eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Agência Minas Gerais | Parceria histórica entre Governo de Minas e província japonesa de Yamanashi ganha nova fase com a Defesa Civil para prevenção de riscos

O governador Romeu Zema recebeu, nesta quinta-feira (28/8), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o vice-governador da província de Yamanashi, Jun’ichi Ishidera, para fortalecer a parceria histórica de mais de 50 anos entre o Governo de Minas e a região japonesa. O encontro teve como foco a cooperação em prevenção de desastres, sustentabilidade e programas de intercâmbio para jovens mineiros.

Em junho deste ano, o governador e comitiva conheceram Yamanashi, que desempenha um papel essencial na preparação e resposta a emergências, oferecendo informações, orientações e recursos para auxiliar a população na proteção contra terremotos, inundações e outros desastres.

Zema destacou que a parceria trará bons frutos para a prevenção de desastres em Minas Gerais.

 








 
 
   
   


Parceria histórica

Os laços entre Minas Gerais e Yamanashi já duram mais de meio século. Em junho de 1973, foi assinado um Acordo de Irmanamento com a província japonesa — o mais antigo firmado pelo Estado. Minas Gerais é o único estado-irmão de Yamanashi na América Latina e Caribe. Desde a assinatura do acordo, as duas regiões têm promovido ações que geram benefícios em diversas áreas.

O vice-governador da província de Yamanashi, Jun’ichi Ishidera, relembrou a ida de Romeu Zema ao Japão e celebrou a parceria ao reconhecer o comprometimento do Governo de Minas em relação ao desenvolvimento do estado e dos mineiros. “Quando o governador Romeu Zema foi até a nossa província, nós vimos o comprometimento dele para que essa parceria pudesse dar certo. Nossa vinda para Minas Gerais está muito produtiva e só temos que agradecer ao governador e o Governo de Minas pela recepção e parceria”, disse.

 








 
 
   
   


Encontro com coordenadores estaduais da Defesa Civil

Ainda no Palácio da Liberdade, o governador Romeu Zema se encontrou com coordenadores estaduais da Defesa Civil  e recebeu a homenagem “Mérito de Gestão em Defesa Civil”, nível Brasil, concedida pelo Conselho Nacional de Gestores e Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil. A medalha foi instituída como símbolo de mérito e gratidão àqueles que contribuíram de maneira significativa para o fortalecimento das ações de defesa civil, em reconhecimento aos esforços para o enfrentamento a desastres e pela proteção da vida da população.

O vice-governador da província de Yamanashi também participou do evento, em que o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, enfatizou as ações do Governo de Minas para segurança dos mineiros.

 








 
 
   
   


Ele também destacou os resultados da parceria com a província de Yamanashi. “Nós investimos em um programa que vai mudar o futuro do nosso estado. O projeto Defesa Civil nas Escolas contribui para a educação e autoproteção das nossas crianças, Isso foi fruto desta parceria incessante com a província de Yamanashi”, completou.

A proposta do Encontro de Coordenadores Estaduais de Defesa Civil é aprimorar a gestão de riscos e desastres, garantindo maior capacidade de resposta e bem-estar da população em situações de emergência no Brasil.