabalhar políticas culturais, nesse imenso país continente, se tivermos capacidade e coragem de redimensionar o nosso olhar, nossa compreensão, nossa aceitação sobre esse caleidoscópio de expressões culturais. Todas legítimas que compreendem a representação da sociedade brasileira.”

O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, deu a dimensão do encontro e, brincando com a ministra, afirmou que o seminário ‘brocou’ [deu muito certo], como se diz na Bahia é ‘barril dobrado’.

“Os números desse seminário já falariam por si. São mais de 230 especialistas do Brasil e da América Latina e cerca de 40 atividades todas ao mesmo tempo e agora. São mesas temáticas, conferências, lançamentos de livros inéditos. Todos os temas de políticas culturais estão colocadas aqui na agenda do seminário: patrimônio, culturas afro-brasileiras, educação e cultura, acessibilidade, culturas tradicionais, audiovisual, gastronomia, direitos culturais, enfim, toda a diversidade de temas.”

Vídeo antigo de Marília Mendonça reacende debate sobre guarda do filho Léo

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), coautora e relatora da Lei Aldir Blanc emergencial, criada na época da pandemia para apoiar o setor cultural e também relatora do projeto de lei que resultou na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, pediu para a sociedade brasileira não generalizar o entendimento sobre as emendas parlamentares. Ela destacou que muitas têm propósitos relevantes.

“Cuidem da não despolitização. Não generalizem o Congresso Nacional, não generalizem as emendas como algo ilícito, não generalize a atuação política como algo ruim. A política é decisiva, Não há solução sem política” afirmou.

Jandira Feghali defendeu que o momento atual é muito decisivo para o país afirmar o Ministério da Cultura e novas políticas:

“Regulação do streaming, da nossa produção cultural, de regular as redes, fazer uma regulação ética da inteligência artificial, fazer uma integração mais profunda da cultura, da educação, da comunicação com a ciência e com a economia, porque é desse jeito que a gente faz essa integração poderosa que faz esse país superar as suas dificuldades.”

O XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais começou nesta segunda-feira e segue até sexta-feira (4). “O evento se consolida como espaço estratégico de reflexão, formulação e intercâmbio de propostas para o fortalecimento das políticas culturais no Brasil e no mundo”, informou a organização do encontro.

Além de comemorar os 40 anos do Ministério da Cultura e 50 anos da Funarte, a edição deste ano destaca os 20 anos do Cultura Viva e 10 anos do IberCultura Viva, contando com participação de representantes de diversos países da América Latina e da Espanha, nos debates sobre políticas culturais colaborativas e de base comunitária.

Cedemp sedia formação da Undime sobre alfabetização

Fernanda Niquirilo


Educação e Cidadania

Cerca de 175 profissionais da Educação participaram, na manhã desta segunda-feira (30), de mais uma etapa do Ciclo Formativo 2025 da Undime-SP (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo). O encontro foi realizado no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), em São José dos Campos, e teve como tema central: “Alfabetização, Letramento e Fluência Leitora: caminhos possíveis para o desenvolvimento das competências socioemocionais e para o avanço de índices”.

A formação contou com a presença de dirigentes municipais de educação, gestores escolares, supervisores e técnicos pedagógicos de diversas cidades do Polo Regional da Undime-SP, além de representantes da Secretaria de Educação e Cidadania de São José, anfitriã do evento.

O encontro promoveu ainda troca de experiências, reflexão sobre os desafios da alfabetização na rede pública e o fortalecimento de práticas que garantam o direito de aprender para todas as crianças. A programação foi marcada por momentos de acolhimento, palestra formativa e interação entre os participantes.

Destaques

A condução da palestra ficou por conta do professor Andrei Müzel, curador pedagógico, mestre em Comunicação e Cultura e doutor em Psicanálise. Com vasta experiência em gestão educacional, o especialista abordou de forma dinâmica e inspiradora o papel da fluência leitora como ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem.

“A fluência leitora não pode ser vista como um fim em si mesma. Ela é, na verdade, uma ponte entre o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Formar leitores fluentes é formar cidadãos com mais empatia, mais sensibilidade e maior capacidade crítica”, ressaltou o palestrante.

