Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Por MRNews

O novo boletim semanal InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (31), aponta que o número de casos de vírus sincicial respiratório (VSR) e de Influenza A está em queda na maioria dos estados do país.

No entanto, o boletim mostra também um aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças pequenas associados ao vírus sincicial respiratório (VSR) nos estados do Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte, além de uma retomada do crescimento no Rio Grande do Sul. No cenário nacional, os casos associados ao VSR e à influenza A continuam em queda na maior parte do país.

O boletim da Fiocruz mostra que nacionalmente os casos de SRAG apresentam sinal de queda nas tendências de curto e de longo prazo. Este cenário reflete a queda nas hospitalizações por influenza A e VSR na maior parte do país. Em relação à covid-19, os casos graves seguem em baixa.

Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro

Secretaria do Consumidor vai fiscalizar preços do gás natural

Apesar disso, no Ceará o cenário é diferente, já que houve aumento do número de casos de SRAG.

A pesquisadora do InfoGRipe, Tatiana Portella, avalia que, mesmo com a tendência de queda, ainda se verifica um número alto de casos de SRAG em crianças e idosos nas últimas semanas.

“Por isso, é importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a covid-19 e a influenza, já que essa é a principal forma de prevenção contra os casos graves”, recomenda.

Capitais

Nesta atualização, apenas 2 das 27 capitais apresentam nível de SRAG em alerta, risco ou alto risco nas últimas duas semanas: Campo Grande (MS) e Vitoria (ES).

Caso Mariana: escritório londrino processa mineradoras por conspiração

Volta por Cima em Vale Tudo; novo personagem promete transformar a vida de Heleninha

Nas 4 últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 17,4% de influenza A, 1,5% de influenza B, 47,7% de vírus sincicial respiratório, 31% de rinovírus e 4% de Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus foi de 57,6% de influenza A, 2,6% de influenza B, 17,7% de vírus sincicial respiratório, 15,3% de rinovírus e 6,4% de Sars-CoV-2 (Covid-19).

Agência Minas Gerais | Acordo de Brumadinho: Governo de Minas e instituições de Justiça inauguram duas novas Unidades Básicas de Saúde em São Joaquim de Bicas

O Governo de Minas e as instituições de Justiça compromitentes do Acordo de Brumadinho entregaram duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Foram investidos R$ 10,3 milhões, com recursos provenientes do Acordo de Reparação, para as novas UBS, escolhidas pela população da cidade como prioritárias em consulta popular. As unidades atenderão os moradores dos bairros Casa Grande e Primavera, descentralizando e fortalecendo a atenção primária, reorganizando o fluxo da demanda do sistema público de saúde do município.

Durante a inauguração, nessa quarta-feira (31/7), o secretário-adjunto de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Matias, destacou que obras como as UBS simbolizam o respeito com que é necessário tratar a população da região. “As duas unidades têm qualidade, salas climatizadas, farmácia, sala de vacinação, consultório odontológico com raio-x. Não é qualquer lugar que tem um padrão como esse”.

 








 
 
   
   


A construção das UBSs foi executada pela prefeitura de São Joaquim de Bicas, com recursos repassados pela Vale à administração municipal, a partir de decisão das instituições públicas signatárias do Acordo. As obras tiveram conclusão antecipada, com duração de cerca de 24 meses.

“Os moradores tiveram paciência de usar um lugar alugado durante um tempo e agora estamos proporcionando asfalto e um local adequado para os atendimentos de saúde da comunidade”, apontou o prefeito de São Joaquim de Bicas, Mateus Resende. “Infelizmente, são recursos de uma tragédia, mas que estamos aplicando da melhor forma possível, para atender o maior número de pessoas no município”, concluiu.

Acordo de Reparação

As novas UBS fazem parte das ações previstas no Acordo de Reparação, assinado em 4/2/2021 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e a Vale S.A.

As iniciativas foram escolhidas por meio da Consulta Popular, realizada em 2021 nos municípios atingidos pelo rompimento das barragens. Em São Joaquim de Bicas, os compromitentes definiram 26 projetos, dos quais quatro já foram concluídos.

