eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Agência Minas Gerais | Minas Gerais lança os Jogos Escolares Brasileiros de 2025

O governador Romeu Zema participou do lançamento dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2025, nesta quinta-feira (11/9), em Pará de Minas. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), apresentou a delegação mineira que participará das competições, em outubro, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

“Nunca o esporte teve tanta atenção, tanta verba disponível, e o êxito dos Jemg (Jogos Escolares de Minas Gerais) aqui é um exemplo. E, agora, teremos os JEBs, em Uberlândia, com a participação de todos os estados do Brasil, mais de 9 mil pessoas para participar desse grande evento”, destacou o governador de Minas.

 








 
 
   
   


Jogos Escolares Brasileiros

Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os JEBs vão reunir jovens atletas entre 12 e 14 anos, entre os dias 5 e 28/10. Os jogos nacionais voltam a Minas Gerais após quase duas décadas, depois da realização do torneio em Poços de Caldas, em 2006.

A competição também funciona como vitrine de talentos, ao definir os representantes do Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares, principal evento internacional da categoria sub-14, tornando-se uma das principais portas de entrada para o esporte de alto rendimento no Brasil.

A equipe que vai representar Minas nos JEBs será composta por 306 estudantes-atletas, de 63 municípios, acompanhados por 50 professores/técnicos e 14 dirigentes, totalizando 370 integrantes. Eles disputarão 18 modalidades: Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia, Wrestling e Xadrez.

O evento de lançamento dos JEBs ocorreu simultaneamente em Uberlândia, sede dos jogos, e em Pará de Minas, que sediou a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), em agosto.

 








 
 
   
   


Em 2025, os Jemg atingiram a marca histórica de 100% de adesão dos 853 municípios mineiros, mobilizando mais de 50 mil estudantes-atletas. Os jogos estaduais tiveram investimento estadual de mais de R$ 25 milhões, contemplando 32 modalidades, sendo 18 olímpicas e 14 paralímpicas, reforçando o compromisso com a inclusão esportiva.

 








 
 
   
   


Campeões preparados

Natural de Pará de Minas, o jovem Bryan Lee, de 14 anos, medalhista de ouro no Jemg no Wrestling, relatou a espera pela disputa dos JEBs. “A expectativa é dar meu melhor, com lutas bonitas, e levar o ouro para casa. Eu estou aqui para treinar, lutar e dar meu máximo”, destacou.

Foi na escola que Beatrice Terenzi, de 13 anos, descobriu o amor pelo futsal. A jovem de Belo Horizonte contou como o esporte a ajudou também durante os estudos. “O esporte abre a mente para muita coisa, e, para mim, foi algo muito bom, inclusive na escola. As minhas notas estão indo muito bem e o esporte me ajuda nisso, relaxando também”, destacou.

Reconhecimento acadêmico

Durante o evento de lançamento dos JEBs 2025, o governador Romeu Zema também entregou o certificado Alfabetização Nota 10 a cinco municípios que atingiram suas metas de alfabetização, a partir do Indicador Criança Alfabetizada: Pará de Minas, Lagoa da Prata, Sete Lagoas, Uberlândia e Vazante.

Passaporte Mineiro do Conhecimento (Gil Leonardi / Imprensa MG)


Cinco estudantes da rede estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da região também receberam passaportes simbólicos, representando a participação deles na segunda edição do projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento, pelo qual o Governo de Minas oferece bolsas de intercâmbio internacional para os alunos, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Esses passaportes foram entregues aos estudantes Enzo Manuel Fernandes Fagundes, da Escola Estadual Manoel Batista, em Pará de Minas; Bianca Nunes da Silva, da Escola Estadual Deputado Renato Azevedo, em Contagem; Maria Eduarda de Melo Giani, Maria Julia Fernandes Parreiras e Kayke Jeferson de Oliveira Rocha, ambos da Escola Estadual Papa João Paulo I, de Betim.