II Congresso de Nutrição de MS debate desafios e transformações na alimentação e na saúde pública

Evento apoiado pela Secretaria de Estado de Saúde reúne profissionais e estudantes para discutir Segurança Alimentar e Nutricional, Sindemia Global e práticas profissionais da Nutrição

Entre os dias 29 e 31 de outubro, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, sediou o II CONUT – Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul, evento científico que se consolida como um dos principais espaços regionais de formação, troca de experiências e debates sobre as tendências mundiais da alimentação e nutrição.

Organizado pela ASMAN (Associação Sul-Mato-Grossense de Nutrição), filiada à ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), o congresso teve como tema central “Nutrição em transformação: das mudanças globais às práticas profissionais” e contou com o apoio da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O evento abordou os impactos das mudanças globais nos sistemas alimentares, a Sindemia Global, além de políticas públicas, Segurança Alimentar e Nutricional e as diversas áreas de atuação do nutricionista, da nutrição clínica à alimentação coletiva. Também estiveram em pauta temas emergentes, como o uso da inteligência artificial na nutrição, lipedema e novas terapêuticas farmacológicas para o tratamento da obesidade.

De acordo com o gerente de Alimentação e Nutrição da SES, Anderson Holsbach, a parceria entre o Governo do Estado e a ASMAN reflete o compromisso com a qualificação da força de trabalho do SUS. “Uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição é justamente a educação permanente dos profissionais. Essa parceria vem ao encontro desse propósito, oferecendo atualização e suporte técnico aos nutricionistas e às equipes multiprofissionais dos municípios”, destacou Anderson.

A SES também viabilizou cortesias para representantes de municípios, da CIAN (Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição) do Conselho Estadual de Saúde, da CAISAN (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional) e de instituições de ensino superior, reforçando o compromisso com a formação continuada e o fortalecimento da rede pública de saúde.

Destaques da programação

O CONUT-MS 2025 reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas da nutrição em uma ampla programação de minicursos, palestras e mesas-redondas. Entre os principais temas discutidos estiveram a atuação do nutricionista frente às mudanças climáticas, a nutrição estética baseada em evidências, o cuidado com pacientes com obesidade e os avanços na alimentação coletiva sustentável.

Os debates contemplaram ainda o uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Atenção Primária, a elaboração de rotulagem nutricional, a nutrição não prescritiva, além de reflexões sobre o cuidado clínico hospitalar, a nutrição esportiva e o papel do nutricionista na promoção de hábitos alimentares saudáveis.

A programação destacou a importância da ciência e da inovação para o fortalecimento das políticas públicas de alimentação e nutrição, com apresentações sobre sustentabilidade, equidade, inclusão e novas tecnologias, como o uso de algoritmos, inteligência artificial e dispositivos wearable tech no acompanhamento nutricional.

Novos materiais e lançamentos da SES

Durante o congresso, a SES apresentou importantes lançamentos técnicos voltados ao fortalecimento das políticas públicas de alimentação e nutrição no Estado:

  • E-book “Experiências de Alimentação e Nutrição do MS”, reunindo práticas exitosas enviadas por municípios e validadas pela equipe técnica da SES;
  • Curso EAD “Vigilância Alimentar e Nutricional nas Condições Crônicas”, desenvolvido em parceria com o Observatório de Condições Crônicas e Alimentação da UFMS e com a OPAS, que será hospedado na Escola de Saúde Pública;
  • Instrutivo “Oficinas de Qualificação Profissional para o Cuidado da Obesidade”, material de apoio produzido pela SES com o objetivo de orientar equipes municipais no cuidado integral às pessoas com obesidade.

“Essas ações representam o compromisso da SES com a atualização técnica, o fortalecimento das equipes municipais e o direito humano à alimentação adequada”, reforçou Holsbach.

André Lima, Comunicação SES
Fotos: André Lima

arte preta experimental’ no Casarão 34

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) abre, na próxima quinta-feira (6), às 16h, na Galeria Casarão 34, a exposição coletiva ‘Ilê: arte preta experimental’, composta por quase 30 obras. Sob a curadoria de Guto Oca e Robson Xavier, a mostra integra a programação da Prefeitura de João Pessoa em homenagem ao Mês da Consciência Negra e fica aberta à visitação até 5 de dezembro.

“Essa exposição do Casarão 34 tem um significado todo especial para nossa equipe da Funjope porque estamos fazendo um duplo movimento com essa ação. Estamos homenageando os artistas pretos e pretas, estimulando e dando visibilidade às suas obras e chamando a atenção, sobretudo, para essa temática da consciência negra que é celebrada durante todo o mês de novembro”, declara o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele reconhece, inclusive, o cuidado e empenho dos artistas, sob a curadoria de Guto Oca e Robson Xavier, com a exposição. “Eu queria agradecer ao professor Robson Xavier e à sua equipe por ter abraçado nosso projeto e ter se dedicado a produzir e organizar uma exposição tão importante. São artistas de variados perfis estéticos, mas todos têm, nessa diversidade, uma coisa em comum que é a atitude e a posição de ter uma origem negra e criar sua obra de arte a partir, exatamente, dessa sua tradição original. Estamos confiantes de que teremos uma exposição muito bonita, de muita qualidade artística e estética como tudo que estes artistas têm criado”, acrescenta.

