eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Secretaria de Educação encerra Olimpíada e Paralimpíada Escolares Municipal com entrega de troféus e medalhas

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise), realizou nesta terça-feira (26) a premiação dos mais de 400 alunos medalhistas nas Olimpíadas e Paralimpíadas Escolares Municipal realizada durante o mês de julho e agosto. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Estadual de Formação de Professores, em Mangabeira.

A secretária de Educação do Município, América Castro, parabenizou os atletas e destacou a importância da competição. “Hoje celebramos muito mais que medalhas: celebramos sonhos, superações e a certeza de que o esporte é um caminho de aprendizado e de transformação de vidas. Com gratidão e orgulho parabenizamos nossos estudantes atletas das Olimpíadas Municipal da rede. Que essa conquista motive cada aluno a seguir acreditando nos seus sonhos. Vocês mostraram não apenas talento, mas também disciplina, coragem e espírito de equipe. Cada treino, cada esforço e cada conquista são frutos da dedicação de vocês e do apoio de suas escolas, professores e familiares”, ressaltou a secretária.

A Escola Municipal Antônio Santos Coelho, no bairro da Penha, foi uma das que se destacaram nas Olimpíadas conquistando o 1° lugar no atletismo, 2° lugar no futsal feminino B, três terceiros lugares no futebol de travinha, além de 1° e 2° segundos lugares no xadrez feminino B.

Atainá Matias foi uma dessas atletas da Escola Antônio Santos Coelho que conquistou o 1° lugar no atletismo. Competindo pela primeira vez nesta modalidade ela revelou ter se encontrado no esporte.

“Eu achei maravilhoso, uma experiência muito boa. Eu só jogava futsal. Eu não gostava muito do atletismo. Mas depois que eu vi como eu me encaixava lá agora é treinar cada vez. Preciso melhorar nas barreiras. Quero dizer aos atletas que não ganharam que por mais que não tenha vencido algumas competições, isso faz parte da trajetória, e tudo isso fortalece mais ainda para treinar mais e se tornar um atleta”, ressaltou a aluna.

A escola competiu com 19 equipes. “Depois de três anos a gente participando, com um trabalho super legal, estamos aí colhendo os frutos com uma participação expressiva. Essa Olimpíada é a porta de entrada para o mundo do esporte, do mundo de saber que existe o lazer, no mundo do trabalho. E hoje temos uma estrutura excelente na Escola Antônio Santos Coelho, graças a gestão do prefeito Cícero Lucena, que nos entregou um novo ginásio, além de termos o transporte, apoio com os uniformes e materiais para treino. Isso nos dá condições de fazermos um trabalho com excelência”, agradeceu o professor de Educação Física, Carlos Eduardo.

A edição deste ano reuniu cerca de 12 mil alunos de 81 escolas da Rede Municipal de Ensino, que competiram em modalidades como atletismo, natação, ginástica rítmica, judô, bocha paralímpica, futsal, futebol de travinha, vôlei de quadra e vôlei de praia.

Adrian Miguel, da Escola Municipal Índio Piragibe, em Mangabeira, foi campeão Paralímpico na bocha, campeão no atletismo na prova de lançamento de dardo e petra. “É uma grande emoção. É bem legal além de ganhar poder representar minha escola. E vamos para cima, é sério isso, eu estou achando muito bom. Todo ano eu ganho e se Deus quiser, ano que vem eu estarei em São Paulo competindo”, disse com alegria.

O diretor da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar, Theodan Stephenson, destacou o impacto que as Olimpíadas tem na vida dos alunos. “Para mim não foi só uma grata surpresa, principalmente pela quantidade de alunos e escolas inscritas, mas principalmente pela mudança que a gente consegue ver no rosto de cada uma das crianças, da satisfação de estar participando e de desejar a continuidade desse projeto tão bonito que influencia positivamente a vida deles. A participação dos nossos alunos foi elevadíssima e estamos finalizando com essa premiação que vem só abrilhantar o evento. Já estamos pensando em 2026”, frisou o diretor.