eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Agência Minas Gerais | Fapemig divulga resultado da Chamada Come to Minas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou, nesta segunda-feira (13/10), o resultado da Chamada Fapemig/Sede/Invest Minas nº 017/2024 Compete Minas – Linha Atração de Empresas Inovadoras (Come to Minas). 

Iniciativa do Governo de Minas, a chamada é uma parceria entre a Fundação, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e a Invest Minas, agência de Promoção de Investimentos do Estado. O objetivo é atrair empresas inovadoras para Minas Gerais, bem como fomentar a instalação de centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e startups em território mineiro.

Ao todo, foram apresentadas 175 propostas, sendo que 33 aprovadas dentro do limite financeiro alocado para chamada, totalizando R$ 18,9 milhões. Outras 142 foram desclassificadas ou indeferidas no processo de julgamento e seleção, nas etapas de “Habilitação” ou “Análise de Mérito”, conforme os termos do chamamento público.

Clique aqui e confira o resultado.

Eventuais recursos administrativos poderão ser interpostos, formalmente, no prazo de dez dias corridos após a publicação dos resultados. A apresentação das razões de recurso deverá ser efetuada, exclusivamente, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 

“Reconhecidamente setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) garantem rendas muito mais qualificadas e essa iniciativa pioneira do Governo de Minas vai possibilitar a geração de mais emprego e renda de qualidade e a expansão do nosso setor produtivo mineiro, com empresas de tecnologia e Centros de P&D”, destaca o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Mendes. 

Estímulo à inovação

Lançado em novembro do ano passado, em Portugal, o edital Come to Minas tem o objetivo de estimular o crescimento e a atração de Centros de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Engenharia e de empresas inovadoras para Minas Gerais, incentivando a geração de emprego e renda e a retenção de talentos no estado. 

A iniciativa impulsiona empresas de todos os setores a desenvolverem soluções tecnológicas, produtos e processos inovadores em Minas Gerais.

A oportunidade é voltada para empresas, cooperativas e startups de qualquer porte e setor, desde que ainda não possuam o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) registrado em Minas Gerais, mas tenham interesse em estabelecer estruturas de inovação no estado.

O programa contempla também empresas mineiras que tenham interesse em criar Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Centros de PD&I).

Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do FAP Atende.