A mostra reúne 14 artistas: Aídyne Martins, Dori Nigro, Elioenai Gomes, Estêr Correa, Flaw Mendes, Guaraná Papaya, Guto Oca, Hicor, Jeorge Paiva, Kal Yoga, LiVasc, Natália Araújo, Victor Hugo e Zé Santana. Eles são de diferentes gerações da arte negra e afro-indígena da Paraíba e de Pernambuco.

O curador Robson Xavier explica que a ideia, ao reunir esses artistas negros da Paraíba e Pernambuco para exibir seus trabalhos no Casarão 34, é expor para os visitantes a luta permanente dos artistas afro negros e afro indígenas no Estado que – conforme observa – são invisibilizados pelo sistema dominante das artes visuais. A intenção é que seus trabalhos sejam divulgados, valorizados e acolhidos pela população em geral.

Ele comenta que em 1978, o Movimento Negro Unificado adotou o 20 de novembro como símbolo da resistência do povo preto brasileiro e foi posteriormente instituído como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra pela Lei nº 12.519. Por isso, entende que se faz necessário lembrar sempre, não só anualmente, os racismos presentes nas estruturas coloniais no Brasil, presentes e vivas na sociedade contemporânea.

“Pretendemos apresentar uma amostra da arte negra experimental contemporânea para a população paraibana, marcando o espaço público municipal da Galeria Casarão 34 como um local de disputa e problematização da valorização da arte produzida pelos artistas negros e racializados no campo da arte contemporânea”, ressalta.

Robson Xavier também disse o que espera desse momento: “Celebrar o espaço de multiplicidade, respeitando, valorizando e apoiando a produção artística de jovens dos artistas negros em diálogo com artistas com maior tempo de trajetória, destacando os trabalhos e os enfrentamentos realizados pelos artistas no seu cotidiano. Além disso, a intenção é reforçar o papel da instituição cultural pública garantindo espaços para a produção da arte afro negra e afro indígena contemporâneas na região, que necessitam de incentivo, fomento, espaço e divulgação”, complementou.

Exposição – Na exposição coletiva ‘Ilê: arte preta experimental’ haverá exposição de desenhos, pinturas, objetos, cianotipias, cerâmica, arte digital e instalações abordando temáticas e processos diversos, de acordo com a poética de cada artista. As obras são de tamanhos e técnicas variadas.

Serviço:

Exposição ‘Ilê: arte preta experimental’

Local: Galeria Casarão 34 (Praça Dom Adauto, 34 – Centro)

Visitação: Segunda a sexta-feira

Horário: 9h às 17h

Entrada gratuita

Prefeitura realiza ação educativa contra o trabalho infantil neste sábado – CGNotícias

Equipes dos Creas e do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), realizam neste sábado, das 8h às 11h, uma ação educativa nos três cemitérios públicos da Capital. O foco é o combate ao trabalho infantil durante o feriado de Finados.

O objetivo é sensibilizar e chamar a atenção da população quanto à importância de combater a violação dos direitos da criança e do adolescente e coibir o trabalho infantil no período de Finados. Nessa época, é registrada maior incidência de trabalho infantil, já que muitas crianças e adolescentes vão aos cemitérios para oferecer aos visitantes o serviço de limpeza das lápides e túmulos, além de comercializarem produtos como flores e velas.

A ação iniciou no dia 21, quando equipes da Gerência de Média Complexidade estiveram no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, distribuindo panfletos educativos para motoristas e no comércio.

Segundo o coordenador do Seas, Eduardo Oliveira, as equipes irão se dividir para realizar a ação de maneira simultânea nos cemitérios Santo Antônio, Santo Amaro e Cruzeiro. Os profissionais entregarão panfletos informativos, com os canais de denúncia.

Dados e Legislação

O trabalho educativo da equipe da Proteção Social Especial da SAS é realizado todos os anos na semana do feriado de Finados. Segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul, a data costuma registrar um grande número de casos de exploração do trabalho de crianças e adolescentes. A campanha nas ruas busca a sensibilização direta da população.

As denúncias sobre situações irregulares de trabalho infantil podem ser feitas através do Disque 100, nos Conselhos Tutelares e nas unidades da própria Secretaria. O combate ao trabalho de menores segue as diretrizes do Programa de Ações de Erradicação do Trabalho Infantil do Governo Federal, criado em 1996, que tem ações permanentes, com objetivo de retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce (exceto quando na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos). O programa foi introduzido na LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) em 2011, integrando-se ao Sistema Único de Assistência Social.

#ParaTodosVerem As imagens mostram equipes do Seas em campanha contra o trabalho infantil.

Aneel mantém bandeira para vermelha 1 na conta de luz em novembro

Por MRNews

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em agosto e setembro, a Aneel havia acionado a bandeira vermelha patamar 2, com adicional de R$ 7,87 por 100 kWh. Em outubro, a bandeira foi reduzida para o patamar 1.

De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas.

Crime organizado: Haddad defende asfixiar fontes de financiamentos

PT, PSOL e PCdoB pedem ao STF acesso de familiares à perícia de corpos

“O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios. Dessa forma, para garantir o fornecimento de energia é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, justificando a manutenção da bandeira vermelha patamar 1”, informou a agência.

A agência reguladora de energia elétrica acrescentou “que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro”. “Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.

