Música Erudita transforma o ambiente escolar em Campo Grande – CGNotícias
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande estão imersos no universo da música clássica por meio do projeto “Música Erudita nas Escolas”, que combina apresentações ao vivo e oficinas educativas. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e enriquecer o repertório sonoro dos estudantes, sendo realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) nas unidades escolares do município.
O projeto teve início no dia 20 de outubro, na Escola Municipal José de Souza, e chegou nesta segunda-feira (28) à Escola Municipal Nagen Jorge Saad, no Jardim Tijuca. As próximas apresentações estão previstas para a Escola Municipal Irene Skuykala, no dia 4 de novembro, e para a Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, em 25 de novembro.
O repertório apresentado pelo trio Opus Vivare, formado por Evandro Dotto (violão), Bianca Danzi (soprano) e Gabriel Almeida (violino), abrange períodos que vão do barroco ao romantismo, incluindo composições contemporâneas.
Para a diretora da Escola Municipal Nagen Jorge Saad, Renata Angelozi, a vivência estética proporcionada pelo projeto contribui significativamente para a formação integral dos alunos. “É muito importante que as escolas consigam trazer uma vivência estética musical diferente do que eles estão acostumados a ouvir. Recebendo essa informação dentro da escola, compreendendo o que é a música clássica e o que é a música popular, eles conseguem assimilar e valorizar essa experiência, experimentando a essência que a música erudita traz”, destaca a gestora.
Segundo ela, a presença da música e das artes no ambiente escolar torna os alunos mais sensíveis, concentrados e criativos, fortalecendo o desenvolvimento pessoal e ampliando a percepção estética e cultural.
O músico Evandro Dotto ressalta que o projeto cumpre um papel de democratização e valorização cultural. “A música sair de uma sala de concerto e vir para a periferia traz essa valorização e democratização do acesso. Nesse contexto, os alunos se sentem muito mais valorizados, pois estamos na região deles”, afirma.
Dotto relata que as apresentações têm gerado experiências transformadoras, como o despertar de talentos e o interesse pelo estudo de instrumentos musicais, ainda que o principal objetivo seja “trazer algo novo e inspirador para os alunos”.
O aluno Leonardo Frias, de 13 anos, do 7º ano da Escola Nagen Jorge Saad, expressou sua admiração pelo novo estilo musical. “É a primeira vez que escuto música erudita. Achei muito legal. Eu gosto de música sertaneja, mas essa também é bonita. A gente não precisa gostar só de um tipo de música, é bom conhecer estilos diferentes.”
O concerto realizado nesta segunda-feira contou também com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade e inclusão.
O projeto “Música Erudita nas Escolas” já percorreu nove municípios e realizou mais de 20 apresentações, com investimento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, Fundac, Prefeitura de Campo Grande e apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A ação reafirma o compromisso da gestão municipal em promover o acesso à arte e à cultura como instrumentos de formação, sensibilidade e transformação social.
#ParaTodosVerem
A matéria tem quatro fotos, todas são dos alunos e músicos em interação.