eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Mostra de Filmes une ciência, tecnologia e arte durante a 22ª SNCT

Durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, será palco da I Mostra de Filmes: A Ciência, a Tecnologia e a Arte na Tela, com entrada gratuita e sessões diárias das 15h às 19h, no Mezanino 2.

A iniciativa integra a programação oficial da SNCT, promovida pela Pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Agência de Inovação e Tecnologia (Inovatec), com o apoio da UFPB (por meio do Departamento de Comunicação, Nudoc, PROEX e TV UFPB), da Academia Paraibana de Cinema, do IFPB, da TV IFPB e do grupo de pesquisa “Estéticas do Documentário” (PPGAV/UFPB-UFPE). O evento propõe uma reflexão sobre como o audiovisual pode aproximar o público da ciência, resgatar memórias e estimular a produção criativa no Estado.

A arte e a memória em foco – A abertura, nesta quinta-feira (30), será marcada por homenagens e olhares sobre o fazer artístico e social da Paraíba. O documentário “Zezita, Artes e Nuvens”, de João de Lima e Everaldo Vasconcelos, presta tributo à atriz Zezita Matos, ícone das artes cênicas paraibanas, em registros afetivos realizados no período pós-pandemia.

Na sequência, “Curtindo Couro”, de Durval Leal, retrata o ofício dos artesãos e a economia do couro no Nordeste; e “Veio Poético”, de Águia Mendes e Renato Alves, declama versos de José Américo de Almeida nos bosques da UFPB.

Outros destaques incluem o premiado “De Cativo a Liberto”, de Ronaldo Alves e Patrícia Ramiro, que narra a trajetória de trabalhadores da Usina Santa Maria, em Areia; e o curta inclusivo “Chapeuzinho Vermelho”, de Valeska Picado, adaptado com recursos de acessibilidade.

Encerram o dia “Homem Memória”, de Bebel Lelis, sobre o autodidata Balduíno Lelis, e “A Epopeia do Sisal”, de Manuel Clemente, que analisa o impacto do sisal na economia paraibana.

O olhar científico e ambiental – Nesta sexta-feira (31), segundo dia, será dedicado a temas ambientais, tecnológicos e de identidade regional. O curta “Caça à Baleia”, de Moacir Madruga, abre a sessão com uma crítica à exploração industrial dos cetáceos em Cabedelo, seguido do clássico “A Velha a Fiar”, de Humberto Mauro, e de “Poluição no Parque Arruda Câmara”, produção coletiva de alunos do IFPB.

A mostra prossegue com “Cajueiro Nordestino”, de Linduarte Noronha, baseado em pesquisa científica de Mauro Mota, e “Areia, Cinema e Memória”, de Letícia Damasceno, que revisita a trajetória do primeiro projecionista do Cine Minerva.

Entre as produções contemporâneas, destacam-se “A Mosca”, “Desejo Citrullu” e “HackBrazil – Chupeta Digital”, que exploram inquietações humanas e inovação tecnológica. O encerramento traz “A Pantera dos Olhos Dormentes”, de Cristal Hannah e Ingsson Vasconcelos, inspirado na vida da poetisa Anayde Beiriz, e “Memórias e Utopias – Um Tributo a João Otávio”, de João Novaes e Eduardo Donato, sobre o legado do educador e ativista paraibano.

Cinema, conhecimento e inovação – A Mostra de Filmes integra o esforço da SNCT 2025 para democratizar o acesso ao conhecimento e valorizar a produção audiovisual local. Para a organização da Secitec-JP, o evento reforça a importância do cinema como instrumento de educação científica, memória e transformação social. Às 17h30 haverá uma palestra com Jane Almeida, que irá falar sobre o Festival de Cinema Científico e terá como moderador João Massarolo.

Segundo os organizadores, unir a sétima arte à ciência é uma forma de despertar o olhar crítico e criativo do público, revelando que inovação também nasce da arte. Toda programação, as confirmações e atividades da 22ª SNCT você poderá acompanhar pelo site https://snctjp.com.br/#Apresentacao.

SERVIÇO:

22ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

I Mostra de Filmes – A Ciência, a Tecnologia e a Arte na Tela

Dias 30 e 31 de outubro de 2025

Horário 15h – 19h

Entrada Gratuita

Local: Mezanino 2 – Espaço Cultural José Lins do Rego, Tambauzinho

Informações: https://snctjp.com.br/#Apresentacao