Custos extras

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro

ONU pede investigação independente sobre operação no Rio de Janeiro

fim de semana tem Rodeo Fest, festas de Halloween e eventos pelo interior de MS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O fim de semana chega com uma programação intensa que mistura tradição, cultura e diversão em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o destaque é o Campo Grande Rodeo Fest, que integra a 2ª Expogenética e traz montarias e shows gratuitos no Parque de Exposições Laucídio Coelho, com nomes como Eduardo Costa e Jads & Jadson.

O clima de Halloween também toma conta da capital, com diversas festas temáticas espalhadas por bares e casas noturnas. As tradicionais feiras Ziriguidum, do Coopharádio e Borogodó reúnem música, gastronomia, artesanato e economia criativa em diferentes regiões da cidade.

No interior, o fim de semana é de festa e tradição. Em Chapadão do Sul, o 12º Rodeio Amigos do Elton Silva promete emoção e shows com artistas como Loubet. Já em Nova Casa Verde, distrito de Nova Andradina, as comemorações dos 25 anos do distrito terão Maria Cecília & Rodolfo e Garotos dos Pampas. Fechando a programação, Caracol realiza a 2ª Noite da Cultura Paraguaia, com apresentações folclóricas, gastronomia e muita música.

A Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) listam os principais eventos do fim de semana. Confira:

Sexta-feira (31)

Campo Grande Rodeo Fest – Parte da programação da 2ª Expogenética, o Campo Grande Rodeo Fest traz rodeios e shows gratuitos ao público. Nesta sexta, o cantor Eduardo Costa sobe ao palco principal do evento.

Horário: a partir das 18h

Local: Parque de Exposições Laucídio Coelho

Entrada: Gratuita

Espetáculo “Quem Matou o Morto” – A comédia se passa em um restaurante onde um banquete é servido em homenagem a um general envenenado. Entre amor, traição e poder, três personagens tentam desvendar o mistério de quem matou o morto.

Horário: 20h

Local: Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177

Entrada: Gratuita

6º Sarau Casa Aberta – O Grupo Casa realiza mais uma edição do seu sarau, reunindo poesia, performances, karaokê, brechó e gastronomia em um ambiente de celebração artística e colaborativa.

Horário: 19h

Local: Grupo Casa – Rua Visconde de Taunay, 306

Entrada: Gratuita

Lançamento e Leitura Pública da Revista TORÓ – A equipe da Revista TORÓ apresenta sua nova edição, que reúne investigações e processos criativos teatrais, seguida de conversa sobre arte e linguagem cênica.

Horário: 19h

Local: Sesc Teatro Prosa – Rua Anhanduí, 200

Entrada: Gratuita

Halloween no Gatto Preto – O espaço cultural Gatto Preto promove sua segunda festa à fantasia nesta sexta, com uma noite repleta de música, cinema e diversão. A programação inclui concerto solo de piano com o cantor Jorge Aluvaiá, mostra de filmes de terror e horror, além de sorteios e bar de drinks.

Horário: a partir das 19h

Local: Espaço Cultural Gatto Preto – Rua Carabinari, 565 – Jardim Columbia

Entrada: Gratuita

Halloween do Canalhas – Com shows das bandas Arca e Foogha, a Cervejaria Canalhas promove uma noite temática de Halloween, com direito a concurso de fantasias.

Horário: a partir das 18h

Local: Cervejaria Canalhas – Rua Oceano Atlântico, 99

Entrada: a partir de R$ 25 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/halloween-canalhas-arca-e-foogha/3182245

Halloween no Irlandês – Parte 1 – O Irlandês Pub entra no clima do Halloween com shows de Rafa Granelli, Gabriel Noah e banda, e Kefla. A segunda parte do evento acontece no sábado, com novas atrações.

Horário: a partir das 17h

Local: Irlandês Pub – Rua Oceano Atlântico, 115

Entrada: a partir de R$ 30 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/31-10-halloween-parte-01-rafa-granelli-gabriel-noah-e-kefla/3184545

Hallogreen – A Daza Club realiza uma prévia da tradicional festa Hallobitch, com o lançamento oficial da Beats GreenMix e noite dedicada à música eletrônica.

Horário: 23h59

Local: Daza Club – Rua Marechal Rondon, 2181

Entrada: a partir de R$ 15 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/hallogreen-sexta-feira-31-10/3193328

Halloween & Blues no Mirante – O Mirante Stage mistura o clima do Halloween com o melhor do blues, em shows das bandas O Último Gole e Bêbados Habilidosos. Fantasiados ganham brindes especiais.

Horário: 21h

Local: Mirante Stage – Rua Dr. Zerbini, 53

Entrada: a partir de R$ 20 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/halloween-blues/3179587

Cainimin Agroween – Halloween do Agro – Misturando o universo agro e o clima das festas de Halloween, o evento reúne os DJs Renê, Jubba e Gustavo Freitas, além de concurso de fantasias e open de drinks.

Horário: 22h

Local: Ponto Bar – Rua Dr. Temístocles, 103

Entrada: a partir de R$ 15 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/agroween-halloween-do-agro-open-60l/3180700

Noite das Bruxas com SammyDreams (BA) – A DJ baiana SammyDreams, destaque do underground nacional, se apresenta no Vexame Bar com um set que mistura techno, guaracha e funk.