Outros 16 projetos seguem em execução, um está em definição de viabilidade técnico-financeira e outros cinco foram apresentados pela Prefeitura de São Joaquim de Bicas, no âmbito da universalização do saneamento básico, aguardando análise técnica do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

“Somos responsáveis por transformar aquele processo judicial em medidas concretas em favor da sociedade. O dinheiro público está sendo aplicado aqui, com respeito e economicidade, o que é muito importante”, destacou o defensor público Felipe Soledade.

O rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em 25/1/2019, causou 272 mortes e impactos severos na Bacia do Paraopeba, provocando danos sociais, econômicos e ambientais.

“Eu estou feliz porque estou vendo a alegria no olhar da população, dá para perceber o tanto que essa UBS vai fazer a diferença aqui”, disse a presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atendidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), Nayara Porto.

 








 
 
   
   

 

Secretaria do Consumidor vai fiscalizar preços do gás natural

Por MRNews

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous informou hoje (31) que notificou as distribuidoras de gás natural canalizado e gás natural veicular, o GNV, para que elas expliquem os preços cobrados dos consumidores. A notificação foi feita depois de a Petrobras anunciar uma redução de 14% no preço da molécula de gás fornecida às distribuidoras. A redução começa a valer a partir de amanhã (1º).

Damous afirmou durante entrevista à Voz do Brasil, que apesar da redução no preço médio da molécula ter sido de cerca de 32%, desde 2022, o repasse médio ao consumidor tem variado de 1% a 4%. 

“Decidimos notificar as distribuidoras para que elas expliquem essa situação. A Petrobrás reduziu em 14% os preços e, praticamente, elas vão manter o preço dos que os consumidores já pagam “, disse.

Caso Mariana: escritório londrino processa mineradoras por conspiração

Volta por Cima em Vale Tudo; novo personagem promete transformar a vida de Heleninha

O secretário quer que as empresas expliquem porque o percentual de redução está em um patamar tão ínfimo para os consumidores. Caso a resposta não seja satisfatória, o governo estuda aplicar sanções.

“Se ficar configurado para nós que elas estão praticando preços abusivos, que elas estão aumentando a margem de lucro às custas do consumidor final, vamos instaurar processo administrativo sancionador”, advertiu Damous.

O secretário disse ainda que os consumidores podem auxiliar, fazendo denúncias aos Procons e também denunciando nos canais da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP, também foi notificada para colaborar com dados técnicos.

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Professora deixa conferência após ser impedida de usar pronome neutro

Foram notificadas a Companhia de Gás de São Paulo, a Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, a Companhia de Gás de Santa Catarina, a Companhia Paraense de Gás, a Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul, a Gás Brasiliano Distribuidora S.A., a Sinergás GNV do Brasil Ltda., a Eco Comercializadora de GNV S.A., a GNV Anel Ltda., Gás Natural Açu S.A. e a Golar Power Brasil Participações S.A.

Cartão Jaé será obrigatório nos transportes municipais a partir deste sábado (02/08) – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Passageiros devem utilizar o Jaé em ônibus, BRT, VLT, vans legalizadas e em integrações com o metrô. Arte: Divulgação/Prefeitura

A partir de sábado (02/08), o uso do cartão Jaé passa a ser obrigatório para embarque em ônibus municipais, BRT, VLT e vans legalizadas. Nesta quinta-feira (31/07), o prefeito Eduardo Paes, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram no Centro de Operações e Resiliência (COR) os dados mais recentes sobre o novo sistema de bilhetagem.

 

Já são mais de 3,3 milhões de cadastros no Jaé. Em julho, 22 milhões de viagens foram registradas. Hoje, o número de embarques, por dia, com o cartão é de 1,1 milhão.

