eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Mulheres Mil inaugura a 11ª turma nas Moreninhas – CGNotícias

Nesta segunda-feira (15), a Escola Funsat deu início a mais uma turma do programa Mulheres Mil, marcando o retorno da iniciativa ao bairro Moreninhas. O grupo de 75 alunas terá aulas até o início de novembro, em encontros realizados no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da região, no curso de Assistente Administrativa. A capacitação terá carga horária de 160 horas, distribuídas em 15 disciplinas.

Conciliando a reta final do Ensino Médio com o programa, Laís Martins Pereira, 17 anos, conseguiu garantir sua vaga após orientação no CRAS. “Não consegui fazer a inscrição no primeiro dia, mas na tarde seguinte me falaram no CRAS sobre a possibilidade ainda existir. Acho excelente essa parceria da Funsat com o lugar, permitindo essa chance de estudar uma profissão perto de onde moro”, destacou.

Da mesma região, Dalva Carolyne Morrone Vieira, 32 anos, também iniciou a formação acompanhada do filho Levi, de um ano e três meses.

“Uma benção poder trazer ele, conseguindo assim essa oportunidade especial de fazer o curso. Sei da ótima fama do Mulheres Mil, por isso a minha expectativa é enorme. Algo bom na minha vai acontecer depois de me formar!”, mencionou.

Outra aluna, Ketelin Firmino de Lima, de 25 anos, participou das primeiras aulas com a filha Agatha, de 1 ano.

“A gente sente um apoio e o incentivo, que vai fazer, se Deus quiser, mais uma turma ter todas se formando. Eu não consegui fazer o Mulheres Mil na primeira vez que abriu no bairro, contudo, nestas inscrições de agosto, fui selecionada. E tenho certeza que as Moreninhas vai fazer bonito, sem nenhuma desistência”, disse.

A confiança também foi reforçada pela colega Fabrissia dos Santos, de 32 anos.”Pra quem é das Moreninhas foi um presente esse retorno. Garanto que iremos provar o valor dessa atenção que a Funsat e a Prefeitura está dando a nós. O curso é muito bom, tem excelente conteúdo, sem contar a satisfação das que concluíram nas outras turmas”, pontuou.

Amanda Aparecida Rezende de Souza , 29 anos, afirma que já concluiu outros três cursos ofertados pela Funsat.

“Essa é a maior, mais importante e que será também complementar às outras que completei na estrutura da [Rua] 14 de Julho. Porém, agora, outro ponto positivo é que as aulas são aqui próximo de casa, o que pra mim ajudará bastante”, frisou.

Para a tutora do módulo inicial, professora Elisângela Aparecida Gonçalves, o diferencial do programa vai além das disciplinas.

“Representa muito para elas, que, muitas vezes, tiveram ciclos de educação interrompidos. Seja pela questão de ser mãe, o casamento ou a entrada no mercado de trabalho, se afastando de uma oportunidade que poderia colaborar para o crescimento pessoal. Então, vejo que o Mulheres Mil seja, das várias coisas que é, um resgate, um divisor para histórias que se tornaram mais prósperas após esse longo treinamento”, comentou.

Rumo aos mil diplomas

Com esta nova turma, a expectativa é somar resultados aos 640 certificados já emitidos, em turmas formadas em oito bairros da Capital. Campo Grande, inclusive, figura entre as capitais com menor índice de evasão no programa. Desde o início do Mulheres Mil, apenas oito alunas desistiram.

Segundo a gestão da Fundação, esse sucesso se deve a um conjunto de ações.

“Há diferenciais, por exemplo, a qualidade do curso ofertado, uma bolsa-auxílio de R$ 10 por dia de comparecimento e a estrutura de vigilância a crianças nas unidades de atendimento da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). Dessa maneira, a nossa missão é manter o bom trabalho e ampliar o atendimento”, afirmou o diretor-presidente da Funsat, João Henrique Bezerra.

Veja abaixo a relação das turmas do Mulheres Mil abertas com a Escola Funsat:

CRAS Moreninhas 

50 alunas certificadas em abril

ACIESP (Aero Rancho)

100 alunas certificadas em maio

CRAS Vila Popular 

75 alunas certificadas em junho

CRAS Jardim Canguru

75 alunas certificadas em julho

CRAS Estrela Dalva 

No momento, com 75 alunas em aulas para conclusão de curso no mês de Setembro.

A Escola Funsat está localizada no 1° Andar do prédio da Fundação, localizado à Rua 14 de Julho, 992, na Vila Glória. O setor é habilitado pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Educação, assim como o do Trabalho e Emprego, para exercer as suas atividades e certificar pessoas quanto a capacitações profissionais. 

Para mais informações sobre a qualificação profissional desempenhada pela Funsat, os telefones de contato são o (67) 4042-0585/Ramal 5820 e o (67) 3314-3089/Whatsapp. Pelo perfil institucional no Instagram,  o @funsat.cg também há como acompanhar as novidades de cursos de capacitação e das turmas do Mulheres Mil. 

#ParaTodosVerem As imagens mostram alunas, entrevistadas e tutores do programa da Escola da Funsat.