Durante sua fala, Müzel destacou a importância de integrar metodologias pedagógicas com o fortalecimento das competências socioemocionais para alcançar melhores resultados educacionais.

Com abordagem dinâmica, o especialista Andrei Müzel conduziu a formação com foco em alfabetização, letramento e desenvolvimento emocional | Foto: PMSJC 

Compromisso com a alfabetização

Representando a rede de ensino municipal de São José dos Campos, a supervisora de alfabetização Françoise de Cássia Fernandes reforçou o papel da alfabetização como pilar da educação básica e destacou as ações implementadas pela cidade para garantir o avanço das aprendizagens.

“Discutir alfabetização, letramento e fluência leitora é fundamental no cenário atual da Educação Básica. Esses temas são a base para garantir o direito de aprender das crianças. A fluência leitora, hoje, é um indicador importante para identificar dificuldades e orientar as intervenções pedagógicas”, afirmou.

Françoise explicou que a rede municipal trabalha com um tripé estratégico que envolve:

  • Avaliação contínua com metas claras por meio de indicadores de alfabetização
  • Formação de professores desde a Educação Infantil
  • Programas complementares de alfabetização, leitura e fluência leitora

“Juntos, esses eixos fortalecem a alfabetização, o letramento e a fluência leitora na Educação Básica da rede, alinhados às políticas públicas estadual e nacional, como o Compromisso Criança Alfabetizada”, destacou.

Com auditório cheio, formação da Undime-SP engajou profissionais da educação em reflexões sobre o papel do educador na construção do saber e das emoções | Foto: PMSJC

O evento teve a presença de autoridades regionais, como a secretária de Educação de Monteiro Lobato, Elize Rachel Pires do Carmo, e a secretária de Educação de Jambeiro, Nilde Cristine Pola Baptista, atual coordenadora do Macro 3 da Undime-SP.

O encontro também celebrou a parceria com a Impare, empresa de soluções educacionais que colabora com a Undime na realização do ciclo formativo. Com uma proposta inovadora e humanizada, a Impare atua no desenvolvimento de práticas pedagógicas transformadoras.

A expectativa da Undime-SP é que os próximos encontros mantenham o foco em temas estratégicos para a melhoria da qualidade da educação pública no estado de São Paulo.


MAIS NOTÍCIAS

Educação e Cidadania

IFSP dá sequência à sua jornada de transformação digital – IFSP

Comitiva participa de missão internacional em Washington para avançar em soluções tecnológicas e práticas inovadoras na educação pública

Dando continuidade à jornada iniciada em 2023, com a visita executiva à Arizona State University (ASU), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participou, entre os dias 14 e 19 de junho de 2025, de uma nova missão internacional. A iniciativa foi organizada pela Amazon Web Services (AWS) e pela DNX Brasil, reunindo reitores, pró-reitores e diretores de Tecnologia da Informação de diversos Institutos Federais brasileiros em uma imersão estratégica na cidade de Washington, DC, nos Estados Unidos.

Representaram o IFSP o pró-reitor de Administração, Edmur Frigeri Tonon; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Nogueira Luz; e o diretor de TI, Leonardo Menzani Silva. O principal objetivo da missão foi explorar soluções tecnológicas para desafios da educação pública, conhecer as melhores práticas internacionais e mapear oportunidades de inovação digital para a Rede Federal.

Com uma programação intensa, a missão se destacou por seu formato inovador, baseado em metodologias participativas. As tradicionais palestras foram substituídas por dinâmicas no modelo Voice of the Customer, estudos de caso, sessões práticas e encontros com especialistas. Um dos destaques foi o painel com representantes da Universidad Andres Bello (UNAB), do Chile, que compartilharam sua experiência de modernização em parceria com a AWS. A agenda também incluiu uma visita à Universidade de Georgetown, onde foram debatidas políticas públicas para financiamento da educação, empregabilidade e inovação.

“A missão foi uma oportunidade ímpar para trocarmos experiências, identificarmos gargalos e, principalmente, construirmos soluções em conjunto com outras instituições federais e parceiros globais como a AWS e a DNX Brasil. Acreditamos que a tecnologia, aliada a um planejamento estratégico robusto, é a chave para garantir dignidade e inclusão em nossa rede, temas que reforçamos durante os debates.”

