eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Documentário sobre o Programa Cidadão Global-Conif estreia no YouTube com participação de aluna do IFSP – IFSP

Ao longo de três meses, Luísa Kimi Torkomian (Campus São Carlos) e outros quatro estudantes da Rede Federal participaram da primeira edição do Programa, realizada em Medellín, na Colômbia

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou, na noite desta terça-feira (16/9), o documentário “Cidadão Global-Conif: pesquisa, cultura e transformação”. O filme já está disponível no Youtube e conta as experiências de cinco estudantes, das cinco regiões do Brasil, selecionadas para viver a primeira edição do Programa, realizada em Medellín, na Colômbia.

Ao longo de três meses, Ana Beatriz Neves, estudante de Ciência e Tecnologia (IFPA – campus Ananindeua); Ana Luísa Pereira Lucas, estudante de Tecnologia em Logística (IFRS – campus Canoas); Ingredy Gabriella Ceolin Schussler, estudante de Agronomia (IF Goiano – campus Cristalina); Luísa Kimi Torkomian, estudante do curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio (IFSP – campus São Carlos); e Júlia de Oliveira Bruno, estudante do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio (IFBA – campus Vitória da Conquista) tiveram a oportunidade de atuar em atividades de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Por meio do Cidadão Global-Conif, as discentes tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos em suas respectivas áreas de formação e imergir em novas práticas educacionais e culturais.

Como foi o processo do documentário

A Diretoria de Comunicação do Conif, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (Dirinter) do Conselho, dividiu a produção do documentário em etapas: antes mesmo do embarque, as estudantes concederam entrevistas sobre as expectativas e preparo para a mobilidade.

Durante a estadia no país vizinho, as próprias estudantes fizeram registros em casa, em sala de aula e em passeios turísticos. Ao retornarem para o Brasil, elas contaram como foi viver a experiência acadêmica em outro país.

Em um trabalho intenso, a equipe de Comunicação do Conif direcionou os esforços para a montagem do roteiro e edição ao longo de dois meses.

Fonte: Diretoria de Comunicação do Conif