 

– Chegamos ao grande dia. Foi um caminho árduo, longo e desafiador, mas hoje podemos reafirmar que é plenamente possível manter a data de 2 de agosto para o início da exclusividade do Jaé nos transportes municipais. É uma transformação muito importante para a cidade, para o sistema de transporte e, especialmente, para a população mais pobre que depende do transporte público – declarou Eduardo Paes.

 

Para o uso do vale-transporte, foram cadastrados 956.771 trabalhadores. O valor total de recarga em julho para o vale-transporte foi de R$ 125.106.142,52. Em comparação com o mês de junho, a solicitação de vale-transporte teve um crescimento de 672%.

 

Até o momento, 1,37 milhão de cartões físicos foram entregues nas lojas e enviados ao domicílio dos solicitantes. Mais de 161 mil cartões estão nas lojas para serem retirados e estão em produção 38.254 cartões.

 

– O carioca atendeu aos nossos apelos e se organizou, alcançando 96% dos usuários de vale-transporte já recarregando o Jaé e mais de 400 mil gratuidades cadastradas. Nosso pedido, especialmente aos idosos, é que evitem ir aos postos nesta sexta-feira, véspera da operação exclusiva do Jaé na cidade do Rio, a menos que seja necessário. É fundamental lembrar que qualquer idoso pode usar o transporte público apresentando apenas a identidade – destacou Eduardo Cavaliere.

O sistema BRT conta com bilheterias exclusivas para o cartão Jaé, presentes em 100 estações e totalizando 114 pontos de venda. Nesses locais, o passageiro pode adquirir o cartão e realizar recargas em dinheiro, ampliando as opções de atendimento e facilitando o acesso ao novo sistema de bilhetagem.

 

As integrações do Bilhete Único Carioca (BUC) pela tarifa de R$ 4,70 só serão válidas com o Jaé. O benefício contempla até três integrações em até três horas quando houver uso do BRT, e até duas integrações nos demais modais — ônibus municipais, VLT e vans — nas demais viagens.

 

– Tivemos um crescimento muito expressivo no último mês, o que nos deixa confiantes na consistência do sistema. O recado mais importante agora, com a proximidade do marco de 2 de agosto, é para as empresas e seus departamentos de RH: procurem o Jaé e façam o cadastro pelo site ou telefone. Sabemos que houve um volume grande de registros, mas ainda há um número residual de empresas que não realizaram a recarga para seus funcionários. É fundamental que isso seja feito hoje (31/07) ou amanhã (01/08) – disse a secretária Maína Celidonio.

 

Com a instalação dos validadores do Jaé nas estações do Metrô, os passageiros que utilizam a integração com os modais municipais vão poder usar o novo sistema de bilhetagem a partir deste sábado (2/8).  Esses validadores serão destinados exclusivamente ao público pagante do Jaé, com uso dos cartões preto e verde. As gratuidades do Jaé não serão aceitas no metrô. Portanto, apenas os cartões verde e preto serão válidos para uso.

 

Metrô + linhas que substituem o Metrô na Superfície:

Linhas: 309, 538, 539, 548, 583, 584

 

Metrô + ônibus municipais:

Linhas: 133, 209, 513, 603, 608, 611, 614, 616 e 913

 

Metrô + vans:

Linhas: 2101 (via Av. Niemeyer) e 2102 (via Rocinha)

 

Metrô + BRT:

Integrações disponíveis nas estações Jardim Oceânico (Barra) e Vicente de Carvalho (Zona Norte)

 

Os usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e da Tarifa Social continuarão utilizando o cartão Riocard, que é o único meio para garantir os benefícios estaduais — como a tarifa reduzida de R$ 5 no metrô. Esses passageiros devem embarcar utilizando os validadores do Riocard tanto nos transportes intermunicipais quanto municipais.

 

Rede de atendimento reforçada

Para facilitar a adaptação ao novo sistema, a Prefeitura ampliou e reforçou a rede de atendimento presencial. Os 19 postos espalhados pela cidade funcionam das 7h às 19h, de segunda a sábado. Seis deles operam como Super Postos, com capacidade ampliada de atendimento: Clube do Servidor Municipal (Cidade Nova), Nave do Conhecimento (Engenho de Dentro), Centro Esportivo Miécimo da Silva (Campo Grande), Vila Olímpica de Deodoro, Planetário da Gávea e Clube Recreativo Português (Taquara).