Entre os principais compromissos firmados está o início do processo de avaliação da infraestrutura de TI nos campi do IFSP, utilizando ferramentas como o Migration Evaluator Tool, da AWS, para mapeamento e planejamento tecnológico. Também foi pactuada a adesão do Instituto à Tech Alliance, rede de parcerias voltadas à capacitação técnica e à inserção profissional de estudantes no mercado global.

Para o pró-reitor Bruno Luz, a missão fortaleceu a atuação colaborativa entre instituições da Rede Federal e parceiros estratégicos: “A missão foi uma oportunidade ímpar para trocarmos experiências, identificarmos gargalos e, principalmente, construirmos soluções em conjunto com outras instituições federais e parceiros globais como a AWS e a DNX Brasil. Acreditamos que a tecnologia, aliada a um planejamento estratégico robusto, é a chave para garantir dignidade e inclusão em nossa rede, temas que reforçamos durante os debates.”

Os desdobramentos da missão não se limitam à visita. O IFSP seguirá um plano estratégico de transformação digital com apoio de programas da AWS, como o uso de ambientes seguros e gratuitos para experimentação em Inteligência Artificial Generativa e a simplificação de processos de aquisição de tecnologias.

Uma das primeiras ações concretas será a aplicação de IA na gestão orçamentária institucional, com previsão de início em 1º de julho e término em 15 de agosto de 2025. A iniciativa busca melhorar a previsão de orçamento, análise de gastos e integração de dados financeiros e acadêmicos para o planejamento estratégico.

Além disso, o IFSP e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) estarão à frente da criação dos “Laboratórios de Inovação – Empreendedorismo e Inspiração”, espaços voltados à formação cidadã e ao desenvolvimento de soluções por estudantes.

Outra novidade prevista é a inauguração, em breve, do Centro de Inovação em Tecnologia do IFSP — um dos frutos da missão realizada em 2023 à ASU. A iniciativa será acompanhada do lançamento de editais para prospecção e desenvolvimento de projetos com IA, voltados à solução de problemas e à otimização de rotinas institucionais.

Governo de Mato Grosso do Sul investe em infraestrutura urbana na cidade de Coxim – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O município de Coxim, localizado na região norte do Estado, será contemplado com uma obra de pavimentação asfáltica na Rua 11 de Abril, importante via  de acesso que liga a área central aos bairros da cidade. A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) homologou na sexta-feira (27) o resultado da licitação que garante a execução do projeto de adequação e melhorias na via, com investimento de R$ 1.281.417,67 por parte do Governo do Estado.

Somente esta etapa prevê a implantação de 236 metros de drenagem e a pavimentação asfáltica de uma área de 2.274,33 metros quadrados, beneficiando diretamente moradores e comerciantes da região. A intervenção busca promover mais segurança, conforto e acessibilidade para motoristas e pedestres, além de colaborar com a valorização urbana do entorno.

Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, o investimento reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento regional.

“Estamos empenhados em levar obras estruturantes a todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Essa intervenção em Coxim é mais um exemplo de como a infraestrutura pode melhorar a qualidade de vida, além de estimular o crescimento dos municípios”, afirmou o secretário.

Com mais essa obra, o Governo do Estado reafirma sua política de investimentos em infraestrutura urbana em todas as regiões de MS, com foco em soluções que atendem às realidades locais e contribuem para uma logística mais eficiente e cidades mais preparadas para o futuro.

Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Foto: Arquivo/Chico Ribeiro

Estado do Rio tem postos volantes para ampliar vacinação contra gripe

Por MRNews

Com a finalidade de aumentar a imunização contra a gripe nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, a vacinação volante estará terça-feira (1º) e quarta-feira (2) na Praça Nossa Senhora da Conceição, em Queimados, na Baixada Fluminense. No dia 3, o posto volante estacionará na Praça Garcia e, no dia seguinte (4), na Praça José da Motta Vizeu, ambas em Paraíba do Sul, região do Médio Paraíba.

A campanha anual de imunização contra a gripe começou em abril e, para aumentar a cobertura vacinal, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) tem apoiado os municípios com as unidades móveis.