Horário: 21h

Local: Vexame Bar – Av. Calógeras, 3100

Entrada: Gratuita até 23h

MWP & Guests – Halloween Night – A dupla MWP (Loren e Bentz) comanda uma noite eletrônica com convidados e repertório que passeia por uk garage, dubstep e house.

Horário: a partir das 19h

Local: Fumaça Fina – Rua 14 de Julho, 2641

Entrada: Gratuita

Baile do Terror – O Copo Bar promove o Baile do Terror com o DJ TGB, em uma noite de pop, funk e brasilidades. Quem for fantasiado ganha descontos nos drinks.

Horário: 19h

Local: Copo Bar – Rua 14 de Julho, 2530

Entrada: Gratuita

Halloween do Blues Bar – Com decoração especial e concurso de fantasias, o Blues Bar realiza a 8ª edição do seu Halloween, com shows das bandas Boulevard, Hitma e Plebheus.

Horário: 20h

Local: Blues Bar – Rua 15 de Novembro, 1186

Entrada: a partir de R$ 40 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/halloween-blues-bar-8-edicao/3156698

Noite de Halloween no Buteco do Miau – O Buteco do Miau entra no clima do terror com shows das bandas Sem Fabios & Os Infelizes e Frenezi. A melhor fantasia da noite será premiada.

Horário: 21h

Local: Buteco do Miau – Rua (não informada)

Entrada: R$ 20 (sem fantasia) / R$ 15 (com fantasia), na portaria

Chapadão do Sul

12º Rodeio Amigos do Elton Silva – Chapadão do Sul se prepara para viver dias de pura emoção com a chegada do 1º Rodeio Amigos do Elton Silva. O evento é uma das maiores tradições sertanejas da região e contará com montarias profissionais, provas de Team Roping, três tambores, praça de alimentação e uma série de shows musicais. Nesta sexta-feira tem show da dupla Jads e Jadson. 

Horário: a partir das 19h

Local: Parque de Exposições (Sindicato Rural de Chapadão do Sul)

Entrada: gratuita

Distrito de Nova Casa Verde, Nova Andradina

Aniversário de Nova Casa Verde – O distrito de Nova Casa Verde terá a primeira comemoração oficial de seu aniversário de 25 anos. O evento terá shows da dupla Maria Cecília & Rodolfo e do grupo Garotos dos Pampas, além de praça de alimentação. 

Horário: 19h

Local: Av. Dilson Casarotto, em frente à Paróquia São Pedro e São Paulo

Entrada: gratuita

Alcinópolis 

Etapa de laço comprido – O Rancho CS sediará etapa do Circuito Norte de Laço Comprido. Além das provas de laço, haverá bailão com o grupo Sociedade Baileira, nesta sexta-feira. 

Horário: a partir das 18h (bailão)

Local: Rancho CS

Entrada: gratuita

Sábado (1)

Campo Grande Rodeo Fest – O Campo Grande Rodeo Fest integra a programação da 2ª Expogenética, oferecendo rodeios e shows gratuitos para o público — apenas os camarotes são pagos. Neste sábado, a dupla Jads & Jadson sobe ao palco principal.

Horário: a partir das 18h

Local: Parque de Exposições Laucídio Coelho

Entrada: Gratuita

Cine Clubinho – “Especial Curtas” da VII Mostra Sesc de Cinema – O Cine Clubinho do Sesc exibe quatro curtas infantis da VII Mostra Sesc de Cinema, com temáticas como música, meio ambiente, respeito às diferenças e amizade.

Horário: 16h

Local: Sesc Teatro Prosa – Rua Anhandui, 200

Entrada: Gratuita

Espetáculo “Em Busca do Japuka” – A Praça do Leão se transforma em picadeiro, com o espetáculo Em busca do Japuka, da trupe Japuka de Dourados. A apresentação integra o projeto Minha Praça é um Circo, da Cia Pisando Alto, que busca levar arte circense e diversão às comunidades. A história mostra uma trupe de palhaços em uma aventura repleta de humor, amizade e descobertas.

Horário: 19h

Local: Praça do Leão – Rua Marquês de Leão, esquina com Rua Tabaúna, Parque Novos Estados

Entrada: Gratuita

Feira Ziriguidum – A Praça do Preto Velho recebe mais uma edição da Feira Ziriguidum, com expositores de artesanato, economia criativa e gastronomia, além de apresentações musicais que animam o público durante toda a tarde e noite.

Horário: 16h às 22h

Local: Praça do Preto Velho – Jardim Paulista

Entrada: Gratuita

Feira do Coopharádio – “Túnel do Tempo” – A tradicional Feira do Coopharádio realiza nova edição com o tema Túnel do Tempo, reunindo artesanato, economia criativa e gastronomia ao som de clássicos dos flashbacks. O evento também contará com uma Feira Pet para adoção de animais.

Horário: 17h às 22h

Local: Praça V – Bairro Coopharádio

Entrada: Gratuita

Noite de Terror – O Buteco do Miau celebra o Halloween com uma noite sombria, barulhenta e de música autoral neste sábado. A Noite de Terror reúne as bandas Dr. Soup, Miséria e Mystical Perversion em uma explosão sonora de riffs, energia e fantasia. Além dos shows, haverá barraquinhas com produtos à venda.