 

A recomendação, no entanto, é que os usuários priorizem o uso da plataforma digital. Com o cadastro realizado pelo aplicativo, já é possível utilizar o Jaé por meio do QR Code gerado. Usuários com 65 anos ou mais têm isenção da taxa de R$ 7,95 para a entrega do cartão físico em casa, caso façam essa opção.

 

Como Adquirir o Jaé

 Contratação do Jaé pelas empresas

A aquisição do cartão Jaé para funcionários que utilizam vale-transporte deve ser feita diretamente pelas empresas empregadoras. O processo é realizado de forma totalmente on-line, por meio da plataforma jae.com.br/empresas. Nela, o RH ou o gestor da empresa pode cadastrar os colaboradores e gerenciar o benefício.

 

Público em geral

Pode baixar o aplicativo na loja virtual do seu celular, seguir as instruções para cadastro e já começar a utilizar o Jaé de forma virtual no próprio celular. Ao se cadastrar, poderá solicitar o cartão físico, de cor preta, de forma gratuita. É possível receber o cartão em casa, pagando uma taxa de R$ 7,95. Outra opção é ir a uma das lojas de atendimento.

 

É possível também adquirir o cartão nas Máquinas de Autoatendimento, localizadas nas estações do BRT e nos terminais, e garantir o cartão avulso, que é um cartão verde. Este cartão não poderá ser associado à sua conta no aplicativo.

 

Bilhete Único Intermunicipal

Para o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), o cartão Riocard continuará sendo utilizado nos modos de transporte municipais, em seus próprios validadores, exclusivamente por quem tem acesso ao benefício. Para deslocamentos que não envolvem integração e que exigem um pagamento separado, será necessário utilizar dois cartões: o Riocard para os modais estaduais e o Jaé para o sistema municipal.

 

Postos de atendimento do Jaé

 

Super Postos de Atendimento

 

Clube Recreativo Português Jacarepaguá – R. Ariapó, 50 – Taquara

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Planetário – R. Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Demais postos de atendimento

 

Botafogo – Rua Dona Mariana, 48

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova

Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h(exceto feriados)

 

Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h(atendimento apenas ao público geral)

 

Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h(exclusivo para gratuidades)

 

Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

 

Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380

Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Categoria:

  • 31 de julho de 2025
  • Marcações: BRT Jaé ônibus municipais VLT

    Base Móvel da GCM estará na região central a partir desta sexta-feira – CGNotícias

    A partir desta sexta-feira, 1º de agosto, a região central de Campo Grande passa a contar com reforço na segurança pública com a instalação da Base Móvel da Guarda Civil Metropolitana (GCM), na Morada dos Baís. A iniciativa marca o lançamento da operação Campo Grande Mais Segura, que reúne ações integradas da GCM com a Polícia Militar e Polícia Civil para intensificar o patrulhamento e garantir mais proteção à população, especialmente nos pontos de maior vulnerabilidade social.

    A Base permanecerá no Centro por 30 dias consecutivos, oferecendo uma presença ostensiva e estratégica das forças de segurança. Totalmente equipada, a unidade móvel atua com ônibus operacional, viaturas, motocicletas e equipes especializadas, como a Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental e equipe de Trânsito da GCM.

    Segundo o secretário municipal de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Anderson Gonzaga, a ação é uma diretriz da gestão municipal para fortalecer a presença da Guarda nas ruas e atuar de forma conjunta com as demais forças de segurança.

    “Campo Grande Mais Segura é uma operação contínua e estratégica, com foco na prevenção, abordagem qualificada e atuação integrada. Vamos circular por todas as regiões da cidade, promovendo mais tranquilidade para a população”, destacou.