“Com a chegada da estação mais fria do ano, temos observado um aumento na circulação da gripe. Nossa preocupação tem sido a gravidade desses casos, o que pode ser evitado com a vacinação. Os imunizantes são seguros, não causam efeitos colaterais, e estão disponíveis de graça no SUS [Sistema Único de Saúde]. Por isso, convocamos a população a ir e levar seus familiares para se vacinar”, diz a secretária de Saúde, Claudia Mello. 

Vídeo antigo de Marília Mendonça reacende debate sobre guarda do filho Léo

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Pouca adesão

Há uma semana, a SES fez novo alerta sobre a baixa cobertura vacinal contra a Influenza. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% do público-alvo, mas, no dia 23 deste mês, apenas 25,32% do público-alvo estava protegido contra a doença. Até 18 de junho, foram registradas 9.482 internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 693 óbitos.

A estratégia de vacinação contra a gripe no estado teve início em 2 de abril, com a meta de imunizar em torno de 4,4 milhões de pessoas dos grupos prioritários (crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos).

Até o momento, foram aplicadas cerca de 2,3 milhões de doses, das quais, pouco mais de 1 milhão destinadas ao público prioritário, que é o mais suscetível a desenvolver casos graves.

Calendário 

Dias 1º e 2 de julho, Praça Nossa Senhora da Conceição, em Queimados;

Dólar cai para R$ 5,43 e atinge menor valor desde setembro

Museu Nacional do Rio reabre para exposição sete anos após incêndio

Dia 3, Praça Garcia, s/n, Centro, Paraíba do Sul;

Dia 4, Praça José da Motta Vizeu, Werneck, Paraíba do Sul 

Público-alvo

Apesar de estar liberada para pessoas a partir de 6 meses, o público-alvo da vacinação contra a gripe é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. 

Também fazem parte do público-alvo, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais de segurança e salvamento, das Forças Armadas, e pessoas com deficiências permanentes.

Caminhoneiros, portuários, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e servidores dos Correios, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema penitenciário também fazem parte do grupo a ser imunizado, bem como adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa.

Procon-JP e Ministério Público da Paraíba firmam parceria de cooperação operacional

Nesta terça-feira

Procon-JP e Ministério Público da Paraíba firmam parceria de cooperação operacional


30/06/2025 |
20:00 |
246

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e o Ministério Público da Paraíba, através da 44ª Promotoria de Justiça (Consumidor), firmarão, nesta terça-feira (1º), uma parceria com a finalidade de promover ações que beneficiem o cidadão pessoense, promovendo a interação e integração entre os órgãos do sistema de proteção e defesa do consumidor.

O Instrumento de Articulação Interinstitucional e Cooperação Operacional será assinado pelo secretário de Defesa do Consumidor do Município, Junior Pires, e o promotor de Justiça, Ádrio Nobre Leite. “Agradeço ao promotor Ádrio por mais essa parceria em prol dos pessoenses e, em especial, dos consumidores da Capital. É um momento muito importante para todos nós”, comemora Junior Pires por mais essa parceria com o Ministério Público Estadual.

Ações coordenadas – Para o titular do Procon-JP, a iniciativa visa consolidar a atuação coordenada do Ministério Público e do Procon-JP para um melhor desenvolvimento das atividades em defesa dos consumidores. “O Instrumento prevê o fornecimento de relatórios, trocas de informações e atuações coordenadas entre os órgãos. São parcerias como essas que deixam, a cada dia, o consumidor mais seguro em procurar seus direitos”, ressaltou o secretário.

Emprega CG soma mais de 3 mil atendimentos e reforça presença nos bairros – CGNotícias

A cada 15 minutos, uma nova chance de contratação: programa da Prefeitura aproxima vagas de quem mais precisa.

Com estrutura montada em frente a uma rede atacadista na Coophavila II, a ação do Emprega CG nesta segunda-feira (30) marcou o encerramento do primeiro semestre com 3.250 atendimentos realizados — 60% deles em ações itinerantes. Criado para facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho, o programa da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Funsat, oferece entrevistas, orientações e acesso direto às vagas sem precisar sair da região onde o candidato mora.