Horário: 20h

Local: Buteco do Miau – Av. José Nogueira Vieira, 1303 – Tiradentes

Entrada: R$ 10 antecipado pelo WhatsApp (67) 99235-620; R$ 15 na hora

Halloween Capivas – Duelo Mortal – O Capivas Cervejaria entra no clima de Halloween com um duelo entre os ícones do terror Pennywise e Samara, além de sets dos DJs Depieri e Laura Bittar.

Horário: 17h

Local: Capivas Cervejaria – Rua Pedro Celestino, 1079

Entrada: R$ 10 após as 19h

Halloween no Irlandês – Parte 2 – Na segunda noite de Halloween do Irlandês Pub, o público curte pop e rock com DJ Magão, a banda American Radio e o músico Bortoti com Rafa e banda.

Horário: a partir das 17h

Local: Irlandês Pub – Rua Oceano Atlântico, 115

Entrada: a partir de R$ 30 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/01-11-halloween-parte-2-dj-magao-american-radio-e-bortoti-e-banda/3184547

Halloween Millenials – O Sunset Growler Station recebe o projeto Millenials com um show especial de Halloween, relembrando os grandes sucessos dos anos 2000.

Horário: a partir das 18h

Local: Sunset Growler Station – Avenida Afonso Pena, 5668

Entrada: a partir de R$ 40 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/hallowen-millenials/3151861

Paul Cabannes – Alma de Brasileiro – Após dez anos morando no Brasil, o francês Paul Cabannes apresenta seu stand-up “Alma de Brasileiro”. No espetáculo, ele faz um retrato bem-humorado das peculiaridades do país, visto por quem adotou o nosso jeito e sobreviveu para contar.

Horário: 19h

Local: Teatro Dom Bosco – Avenida Mato Grosso, 225, Centro

Entrada: de R$ 50 a R$ 140, pelo link https://ingressodigital.com/evento/15945/paul-cabannes-alma-de-brasileiro

Hallobitch 13 – Tradicional festa à fantasia da Daza Club, a Hallobitch chega à sua 13ª edição com muito pop, brilho e sangue cenográfico. Vampiros, zumbis e clubbers estão convocados para a noite mais sombria do ano.

Horário: das 23h59 às 7h

Local: Daza Club – Rua Marechal Rondon, 2181

Entrada: a partir de R$ 50 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/hallobitch-13-sabado-01-11/3180781

Rock in Biu – Edição Halloween – O Boteco do Rei realiza uma edição especial do Rock in Biu, com muito rock pesado e fantasias insanas. A noite contará com shows de Vitor Alves, Alziras e Boulevard, além de concurso de fantasia valendo até R$ 1.000 em tatuagem.

Horário: 19h

Local: Boteco do Rei

Entrada: R$ 25 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/rock-in-biu-edicao-halloween/3163695

Halloween 2000’s – Inspirado no clássico “Thriller”, de Michael Jackson, o Halloween 2000’s mistura terror e nostalgia. Fantasiados não pagam entrada até a meia-noite.

Horário: das 22h às 4h

Local: Mirante Stage – Rua Dr. Zerbini, 53, Chácara Cachoeira

Entrada: R$ 15 (Pix) / R$ 20 (na hora)

Paredão Gagaween – O Paredão da Gaga retorna em edição de Halloween, com show da Gaga Funkeira e discotecagem dos DJs Vick Banks, Rodrigo Gel, Gustavo Freitas e Deumathh.

Horário: a partir das 23h

Local: NON Stop Club – Rua Pimenta Bueno, 127

Entrada: a partir de R$ 10 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/paredao-gagaween/3193302

MS Acro Fest – O festival reúne 65 artistas das danças e acrobacias aéreas, com apresentações de pole dance, tecido acrobático e lira circense, além de troca de experiências entre os participantes.

Horário: 16h

Local: Teatro Aracy Balabanian

Entrada: Ingressos disponíveis nos Studios Voart e Gemini

Caracol

2ª Noite da Cultura Paraguaia – A 2ª Noite da Cultura Paraguaia em Caracol terá programação especial de apresentações culturais, gastronômicas e artísticas, em comemoração à cultura paraguaia. O evento contará com grupos folclóricos locais, danças tradicionais e manifestações culturais típicas do Paraguai. Fabio Kaida vai agitar o público com música ao vivo.

Horário: 19h

Local: Praça Primeiro de Maio – Caracol

Entrada: gratuita

Chapadão do Sul

12º Rodeio Amigos do Elton Silva – O cantor Loubet encerra o evento com chave de ouro. 

Horário: a partir das 19h

Local: Parque de Exposições (Sindicato Rural de Chapadão do Sul)

Entrada: gratuita

Alcinópolis 

Etapa de laço comprido – Já neste sábado, o bailão continua com o grupo Sociedade Baileira e também terá show com a dupla Gilson e Júnior. 

Horário: a partir das 18h (bailão); 21h (show)

Local: Rancho CS

Entrada: gratuita

Domingo (2)

Feira Borogodó – Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Feira Borogodó realiza uma edição especial com apresentações da DJ Afro Queer, do projeto Umoja, do Baile do Silveira e do Grupo Sampri.

Horário: 9h às 15h

Local: Praça do Coophafé – Rua das Garças, 3164

Entrada: Gratuita

Encantos do Pantanal – Espetáculo de danças folclóricas que celebra a natureza e a cultura pantaneira em corpo, fé e imaginação, unindo tradição e arte em uma experiência cênica sensível e vibrante.

