Quenianos e brasileiros da elite elevam nível da 5ª edição da Maratona Internacional de João Pessoa
A ‘Prova Mais Arretada do Brasil’ chega a sua 5ª edição no próximo fim de semana com um atrativo que já virou tradição. Como toda maratona que se preze, contará mais uma vez com a presença de corredores quenianos — conhecidos por dominarem as provas de longa distância ao redor do mundo. A competição, já consolidada como uma das principais do Brasil, terá largadas nos dias 2 e 3 de agosto, com percursos que passam pelos principais pontos turísticos da capital paraibana.
Entre os nomes confirmados pela organização, o destaque vai para Isaac Kipkoech Maiyo, inscrito na prova principal. No início deste mês, ele foi o campeão da Meia Maratona de Uberaba. Nos 21 quilômetros, o nome a ser observado é Nathan Kipngetich, também do Quênia, reforçando o peso internacional da disputa. Já entre as mulheres, quem representa a nação africana é Ruth Kiprono, inscrita na maratona, completando o trio de atletas quenianos na competição.
A prova também contará com excelentes atletas brasileiros de meio-fundo e fundo. Destaque para três representantes nacionais, todos pernambucanos. O primeiro é Cícero Evandro Ferreira, de Petrolina, que foi terceiro colocado no ano passado e tem como melhor marca nos 42,195 quilômetros o tempo de 2h23min, conquistado na Maratona de Sevilha (Espanha), em 2023.
Quem também desembarca em João Pessoa e chega como um dos cotados ao pódio é o atleta de Garanhuns, Jair José da Silva, vice-campeão da Maratona Internacional de João Pessoa (MIJP) em 2023.
Na maratona feminina, a atleta de Igarassu, Mary Emmanuella da Costa Oliveira, é outro nome que merece atenção. Ela foi vice-campeã da prova em 2022, com o tempo de 3h11min, e está novamente entre as inscritas para a distância completa de 42 km.
As inscrições seguem abertas no último lote, pelo site maratonainternacionaldejoaopessoa.com. A competição será dividida em dois dias: no sábado (2), acontecem as provas de 10 km e meia maratona (21 km), com largada às 16h30. No domingo (3), os corredores participam da prova de 5 km e da tradicional maratona de 42 km — o maior desafio do evento. A largada da maior distância será às 4h30, enquanto a prova dos 5 km começa às 6h.
Desafios combinados – Uma das novidades desta edição são os desafios combinados, que oferecem ao atleta a chance de correr em dois dias diferentes:
Desafio 63km (meia + maratona)
Desafio 52km (10km + maratona)
Desafio 26km (meia + 5km)
Desafio 15km (10km + 5km)