    Entre os principais serviços realizados estão a Operação Saturação, que tem como foco a redução da criminalidade por meio de patrulhamento preventivo, repressivo e abordagens estratégicas; e a Operação Ferro Velho, voltada à fiscalização de locais com comércio irregular de materiais, especialmente fios de cobre, alvo frequente de furtos.

    Além disso, a equipe também desenvolve Operações Cerol, ações de conscientização e fiscalização no uso de linhas com material cortante, e atua diretamente na prevenção à violência doméstica, com atendimento especializado da Patrulha Maria da Penha.

    Nas últimas semanas, a Base Móvel esteve nas regiões do Prosa e Lagoa, nos bairros Mata do Jacinto e Vila Fernanda, onde foram realizadas 12 operações, com 696 abordagens, 497 veículos fiscalizados, 4 ações em ferros-velhos e 4 Operações Cerol.

    A operação Campo Grande Mais Segura vai percorrer as sete regiões urbanas da Capital, ampliando a sensação de segurança e fortalecendo a atuação da Guarda Civil Metropolitana como força preventiva e comunitária.

    Prefeitura de Sorocaba leva serviços da Assistência Social aos moradores do Éden – Agência de Notícias



    31 de julho de 2025

    18:40

    Por: Mariana Campos

    Fotos: Secid

    Atendendo à solicitação da Associação de Moradores do Éden, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizou, nesta quinta-feira (31), das 8h às 12h, uma ação descentralizada com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cajuru, na sede da associação.

    A iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso da população que reside em áreas mais distantes aos serviços prestados pelo Cras Cajuru. Lá, foram ofertados orientações, serviços, programas, benefícios sociais e atendimentos relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico).

    Foram realizados 63 atendimentos no local, demonstrando a relevância da iniciativa para garantir os direitos socioassistenciais da população e fortalecer a presença da política de Assistência Social nos territórios. A ação contou também com a participação do Cras Móvel, a nova unidade móvel da Prefeitura de Sorocaba, ampliando o alcance da ação.

    A Secretaria da Cidadania está sempre à disposição da população. O endereço é Rua Santa Cruz, 116, no Centro. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-6900.

    Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

    Por MRNews

    A Câmara dos Deputados declarou a perda de mandato de sete deputados federais. A medida atende decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que alterou a interpretação da regra sobre a distribuição das chamadas sobras eleitorais nas eleições proporcionais.

    A Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas. Na mesma publicação, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou os novos deputados, já diplomados, para a posse como titular.

    Perderam mandatos deputados federais do Amapá, Distrito Federal, de Rondônia e do Tocantins. São eles: Gilvan Máximo (Republicanos-DF); Augusto Puppio (MDB-AP); Lebrão (União-RO); Lázaro Botelho (PP-TO); Professora Goreth (PDT-AP); Silvia Waiãpi (PL-AP) e Sonize Barbosa (PL-AP).

    Professora deixa conferência após ser impedida de usar pronome neutro

    Feminicídios crescem em SP no 1º semestre, revela Segurança Pública

    Foram convocados para tomar posse: Professora Marcivânia (PcdoB-AP); Paulo Lemos (PSOL-AP); André Abdon (Progressistas-AP); Aline Gurgel (Republicanos-AP); Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); Rafael Bento (Podemos-RO) e Tiago Dimas (Podemos-TO).

    Sobras eleitorais

    Pelas regras eleitorais, inicialmente só podem disputar cadeiras na Câmara partidos que alcançarem pelo menos 80% do quociente eleitoral. Além disso, o candidato precisa obter, individualmente, votos que correspondam a, no mínimo, 10%, desse quociente.

    As “sobras” das cadeiras são divididas em uma segunda rodada, na qual, além de o partido precisar alcançar os 80% do quociente eleitoral, o candidato deve obter 20% desse quociente. O aumento no percentual fez surgir uma terceira rodada para preencher as vagas restantes.

    Pela interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na terceira distribuição, as vagas remanescentes caberiam apenas aos partidos que obtiveram 80% do quociente eleitoral, entendimento que foi derrubado pelo STF, que entendeu que todos os partidos que concorreram ao pleito poderiam disputar as cadeiras restantes.

