eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Agência Minas Gerais | Nota à imprensa

O Governo de Minas comunica oficialmente o desligamento, a pedido, do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. 

À frente da pasta desde 2020, Leônidas atuou para o tombamento de patrimônios do Estado em diferentes níveis, especialmente Os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2024. Também contribuiu efetivamente para a descentralização da aplicação de recursos da área em Minas Gerais e para que o estado chegasse ao topo entre os mais visitados por turistas. 

O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões agradecem a dedicação do secretário e sua gestão na condução de programas de valorização da cultura regional e do turismo. 

Leônidas de Oliveira possui experiência em gestão das áreas de Cultura e Turismo no Brasil e no exterior, tendo sido presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). Também ocupou os cargos de presidente interino da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e de diretor-executivo da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Além disso, presidiu o Fórum Nacional de Secretários de Cultura. É mineiro de São Gotardo, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid, Espanha.

A saída de Leônidas de Oliveira será concluída nos próximos dias. Interinamente, a secretária-adjunta, Josiane de Souza, conduzirá a pasta. Demais informações serão divulgadas em momento oportuno.