Horário: 19h30

Local: Teatro Glauce Rocha

Entrada: Gratuita

Rodrigo Marques – “História de Pescador” – Com seu humor afiado e inteligente, o comediante Rodrigo Marques apresenta o stand-up “História de Pescador”, em que transforma situações cotidianas em causos divertidos, recheados de ironia e piadas ácidas.

Horário: 18h30

Local: Teatro Dom Bosco

Entrada: a partir de R$ 50 (meia-entrada), pelo link https://casadeartistas.com.br/rodrigomarques/campo-grande-ms/

7º Casa Aberta Contações – O Grupo Casa Coletivo de Artistas apresenta uma nova montagem da história A Ursinha Pelúcia, com muita música, coreografias e encantamento para toda a família.

Horário: 16h

Local: Grupo Casa – Rua Visconde de Taunay, 306, Amambaí

Entrada: Gratuita

I Encontro Nacional de LADS Brasil – O evento reúne fãs do jogo Love and Deepspace para um dia de troca, diversão e conexão entre integrantes da comunidade gamer.

Horário: 14h

Local: Cafeteria Go Coffee São Francisco

Entrada: Gratuita

Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto de destaque: Carolina Alves/Divulgação

Agência Minas Gerais | Escolas estaduais de Minas estão entre as finalistas do Prêmio Nacional Liga STEAM 2025

Duas escolas da rede pública estadual de Minas Gerais estão entre as finalistas do Prêmio Nacional Liga STEAM 2025, uma das mais importantes iniciativas de incentivo à inovação e à educação científica do país. A Escola Estadual Irmã Raimunda Marques, de Curvelo, e a Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes, de Mateus Leme, estão entre os 10 melhores projetos do Brasil na Categoria 3, referente ao Ensino Médio.

Mais de 1,9 mil professores participaram da seleção, que contou com 412 projetos de 321 municípios brasileiros. A presença de duas escolas mineiras reforça o protagonismo de estudantes e professores em iniciativas que unem ciência, tecnologia, criatividade e compromisso social.

A grande final será realizada no dia 3/11, em Belo Horizonte, em parceria com a Fundação ArcelorMittal. A cerimônia vai revelar os vencedores desta edição, em uma celebração que conecta sala de aula, inovação e futuro.

Sobre os projetos

Em Curvelo, a Escola Estadual Irmã Raimunda Marques se destacou com o projeto “Calculadora de Impacto Agro”, desenvolvido por estudantes do 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, sob orientação das professoras Cíntia Gasbarro e Tanislane Figueiredo.

A iniciativa é um sistema web e mobile que ajuda o produtor rural a avaliar e reduzir o impacto ambiental, fornecendo diagnósticos de emissões de gases, classificação de sustentabilidade, projeções de ganhos econômicos e sociais e planos de ação personalizados. Mais do que uma ferramenta de medição, promove capacitação, geração de empregos e desenvolvimento sustentável nas comunidades.

Para o diretor da instituição, Weliton Benônimo, “estar entre as melhores do país é o reconhecimento de um trabalho feito com amor, compromisso e muita dedicação à educação pública. Essa conquista reflete o esforço de uma equipe que acredita que a escola é um espaço de transformação, onde ideias se tornam projetos e sonhos ganham forma. Em um universo de tantas escolas inspiradoras, chegar à final demonstra que estamos no caminho certo: o caminho da inovação, da criatividade e da aprendizagem significativa”.

Em Mateus Leme, a Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes chegou à final com o projeto “Hidro Verde Alvino – Plantando nas Alturas”, idealizado pelo professor e coordenador Pedro Ivo e executado com alunos do 1° ano. Desenvolvido em parceria com mineradoras e com forte presença de agricultura familiar e agronegócio, o projeto consiste em uma horta vertical com sistema de irrigação movido a energia solar, unindo inovação, aprendizado prático e consciência ambiental, além de estimular o protagonismo juvenil.

O diretor da unidade de ensino, Paulo Henrique de Oliveira, destaca que “o projeto ganhou evidência no município e na região, devido à qualidade científica e também social, desenvolvendo ativamente a participação dos alunos. No ano passado, nossa escola recebeu o Prêmio Escola Transformação da SEE/MG em reconhecimento às boas práticas educacionais. Agradeço a todos que colaboram e fazem da nossa escola um espaço de transformação, que forma adolescentes preparados para a vida, cidadãos livres e responsáveis”, pontua. 

Sobre o Prêmio Nacional Liga STEAM

O Prêmio Nacional Liga STEAM, promovido pela Fundação ArcelorMittal em parceria com a Tríade Educacional, incentiva práticas pedagógicas baseadas na abordagem STEAM — que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A iniciativa valoriza projetos que dialoguem com desafios reais de sustentabilidade, inovação e responsabilidade social.

Nesta edição, o tema foi “Sociobiodiversidade – Culturas vivas, comunidades sustentáveis”, reforçando a importância de projetos que conectem educação, meio ambiente e cidadania. A premiação destina R$ 120 mil aos vencedores, sendo R$ 25 mil para os primeiros colocados, divididos entre professores, escola e estudantes, com valores menores para segundo e terceiro lugares.

