Ação formativa em Sorocaba trata dos desafios da autodeterminação no envelhecimento da população – Agência de Notícias
30 de outubro de 2025
10:59
Por: Mariana Campos
Fotos: Secid
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRI) da Secretaria da Cidadania (Secid) e da Secretaria da Saúde (SES), realizou, nesta quarta-feira (29), a ação formativa “Desafios da Autodeterminação no Envelhecimento”, no auditório da Secid, como parte das atividades comemorativas do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa ( 1º de outubro).
A finalidade foi de aprofundar a reflexão sobre o papel da autodeterminação na velhice, promovendo um espaço de capacitação e sensibilização dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à pessoa idosa, com enfoque na valorização da autonomia, do protagonismo e dos direitos desse público. A formação envolveu técnicos e coordenadores da Secretaria da Cidadania, servidores da Secretaria da Saúde, além de profissionais que atuam em ONGs na cidade.
A programação contemplou palestras e apresentações técnicas intersetoriais, articulando os eixos da Assistência Social e da Saúde. A abertura oficial foi comandada pela chefe de Divisão da Proteção Social Especial da Secid, Iara Cristina Senhorinho.
Na primeira palestra: “Autonegligência e Autodeterminação”, ministrada pelo advogado Dr. Tiago Luiz Risi Taraboreli, os participantes conheceram mais sobre aspectos éticos e jurídicos do direito à autodeterminação e os desafios na identificação da autonegligência. Já a segunda palestra, intitulada “Sinais de Alerta de Transtornos Mentais e Neurológicos”, conduzida pela geriatra da SES, Tatiana Gomila Linardi, teve enfoque nos impactos da saúde mental sobre a autonomia funcional e social da pessoa idosa.
Na sequência, foram realizadas apresentações técnicas. A chefe de Divisão da Proteção Social Básica, Cibele Cernomoret Silvestre, falou sobre panorama da Proteção Social Básica na cidade. Iara Cristina Senhorinho abordou as diretrizes da Proteção Social Especial. A terapeuta ocupacional da Secid, Áurea Sofia H. Sousa e Fabiana Almeida, da SES, falaram sobre o fluxo de avaliação e acompanhamento no Centro Dia do Idoso, destacando o uso dos instrumentos IVCF-20 e Escala de Katz para avaliação da capacidade funcional e definição de estratégias de cuidado.
Por fim, o encerramento da programação deu ênfase na importância da formação continuada dos servidores para qualificar o olhar técnico e ético no atendimento à pessoa idosa. A ação reforçou o compromisso do município de Sorocaba com a integração intersetorial das políticas públicas, visando a promoção da autonomia, da dignidade e da proteção integral das pessoas idosas.