    Caso Pedrinho; avó faz desabafo comovente e levanta suspeitas contra o genro

    Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas

    A decisão alterou a distribuição de vagas entre os partidos e, consequentemente, a relação de eleitos. Além disso, a decisão da corte afeta também a composição das assembleias legislativas.

    *Com informações da Agência Câmara

    Governo de MS entrega 427 novos policiais militares – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

    A sociedade sul-mato-grossense celebra um importante reforço em sua segurança pública com a formatura de 427 novos soldados da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), uma das maiores turmas já concluídas na história do Estado. Os formandos integram o 38º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e participaram da cerimônia oficial nesta quinta-feira (31), no Comando-Geral da PMMS, com a presença do governador Eduardo Riedel, homenageado ao dar nome à turma.

    Familiares lotaram o pátio da corporação e vibraram com a entrada dos 291 homens e 136 mulheres que agora integram a força policial militar do Estado. Prontos para atuar na capital e no interior, os novos soldados reforçarão o policiamento ostensivo e contribuirão diretamente para a manutenção da ordem pública em um território que ultrapassa os 358 mil quilômetros quadrados e compreende uma faixa de fronteira de 1.517 km — sendo 1.131 km com o Paraguai e 386 km com a Bolívia.

    “A formação desses novos policiais só foi possível graças ao apoio dos familiares. Hoje, os formandos assumem uma grande responsabilidade diante de nosso Estado. Tenho absoluta convicção de que o crescimento econômico do Mato Grosso do Sul é sustentado por um ambiente de ordem e segurança”, destacou o governador Riedel.

    Ele também frisou que a segurança pública é um dos principais fatores avaliados por grandes investidores. “Ninguém aplica capital em locais marcados pela desordem. Onde há ameaça, está a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, atuando com firmeza e compromisso. O uniforme azul-petróleo que vestem exige conduta, disciplina e consciência da missão que o Estado espera de vocês. Em cada formatura, confesso, me emociono. Porque o mais precioso que temos na nossa Polícia Militar são vocês, os profissionais. Viaturas, coletes balísticos e equipamentos são fundamentais, mas nada supera o valor humano de quem está preparado para servir.”

    O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, também ressaltou o investimento do Governo do Estado nos últimos três anos e a valorização dos profissionais da segurança. “A formatura desses 427 policiais representa mais do que um reforço no efetivo, simboliza o reconhecimento e a valorização do servidor da segurança pública, promovida pela gestão do governador Eduardo Riedel. Somando a esse grupo os bombeiros militares, os temporários em processo seletivo, os policiais civis – com concursos autorizados para 300 investigadores e 100 escrivães – e os 70 novos socioeducadores, entregaremos mais de 1.800 novos servidores à segurança pública. E para que todos possam atuar com excelência, o governador já autorizou a aquisição de 460 novas viaturas. Isso é valorização. Isso é transformar o Mato Grosso do Sul em uma referência nacional.”

    Entre 2023 e 2025, mais de R$ 91 milhões foram aplicados na modernização e estruturação da PMMS. Os investimentos incluem aquisição de bens móveis, armamentos, viaturas e obras de infraestrutura. Destacam-se a construção do Batalhão da Polícia Militar de Chapadão do Sul, com 80,2% de execução, e as bases da Polícia Militar Rodoviária Estadual em Ipezal (Angélica) e Maracaju,, ambas já concluídas.

    O comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, falou da missão que os novos soldados assumem. “Agora vocês carregam o símbolo da Polícia Militar e, com ele, o compromisso de servir com responsabilidade e dedicação. Venceram, persistiram e hoje envergam essa farda com honra. Estão prontos para servir à sociedade sul-mato-grossense.”

