eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Com rapidez e qualidade, Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel segue salvando vidas

A rapidez no atendimento as vítimas de infarto é crucial na sobrevivência dos pacientes, uma vez que quanto mais rápido o tratamento for iniciado, maior a chance de sobrevida e recuperação. E é com celeridade e qualidade no atendimento que o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) segue salvando vidas. E quem comprovou isso foi o militar aposentado Robson Medeiros da Silva, 57 anos, que foi submetido a um cateterismo com angioplastia, no início da noite da quinta-feira (28), após sofrer um infarto.

Em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica do Hospital Santa Isabel, com quadro estável, Robson Medeiros contou que tinha acabado de chegar em sua residência, no bairro Bancários, após realizar exercícios físicos, quando se sentiu mal. “Eu senti que o meu corpo estava diferente, com uma ardência no peito. Eu pensei que fosse algum alimento que estava me fazendo mal. Só que eu fui perdendo força e verifiquei a pressão e vi que estava muito alta. Prontamente, como moro bem próximo a UPA do Bancários, eu fui até lá”, contou.

Emocionado, o militar aposentado, que é de Brasília, mas reside em João Pessoa há quatro anos, destacou a rapidez no atendimento, tanto na UPA quanto no Santa Isabel. Ele chegou na UPA Bancários por volta das 16h30 e às 17h40 já estava realizando o procedimento no Hospital Santa Isabel. “O atendimento foi muito rápido e hoje eu estou aqui graças a Deus e a atitude dos profissionais da área de saúde. Graças a esse sistema de saúde eu estou bem e muito grato”, afirma.

A enfermeira Michelline Bezerra, que coordena a UTI 1, disse que a previsão é que Robson seja transferido da UTI para uma enfermaria neste domingo (31). Ela explicou que por segurança, após o cateterismo, ele foi para a Unidade de Terapia Intensiva. “Como continuação do protocolo de atendimento, depois do cateterismo ele veio para a UTI, onde permanece para avaliação contínua e monitorização. Após três ou quatro dias, ele vai para a enfermaria, a clínica médica, até estar apto para alta hospitalar”, explicou Michelline.

Ambulância do coraçãoRobson Medeiros foi levado da UPA Bancários para o Hospital Santa Isabel na Ambulância do Coração. O militar aposentado fez o trajeto segurando a mão da enfermeira que o acompanhava na ambulância. “Eu pensei que ia morrer. Eu não queria morrer e agarrei a mão dela, pedindo para que ela não me deixasse ir embora”, contou emocionado.

A Ambulância do Coração integra os equipamentos do Serviço de Hemodinâmica do HMSI. O veículo, que é uma ambulância UTI, é exclusiva do serviço e é totalmente equipado para atender os pacientes infartados, conforme explica o enfermeiro Vinícius de Morais Santos, coordenador do setor de Transporte e Regulação do Hospital Santa Isabel.

“Na Ambulância do Coração vai um médico, o motorista e o enfermeiro. Ela já vai com todos os equipamentos que possibilitem uma emergência, seja ele um respirador automático, bomba de infusão, oxigênio, monitor, para que, caso o paciente necessite, a gente possa fazer um procedimento de urgência até a chegada do paciente no hospital”, informou Vinícius, destacando que o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Ele informou ainda que a Ambulância do Coração, após ser acionada, vai até o paciente na UPA em que ele se encontra ou em outra unidade que necessite da assistência municipal e faz a transferência, em tempo hábil, para o Santa Isabel, referência no atendimento de ocorrências cardíacas. “A gente trabalha em conjunto, a equipe da ambulância com a regulação, com as UPAs e hospitais do município, para agilizar o transporte desse paciente. E quanto mais rápido a gente faz isso, possivelmente a vida desse paciente será salva”, completou Vinícius de Morais.