Prefeitura de Campo Grande doa área pública para instalação do segundo campus do IFMS – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande deu mais um passo importante para ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica na Capital. O Executivo Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que autoriza a doação de área pública à União, destinada à implantação do segundo campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Campo Grande. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, em sessão realizada nesta quinta-feira (30/10).

O terreno, localizado na Avenida Gury Marques, na região do Anhanduizinho, possui 35 mil m² e está avaliado em cerca de R$ 5,5 milhões. A nova unidade do IFMS será construída em uma das regiões com maior vulnerabilidade social e déficit de oferta educacional da Capital.

De acordo com o projeto, o IFMS terá prazo de 60 meses para construir e colocar em funcionamento o novo campus, que contará com capacidade para atender aproximadamente 1.400 estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio, Formação Inicial e Continuada (FIC) e graduações tecnológicas. O investimento previsto é de R$ 17 milhões, com recursos da União.

“A instalação do segundo campus em Campo Grande permitirá ampliar o alcance de uma educação pública, gratuita e de excelência, especialmente em regiões que historicamente enfrentam vulnerabilidades sociais. Estamos falando de transformar trajetórias, fortalecer vocações locais, reduzir desigualdades e promover desenvolvimento onde ele é mais urgente. Hoje, celebramos uma conquista coletiva que reafirma o compromisso do IFMS com a formação humana e profissional da nossa juventude”, celebra a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

Segurança jurídica e transparência no processo

A Prefeitura seguiu todos os trâmites legais exigidos para a desafetação e doação do imóvel público, garantindo transparência e segurança jurídica ao processo. A avaliação prévia do bem foi realizada conforme o artigo 76 da Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), requisito indispensável para a economicidade e legalidade do ato administrativo.

Além disso, o Conselho Municipal da Cidade (CMDU), por meio da 89ª Reunião da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão do Solo Urbano, aprovou o plano de desafetação da área, considerando critérios técnicos de localização, infraestrutura, disponibilidade de equipamentos comunitários e impacto social positivo.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Junior, destacou o compromisso da gestão municipal com a educação e o desenvolvimento socioeconômico “A decisão foi embasada em estudos urbanísticos, jurídicos e socioeconômicos da administração municipal, comprovando que a instalação do novo equipamento educacional representa não apenas o uso racional do solo urbano, mas também um investimento direto na redução das desigualdades territoriais, na dinamização econômica da região urbana e na consolidação de um vetor de desenvolvimento urbano planejado”.

Educação como eixo de transformação

A prefeita Adriane Lopes salientou que a iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura com o direito à educação e com a inclusão social “A doação desta área viabiliza a instalação de uma infraestrutura educacional voltada à formação científica e tecnológica, em benefício direto da população, especialmente das regiões que mais precisam. É um investimento em pessoas, em oportunidades e no futuro da nossa cidade”.

Com a nova unidade, Campo Grande deixará de ser a única entre as 16 maiores capitais do país a contar com apenas um campus de Instituto Federal. O projeto representa uma conquista coletiva que impactará diretamente mais de 70 mil crianças e adolescentes e beneficiará indiretamente cerca de 355 mil moradores das regiões do Bandeira e Anhanduizinho.

A doação da área pela Prefeitura de Campo Grande marca um avanço histórico na política de desenvolvimento urbano e educacional, reforçando o papel do município na promoção de oportunidades e na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e preparada para o futuro.

#ParaTodosVerem: as duas fotos tanto a de capa quanto a interna mostram a área em que será construída o segundo campus do IFMS

PT, PSOL e PCdoB pedem ao STF acesso de familiares à perícia de corpos

Por MRNews

Os partidos PT, PSOL e PCdoB protocolaram nesta sexta-feira (31) no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que os familiares dos mortos na Operação Contenção, deflagrada no Rio de Janeiro esta semana, possam acompanhar o processo de reconhecimento dos corpos. 

As legendas também solicitaram ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, a realização de perícia independente para verificar a violação de direitos humanos durante a operação. 

Os pedidos foram protocolados no processo que é conhecido como ADPF das Favelas, ação na qual o STF determinou medidas para combater a letalidade policial na capital fluminense.

Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro

ONU pede investigação independente sobre operação no Rio de Janeiro

>>ADPF das Favelas: entenda as medidas que foram determinadas pelo STF 

Na petição, os partidos afirmam que a operação policial “matou mais do que prendeu”. De acordo com o governo do estado do Rio de Janeiro, das 99 pessoas identificadas até o momento, 78 tinham histórico criminal, e 42 tinham mandado de prisão pendente.

“Os números, por si só, demonstram o tamanho e a gravidade das violações de direitos humanos. Ao fim, a polícia do Rio de Janeiro matou mais do que prendeu. O número de corpos é maior que o número de armas apreendidas. Ou seja, para cada duas pessoas, morta ou presa, foi apreendida apenas uma arma”, argumentam os partidos. 

Pedidos

Ao todo, os partidos fizeram sete pedidos a Alexandre de Moraes. Confira: 

CNJ vai mapear organizações criminosas que atuam no país, diz Fachin

Conselho aprova R$ 5 milhões para digitalização do acervo da Rádio MEC

1 – Garantia de acesso imediato das famílias aos corpos, com possibilidade de reconhecimento acompanhadas por advogado, defensor público ou representante de direitos humanos;

2 – Desburocratização dos procedimentos de reconhecimento e liberação dos corpos;

3 – Ampliação do horário de funcionamento dos serviços cartoriais e periciais, inclusive em regime de plantão;

4 – Aceitação de peritos independentes nas perícias da Polícia Civil, garantindo transparência e imparcialidade;

5 – Determinação de inspeção urgente pela Anvisa no IML da Av. Francisco Bicalho, diante das condições insalubres relatadas;

6- Que o Estado do Rio de Janeiro apresente, em 48 horas, lista nominal das vítimas e o destino dos corpos, sob pena de responsabilidade.