    Durante a cerimônia, os três primeiros colocados receberam suas divisas de honra: a soldado Luana Cristina Avelino, de Dourados (1º lugar), a soldado Alexsandra Carolina Guimarães de Oliveira, de Aquidauana (2º) e o soldado Douglas Soares Regini, de Ponta Porã (3º). Os demais formandos receberam suas insígnias das mãos de padrinhos e familiares, em um momento de grande emoção.

    Em nome da turma, o soldado Albert Natan de Oliveira Medeiros, do Polo de Coxim, discursou com gratidão. “Não há como conter a emoção ao olhar para cada rosto aqui presente e lembrar da jornada que percorremos juntos. Meses atrás, éramos apenas candidatos, cheios de esperança e incertezas. Hoje, somos soldados formados, prontos para servir com honra, coragem e lealdade.”

    O curso foi conduzido pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CEFAP), com início em 7 de outubro de 2024 e término em 5 de agosto de 2025. Ao longo dos dez meses, os alunos foram submetidos a uma formação intensiva teórica e prática, com 1.554 horas-aula. A grade incluiu disciplinas como Criminologia Aplicada à Segurança Pública, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Penal e Administrativo, além de Educação Física Militar, Atendimento Pré-Hospitalar, Psicologia voltada à saúde mental e Policiamento de Choque. Estágios supervisionados complementaram o aprendizado, consolidando o preparo técnico e emocional dos novos policiais.

    Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
    Fotos: Saul Schramm

     

    Prefeitura apresenta plano de ação para o show de Roberto Carlos em comemoração aos 440 anos da Capital

    O show do rei Roberto Carlos promete ser um marco nas celebrações dos 440 anos de João Pessoa e deve reunir milhares de fãs em um evento gratuito, seguro, acessível e sustentável. Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (31), a Prefeitura de João Pessoa detalhou toda a logística e infraestrutura para o espetáculo que acontece no próximo dia 5 de agosto. O evento, que será realizado no Busto de Tamandaré, contará com uma operação robusta de segurança, mobilidade urbana, saúde, limpeza, acessibilidade e sustentabilidade.

    O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, destacou que o evento será uma grande celebração pública, com uma arena de 70 mil metros quadrados montada especialmente para garantir conforto e acessibilidade ao público. Já a área privada, onde ficarão os camarotes e similares, será de 6.900 metros quadrados.

    “Estamos preparando tudo para um evento grandioso, com estrutura adequada para receber todos com segurança e acessibilidade. Teremos uma área reservada para cadeirantes e estamos inovando com o projeto de sustentabilidade ‘Recicla João Pessoa’, envolvendo cooperativas de catadores que farão a coleta seletiva dos resíduos gerados”, afirmou.

    Parceria público-privada – O show de Roberto Carlos será promovido através de uma parceria público-privada com a Medow Entretenimento e Cultura. O investimento da Funjope será de R$ 1 milhão e a iniciativa privada investe mais R$ 2 milhões. O diretor da Medow, Jomário Souto, ressaltou a emoção e a responsabilidade de promover o show de Roberto Carlos.

    “É uma honra participar da comemoração dos 440 anos de João Pessoa com um artista que representa tanto para o Brasil. Será um show único, histórico, e preparado com todo carinho para o povo paraibano”, ressaltou.

    Mobilidade Urbana – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também apresentou um plano de operação especial, que contará com 100 agentes distribuídos em três turnos, 10 viaturas, 25 motocicletas e 6 bicicletas. A partir das 5h da manhã do dia do evento, ruas como José Augusto Trindade, Antônio Lira e Índio Arabutan terão o estacionamento proibido. Já a partir das 17h, essas vias estarão bloqueadas para circulação de veículos, funcionando apenas como rotas de emergência e apoio ao evento.

    Além disso, a Semob-JP garantirá o reforço no transporte público, com linhas operando até o fim do evento, pontos específicos para embarque e desembarque de vans, ônibus de caravana e veículos de aplicativo. O Centro de Operação de Trânsito e Transportes (COTT) estará em funcionamento com monitoramento por câmeras e atendimento pelo WhatsApp (98760-2134).

