eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Secretaria de Saúde dá início a programação alusiva ao Dia da Consciência Negra

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa deu início a programação em alusão ao Dia da Consciência Negra, na próxima quinta-feira (20). Nesta segunda-feira (17), a atividade aconteceu na sede da SMS, com uma feira de saúde com serviços ofertados para os servidores municipais.

“Hoje damos início a nossa programação que seguirá acontecendo em todos os territórios dos nossos Distritos Sanitários até o final do mês. Para começar, fizemos essa abertura junto aos servidores da SMS, que têm papel fundamental na realização das ações junto aos nossos usuários, e fortalecendo os princípios do nosso SUS, como a equidade, que garante um serviço que busca reduzir desigualdades e promover justiça social”, destaca Elvis Costa, diretor do Departamento de Saúde da População Negra.

A programação em alusão ao Dia da Consciência Negra inclui a prestação de serviços de saúde, além da realização de palestras e rodas de conversa. Neste ano, o tema é ‘Fé que Resiste – Respeito é o Caminho’, tendo como objetivo promover a conscientização sobre a importância do respeito à diversidade religiosa, esclarecendo o que é intolerância religiosa, suas consequências sociais e legais, e incentivando atitudes de empatia, diálogo e convivência pacífica entre diferentes crenças.

As atividades acontecem em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, da Prefeitura de João Pessoa. “Essa parceria com a Secretaria de Saúde é fundamental para que possamos trabalhar essa pauta de forma mais direcionada e com vários públicos. No Mês da Consciência Negra, precisamos falar mais sobre para que todas as pessoas possam entender que o dia 20 de novembro não é uma data de comemoração, não é uma data de celebração, é uma data de luta, de reparação, pela nossa história e de reparação pelo nosso povo”, destaca a coordenadora de Igualdade Racial, Carla Uedler.

Abertura – Durante a ação de abertura, foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, além de Práticas Integrativas e Complementares, como auricoloterapia, aromaterapia, quiro-reflexologia, além de momento de beleza. A atividade também contou com apresentação cultural da Escola de Capoeira Afro Nagô e música.

Canal de denúncias – Agora a população pode denunciar racismo e intolerância religiosa pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. No app, o usuário deve acessar a categoria ‘denúncias’ e escolher ‘racismo e intolerância religiosa’. Lá deverá preencher os campos solicitados e enviar fotos e vídeos para formalizar a denúncia. Depois, automaticamente, o processo será encaminhado para a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e o denunciante poderá acompanhar todo o processo.