eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Sedes entrega certificados para alunas do curso de gastronomia e aproveitamento de frutas e legumes

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, nesta quarta-feira (26), a entrega dos certificados para a turma que concluiu o curso de Gastronomia e Aproveitamento de Frutas e Legumes. A formação foi promovida em parceria com a Faculdade da Paraíba (FPB) e a Associação Caminho da Esperança, oferecendo às participantes conhecimentos sobre culinária sustentável e o uso integral de alimentos.

O curso, voltado especialmente para mulheres atendidas pela Associação Caminho da Esperança, proporcionou técnicas de preparo, receitas regionais e métodos para evitar o desperdício de alimentos, iniciativa que impactou diretamente a rotina das alunas.

Raimunda de Souza, uma das concluintes, destacou que decidiu participar ao ser informada da oportunidade durante atividades realizadas na Associação. Segundo ela, o curso representou um aprendizado transformador. “O principal que eu aprendi foi aproveitar tudo da fruta e dos legumes. Hoje eu sei que não se deve desperdiçar nada, da casca até o bagaço. É maravilhoso dar valor aos alimentos que muitas vezes a gente encontra por aí sendo jogados fora e aqui eu aprendi até a fazer o caldinho de quenga, que eu nem sabia o que era, e o bolo de macaxeira. São sabores que eu quero levar comigo”, afirmou.

Para Luzinete Pereira, a formação também foi uma experiência marcante. Apaixonada pela cozinha, ela conta que se inscreveu assim que soube da abertura das vagas. “Adoro trabalhar com comida e sou louca para aprender coisas diferentes. Vim logo, com medo de ficar sem vaga”, relembrou. A aluna comemorou a variedade de técnicas ensinadas e já adotou algumas em casa. “Gostei de tudo, aprendi o bolo de jerimum, a geleia, a empadinha. Já fiz até a receita da casca de banana e todo mundo lá em casa comeu sem acreditar do que era feito. Eu não só gostei, eu amei, foi um curso para lá de bom, muito bom para fechar o ano com algo tão bem feito”, declarou.

A Sedes reforçou que a formação integra as ações de promoção da autonomia e fortalecimento das comunidades atendidas pelos serviços socioassistenciais, ampliando oportunidades de renda e alimentação saudável.