eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

IFSP amplia destaque em pesquisa com novos projetos Fapesp – IFSP

Em 2025, foram aprovados projetos de auxílio à pesquisa assim como bolsas de iniciação científica

Mesmo diante das restrições orçamentárias enfrentadas pelas instituições federais de ensino, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) tem alcançado resultados expressivos em pesquisa científica. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) vem intensificando o apoio à formação e à consolidação de grupos de pesquisa e à captação de recursos externos, consolidando o protagonismo da instituição na produção de conhecimento e inovação tecnológica.

Em 2025, dois novos projetos financiados pela Fapesp — no âmbito de Auxílio à Pesquisa — Regular — iniciaram suas atividades, ampliando para oito o número total de auxílios vigentes contratados com a fundação. Os projetos reforçam a diversidade temática e o impacto social das pesquisas conduzidas no IFSP.

Um dos novos estudos é coordenado pelo professor André Luis Dias, do Campus Sertãozinho, com o projeto “SustainaBrew: Transformação Digital em Microcervejarias para Fomento à Sustentabilidade” (Processo nº 24/15951-5). A iniciativa busca desenvolver tecnologias acessíveis de inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) aplicadas à automação e eficiência de microcervejarias artesanais. O projeto envolve colaboração internacional com instituições alemãs — VLB e Fraunhofer IPK — e propõe soluções digitais para aumentar a produtividade, reduzir consumo energético e promover a sustentabilidade no setor.

O outro destaque é o projeto “Aplicação de Machine Learning para predizer casos de internação e óbito por doenças respiratórias na cidade de São Paulo, a partir da concentração de grãos de pólen, poluentes e variáveis atmosféricas – ATIIM” (Processo nº 24/17102-5), coordenado por Gregori de Arruda Moreira, do Campus São Paulo. A pesquisa inovadora integra ciência de dados, meteorologia e saúde pública para investigar as relações entre mudanças climáticas, poluição atmosférica, concentração de pólen e doenças respiratórias. O estudo prevê a criação do primeiro banco de dados brasileiro com informações integradas sobre pólen e atmosfera urbana, além de uma plataforma web aberta para pesquisadores e gestores públicos.

Já no âmbito da iniciação científica, em 2025, o IFSP aprovou mais 15 bolsas novas de iniciação científica da Fapesp, totalizando 34 ativas ou concluídas neste ano.

Com essas novas aprovações, o IFSP reforça sua presença na rede de pesquisas financiadas pela Fapesp, cobrindo áreas que vão da engenharia elétrica e mecânica à biologia aplicada e ciências da atmosfera. A rede de pesquisas também é ampliada em nível territorial no estado, como podemos observar no mapa de distribuição do fomento por município. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Biblioteca Virtual da Fapesp, em 24/10/2025

No âmbito do fomento proveniente do CNPq, o IFSP tem atualmente 19 projetos vigentes e 176 bolsas, como observado no Mapa de Fomento em CTI.

Para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, os resultados demonstram a maturidade científica do corpo docente e a importância das parcerias interinstitucionais. Mesmo com desafios orçamentários, a instituição tem investido continuamente em capacitação e na formação de pesquisadores, ampliando a cultura de excelência científica no IFSP. A PRP também já compartilha com a comunidade científica que, em 2026, lançará novos editais de capacitação para submissão de projetos regulares e de capacitação para submissão de Iniciação Científica para a Fapesp.