eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Chuvas em João Pessoa no mês de agosto superam média histórica em 194%

João Pessoa registrou 393,2 milímetros de chuva em agosto deste ano. Isto representa 194,09% acima da média histórica do mês, que é de 133,7 mm. Em relação ao mesmo período de 2024, quando choveu 68,4 mm, o aumento foi de 474,85 %, segundo dados da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa-PB).

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, chuvas fortes são comuns nesse período e as precipitações acima da média histórica têm sido frequentes na Capital, causando alguns transtornos, principalmente para as pessoas que moram nas áreas de risco. A Prefeitura segue trabalhando preventivamente com obras e ações, oferecendo o suporte necessário para minimizar os impactos.

“É importante destacar que, mesmo diante de um período bastante chuvoso, que superou médias históricas em nossa cidade, não tivemos o registro de ocorrências graves, particularmente entre os dias 14 e 16 de agosto – com chuvas próximas dos 270 mm –, com zero de pessoas feridas ou vítimas fatais. Isso é um ganho relevante para nós”, pontuou o coordenador.

Kelson Chaves destacou ainda que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) e demais secretarias, vem prestando total assistência às famílias afetadas pelas chuvas, que receberam kits de emergência (colchões, mantas e travesseiros), água mineral e cestas básicas.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, deve ser acionada pelos números 98831-6885 (WhatsApp) e 199 ou aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.