Prefeitura promove Feira Imperial de Empreendedorismo em Santa Cruz – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Os empreendedores e empreendedoras do Rio têm um encontro marcado no próximo domingo (7/9), em frente ao Palacete Princesa Isabel, em Santa Cruz. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda (SMTE) e da Subprefeitura da Zona Oeste III, promove, das 10h às 16h, a Feira Imperial de Empreendedorismo. No cardápio da festa, muitos quitutes, artesanato, serviços, brincadeiras e shows. E tudo de graça. A ideia é oferecer a MEIs e donos de pequenos negócios a chance de expor seus produtos e serviços. E, claro, gerar renda e novas oportunidades para quem trabalha com empreendedorismo. Mas a feira também tem como objetivo levar serviços e diversão aos moradores da Zona Oeste.
Além do Trabalha Rio, serviço de cadastramento de currículo e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras, e do Empreenda Rio, programa da SMTE em parceria com o Sebrae-RJ de apoio aos microempreendedores, será lançado no evento o projeto de empreendedorismo Rio+Elas, que oferecerá serviços como sobrancelha, maquiagem, cílios e tranças.
– Hoje temos na capital mais de 850 mil pequenos negócios, sendo 497,3 mil microempreendedores individuais, de acordo com dados do Sebrae Rio. Com a Feira Imperial, promovida em parceria com a Subprefeitura da Zona Oeste III, consolidamos nosso papel na promoção e fomento do empreendedorismo na Zona Oeste carioca – frisou o secretário de Trabalho e Renda, Manoel Vieira.
Para Cristiane Izidoro, subsecretária executiva da SMTE, a feira é uma ótima oportunidade também para a troca de experiências, já que donos de diferentes negócios participarão do evento na Rua das Palmeiras Imperiais.
– Cada um com sua experiência, pode oferecer um novo olhar e uma forma diferente de vender ou mesmo de divulgar o seu negócio. A feira será também um espaço de troca, de aprendizado.
A festa será animada pelo DJ Zumba. E o cantor Jhon e a cantora Gi Braz se apresentarão no palco do evento. Também haverá brinquedos para a garotada.
– A Feira de Empreendedorismo em Santa Cruz representa uma oportunidade valiosa tanto para os empreendedores locais quanto para a população. Este evento é fundamental para fortalecer a comunidade e cultivar um ambiente de apoio, inovação e oportunidades – disse o subprefeito da Zona Oeste III, Edinelson Lima.
A gerente do programa Empreenda Rio, Marcela Cigana, destaca que no domingo será possível abrir MEI.
– Quem quiser se formalizar, terá a oportunidade de fazê-lo, pois a nossa equipe estará lá também para abrir MEI, emitir DAS, fazer alteração cadastral ou parcelamento de dívidas. Na feira, os empreendedores e empreendedoras terão a oportunidade de conquistar novos clientes, ampliar a rede de contatos e de brilhar.
À mesa, diferentes temperos e artes
À frente do Cheirinho do Dendê, Rosa Perdigão estará com o seu tabuleiro de acarajé montado em frente ao Palacete Princesa Isabel. Lá, além do bolinho de massa de feijão fradinho frito em azeite de dendê, ela irá vender abará, cuscuz, cocada, entre outras delícias baianas.
– A valorização dos pequenos negócios é muito importante, e a feira nos traz visibilidade. É importante termos nossos produtos sendo experimentados em outros locais da cidade e, apesar de ser minha estreia na Zona Oeste, tenho muito carinho por aquela região – disse a carioca de 37 anos, que há 14 empreende no Rio.
Para Vânia Maria do Nascimento, de 62 anos, a feira promovida pela Prefeitura é uma oportunidade especial para “as mulheres da periferia mostrarem seus trabalhos sem ter que pagar para isso”. Moradora de Realengo e professora de saboaria artesanal, ela vai levar para Santa Cruz bijuterias feitas com os mais variados materiais.
Serviço
Feira Imperial de Empreendedorismo
Dia: 7 de setembro (domingo)
Hora: 10h às 16h
Local: em frente ao Palacete Princesa Isabel
Endereço: Rua das Palmeiras Imperiais, sem número – Santa Cruz