    Segurança reforçada – O esquema de segurança contará com o trabalho integrado da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Polícia Científica. Estão mobilizados cerca de 400 policiais, além de 100 agentes da Guarda Civil, drones de videomonitoramento, viaturas, motos e um ônibus. Câmeras de reconhecimento facial serão utilizadas em pontos estratégicos. Também haverá delegacia móvel, equipes de flagrante e patrulhamento especializado, incluindo atenção a vulneráveis e monitoramento de pessoas com tornozeleiras.

    Saúde e atendimentos de emergência – Para garantir o atendimento em casos de emergência, 29 profissionais do Samu-JP estarão atuando no local, com suporte de 2 ambulâncias de Suporte Avançado (USA), 2 de Suporte Básico (USB), 4 motolâncias, 1 Veículo de Intervenção Rápida (VIR) e pontos estratégicos de atendimento na Avenida Cabo Branco e no Busto de Tamandaré.

    Sustentabilidade e limpeza – A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) mobilizou 300 agentes para varrição e coleta de resíduos, além de 3 caminhões compactadores, 1 varredora mecanizada e 1 saneadora de areia. O projeto ‘Recicla João Pessoa’, em parceria com a Semam e o Ministério Público da Paraíba, contará com 70 agentes de coleta seletiva e seis Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Três associações de catadores participarão da separação e triagem dos resíduos recicláveis.

    Comércio e estrutura – Mais de 220 ambulantes cadastrados atuarão no entorno do Busto de Tamandaré, em áreas organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A infraestrutura do palco será a mesma utilizada no Festival Forró Verão, garantindo qualidade técnica e estética ao evento.

    Turismo e adesivos de acesso – A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur-JP) realizará a distribuição de adesivos de ‘Trânsito Livre’ para moradores e estabelecimentos localizados na área do evento. A entrega ocorrerá entre os dias 1º e 5 de agosto em pontos fixos e móveis, mediante apresentação de documento de identidade, comprovante de residência e documentação do veículo. Cada residência terá direito a um adesivo, que deverá ser fixado no para-brisa do veículo.

    Integração – Estiveram presentes na coletiva, autoridades de diversas pastas da gestão municipal, reforçando o compromisso conjunto com a realização do evento. Entre elas, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti; o secretário de Turismo Vitor Hugo e o executivo, Daniel Rodrigues; além do secretário de Comunicação Janildo Silva e a secretária executiva Nena Martins.

    Também participaram o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Vitor Freire; o superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Marcílio do HBE; o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, acompanhado do executivo Igor Moraes; o tenente-coronel Bruno, comandante do Batalhão de Turismo da PM, dentre outras autoridades.

    Inscrições para desfile cívico de Campo Grande seguem até 15/08 – CGNotícias

    A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Executiva de Cultura (Secult), abriu as inscrições para o Desfile Cívico-Militar em celebração aos 126 anos da capital sul-mato-grossense, que acontece no dia 26 de agosto.

    As entidades interessadas em participar devem enviar solicitação até o dia 15 de agosto, pelo e-mail desfile.secult@gmail.com. Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (67) 4042-1313, ramal 4321.

    O evento acontecerá na manhã do dia 26, na rua 13 de maio, reunindo escolas, instituições civis e militares, organizações culturais, entidades da sociedade civil e demais representantes da comunidade. A programação celebra a história e identidade de Campo Grande, com destaque para os valores cívicos e culturais que marcam a trajetória da cidade.

    Na edição anterior, realizada em 2024, o desfile comemorou os 125 anos de Campo Grande e superou o frio de 7ºC para reunir mais de 54 instituições. O público pôde acompanhar apresentações com faixas, coreografias, fanfarras e trajes típicos, reunindo cerca de 20 mil pessoas, entre participantes, espectadores e equipes envolvidas.

    Para este ano, a expectativa da Prefeitura é ampliar ainda mais o número de participantes e realizar uma celebração à altura da história, diversidade e espírito de pertencimento que caracterizam a “Cidade Morena”.