Morador do Jardim Centenário, Gabriel Machado, de 19 anos, foi um dos que compareceram à ação. Há seis meses em busca de uma colocação, ele soube da oportunidade pelas redes sociais. “Não podia perder. Moro vizinho da loja onde aconteceu a seleção e tinha muitas vagas. Gostei muito da organização”, relatou.

A jovem Ana Luiza Silva, do Jardim Pênfigo, também de 19 anos, se candidatou à vaga de repositor de mercadorias e destacou a facilidade do acesso. “A chance de trabalhar e ser perto da minha casa me fez vir. Excelente ter uma seleção assim na nossa região”, comentou.

Para o morador do Aero Rancho, Igor Ramos, de 29 anos, a ação foi a oportunidade ideal para tentar um novo rumo profissional. “Vim ao supermercado no dia anterior e soube da seleção. Com tantas vagas, a confiança aumenta. A empresa tem bons benefícios, o que motiva ainda mais”, afirmou.

Do Jardim Colibri II, Josiane Evangelista, de 39 anos, destacou o potencial de crescimento como motivação principal para concorrer à vaga de operadora de caixa. “É uma função importante para a loja. Sei que posso ter reconhecimento e crescer, o que me fez sair de casa hoje”, disse.

Luciene Fonseca, de 44 anos, recém-chegada a Campo Grande, soube da seleção pela TV e conseguiu ser atendida nos minutos finais da ação. “Cheguei no finalzinho, mas deu certo. Estava em busca de emprego e fiquei sabendo das vagas enquanto esperava em outra entrevista. Fiquei muito feliz”, contou. Graças à intermediação da Funsat, ela agora integra o quadro de uma das maiores redes de supermercados do Brasil.

Julho com cinco ações confirmadas:

O Emprega CG já tem cinco edições programadas para o mês de julho, número que pode crescer conforme a demanda de empresas parceiras. Confira o cronograma:

02/07 
Super Quarta na Funsat: das 13h às 16h

03/07 
Parque Ayrton Senna: das 08h às 12h

08/07
CRAS Tiradentes

17/07
Comper Itanhangá

29/07
Estrela do Sul

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 4042-0585, ramal 5841, diretamente com a diretoria de vagas e emprego da Funsat.

Teatro transforma reciclagem em brincadeira para alunos de escola municipal em Nova Iguaçu

Teatro transforma reciclagem em brincadeira para alunos de escola municipal em Nova Iguaçu




A importância da coleta seletiva e do descarte correto de resíduos sólidos foi tema de uma peça teatral com bonecos de fantoche apresentada, nesta quarta-feira (25), para alunos da educação infantil da Escola Municipal Monteiro Lobato, em Nova Iguaçu. A ação faz parte do projeto Protetores Mirins, promovido pela Guarda Municipal Ambiental vinculada a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Delegados, que tem como objetivo envolver estudantes em práticas sustentáveis, estimulando a cidadania e a consciência ecológica desde cedo.

De forma lúdica e divertida, os alunos aprenderam a separar corretamente os resíduos comuns e recicláveis. Os personagens do espetáculo foram inspirados no desenho “Divertida Mente”, da Disney, e conquistaram a atenção das crianças com humor e interatividade.

“O objetivo é ensinar, de maneira leve e envolvente, o valor da reciclagem. Com os fantoches, as crianças se sentem mais próximas da mensagem, participam mais, querem conversar e interagir. Elas aprendem brincando”, explicou Anna Clara Ramos, assessora técnica especializada da Secretaria Municipal de Serviços Delegados e responsável pelo Programa de Coleta Seletiva e Educação Ambiental.

A peça teatral, que contará com apresentações em outras escolas municipais ao longo do ano, também estimula a reutilização de materiais. O cenário do espetáculo foi produzido no Ecoponto, em Austin, com itens recicláveis, como papelão, arame, ferro e barbante.

“Ao ver o cenário feito com materiais reaproveitados, as crianças também aprendem na prática sobre a importância da reutilização”, destacou Anna Clara Ramos

A Guarda Municipal Ambiental também integra o projeto. A agente Grazieli da Silva dos Santos – Chefe de educação ambiental reforça que a educação ambiental pode ultrapassar os muros da escola e transformar os estudantes em multiplicadores do conhecimento em suas próprias casas.