7 – A admissão do PSOL e do PCdoB, como amicus curiae [ajudante da Corte] na ADPF. 

Operação Contenção 

A Operação Contenção, realizada pelas polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, deixou cerca de 120 pessoas mortas, sendo quatro policiais, de acordo com o último balanço. No total, foram feitas 113 prisões, sendo 33 de presos de outros estados. Foram recolhidas 118 armas e 1 tonelada de droga. O objetivo era conter o avanço da facção Comando Vermelho e cumprir 180 mandados de busca e apreensão e 100 de prisão, sendo 30 expedidos pela Justiça do Pará.

A operação contou com um efetivo de 2,5 mil policiais e é a maior e mais letal realizada no estado nos últimos 15 anos. Os confrontos e as ações de retaliação de criminosos geraram pânico em toda a cidade, com intenso tiroteio, fechando as principais vias, escolas, comércios e postos de saúde. 

Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana realiza palestra sobre conscientização no trânsito – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Guaratinguetá, por meio do Programa Educação para o Trânsito, realizou nesta última quinta-feira, 30, uma palestra sobre conscientização e segurança no trânsito.

O encontro aconteceu com os colaboradores da empresa MANSERV.

Durante a ação, foram abordados temas relacionados à importância do comportamento seguro nas vias, respeito às leis de trânsito e prevenção de acidentes. Também foram compartilhadas informações sobre a recente “Lei Nilo Silva”, além da entrega de materiais educativos impressos, reforçando o compromisso da Secretaria com a promoção da educação e da segurança viária em nossa cidade.

Sistema de Gestão da Qualidade na Vigilância Sanitária fortalece ações e padroniza processos nas saúde de MS

Iniciativa segue diretrizes da Anvisa e da OMS, reforçando a melhoria contínua e a segurança sanitária em produtos e serviços

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Vigilância Sanitária, iniciou a implantação do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), com o objetivo de fortalecer, harmonizar e aprimorar os processos internos, garantindo mais eficiência, transparência e segurança nas ações de vigilância sanitária em todo o Estado.

A medida está alinhada às diretrizes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), da OMS (Organização Mundial da Saúde) e às normativas RDC n. 207/2018, RDC n. 560/2021 e Resolução SES n. 359/2025, que estabelecem a implementação do SGQ como requisito essencial para a qualificação das atividades de vigilância sanitária nos âmbitos federal, estadual e municipal.

O modelo de gestão adotado foi desenvolvido pela Anvisa em parceria com o HAOC (Hospital Alemão Oswaldo Cruz), dentro do programa IntegraVISA, e segue os princípios da Norma ABNT NBR ISO 9001:2015, adaptados à realidade do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Padronização e melhoria contínua

A partir do convite do HAOC, a CVISA (Coordenadoria de Vigilância Sanitária) estadual constituiu o GGQ (Grupo de Gestão da Qualidade), formalizado em outubro de 2024, com a missão de conduzir o processo de implantação do SGQ e promover a padronização de documentos e procedimentos.

Logo nos primeiros meses, foram desenvolvidos POPs (Procedimentos Operacionais Padrão), fluxogramas de licenciamento sanitário e a padronização de documentos internos. O impacto foi imediato: em um ano, o número de não conformidade caiu de 84% em setembro de 2024 para 25% em outubro de 2025, evidenciando o avanço na conformidade e na qualidade dos documentos.

O grupo também iniciou a padronização dos roteiros de inspeção sanitária junto às gerências da CVISA e a realização de treinamentos on-line com os fiscais e técnicos, com o objetivo de harmonizar as práticas e garantir uniformidade nas ações de inspeção em todo o Estado.

Foco na eficiência e na satisfação do cidadão

Uma das inovações do processo foi a criação da Pesquisa de Satisfação do Usuário, que coleta a opinião dos cidadãos e instituições atendidas pela Vigilância Sanitária, permitindo avaliar os serviços prestados e identificar oportunidades de melhoria.

Para a fiscal estadual de Vigilância Sanitária, Carolina Lacerda, a iniciativa representa um marco na modernização da gestão pública em saúde. “A implantação do Sistema de Gestão da Qualidade é um passo fundamental para garantir que a Vigilância Sanitária atue de forma ainda mais eficaz, transparente e padronizada. Nosso compromisso é com a segurança da população e com a melhoria contínua dos processos”, destacou a fiscal da CVISA.

O fiscal de Vigilância Sanitária, Alexandre Tutes, também destaca a importância do SGQ para o fortalecimento institucional da área. “A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade consolida a Vigilância Sanitária como um setor estratégico na promoção da saúde pública. Com processos claros e bem estruturados, ganhamos agilidade nas respostas, fortalecemos a credibilidade do trabalho técnico e ampliamos a segurança sanitária em todo o Estado”, ressalta Alexandre.

André Lima, Comunicação SES
Foto: Divulgação SES