“O Protetores Mirins aborda de forma acessível temas sérios, como o descarte irregular de resíduos, um dos crimes ambientais mais recorrentes na cidade. Ao final das atividades, cada aluno recebe um selo do projeto, simbolizando o compromisso com o meio ambiente”, afirmou Grazieli da Silva.

 

Entre os alunos mais animados com a apresentação estava Denzel Santana, de 6 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista. Ele participou ativamente, entregando para um dos fantoches uma sacola com materiais recicláveis, como copos de plástico e caixa de leite. Sua colega, Yasmin Rodrigues, de 5 anos, também se mostrou empolgada com a atividade.

“Vou ensinar minha mãe a jogar o lixo no lugar certo. Quero ajudar a mudar o planeta”, declarou a menina.

Como parte do projeto, cada sala de aula participante recebeu uma lixeira específica para o descarte correto de resíduos recicláveis e não recicláveis. Os materiais, como garrafas PET, papéis, caixas de leite e achocolatado, serão recolhidos semanalmente, às quartas-feiras, nas escolas pelo caminhão da Coleta Seletiva. Todo resíduo reciclável coletado será destinado à cooperativa de catadores conveniada com a Secretaria de Serviços Delegados.

Assistência Social leva capacitação para organizações sociais no interior de MS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Para fortalecer e capacitar as OSCs (Organizações da Sociedade Civil), a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) leva para o interior os Encontros Regionais do Terceiro Setor. Na quinta (26) e sexta-feira (27), o destino foi Ponta Porã.

“As organizações sociais estão onde o poder público não chega. Nós orientamos como eles devem executar o recurso que a gente coloca, para que eles não façam de forma errônea porque, às vezes, na ânsia de fazer a aquisição ou executar o projeto que já tem, ele acaba cometendo erros que depois, futuramente, causam problemas na prestação de contas. É obrigação do governo capacitar organizações, todas que recebem recursos públicos, para que executem da melhor maneira possível”, explica o superintendente do Terceiro Setor, José Henrique de Andrea Denis.

Os objetivos são capacitar as OSCs em gestão, sustentabilidade e boas práticas, fortalecer a rede de Organizações da Sociedade Civil e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas, de forma a ampliar o alcance e impacto dos projetos desenvolvidos, melhorar a qualidade dos serviços prestados às comunidades locais e fortalecer a governança, a gestão e a transparência do Terceiro Setor.

Conforme Elisangela Benitez Echeverria Barros, da Ascar (Ação Social Cristã Anjos de Resgate), o trabalho de orientação aproxima o governo das entidades. “A Ascar trabalha com crianças e adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. Nós atuamos desde 2014 no município de Ponta Porã e essa capacitação é importante para a gente não errar quando vai captar esses recursos. Ela vem para fortalecer, para a gente não errar”.

Presidente do Instituto Restauração de Vidas, Patrícia Beatriz Bogado, também ressalta a importância do encontro regional.

“O Instituto Restauração de Vida é uma casa que acolhe mulheres, vítimas de violência e famílias em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas dos seus filhos. Nós atuamos desde 2010 com parcerias com o município e com a sociedade civil organizada. Para nós, a capacitação tem uma grande importância no projeto social, nas OSCs, nas organizações não-governamentais, pelo conhecimento que nós adquirimos e uma aproximação do Estado com o município”, resume.

R$ 15 milhões

Neste ano, a Sead publicou edital de chamamento público no valor de R$ 15 milhões para selecionar propostas de OSCs, sendo que este sábado (28) é o último dia de inscrições das entidades interessadas. Os recursos são provenientes do orçamento estadual e do Feinad (Fundo Estadual para a Infância e Adolescência).

A ação financia iniciativas que promovam a melhoria da qualidade de vida de populações em situação de vulnerabilidade, incluindo vítimas de violência, pessoas em situação de rua, indígenas, LGBTQIA+, idosos e dependentes químicos.

Serão contemplados projetos em três áreas: Criança e Adolescente (R$ 6 milhões), Direitos Humanos (R$ 4,35 milhões) e Assistência Social (R$ 4,65 milhões). Entre os eixos prioritários estão enfrentamento à violência infantil, inclusão digital, combate ao trabalho infantil e qualificação profissional para jovens.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead
Fotos: Laucymara Ayala Ajala