eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

João Pessoa participa do 11º Encontro de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste

A cidade de João Pessoa, representada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS-JP), está participando, até a próxima sexta-feira (5), do 11º Encontro do Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste (FEPECCSN). O evento, que iniciou nesta quarta-feira (3), acontece na Ilha de Itamaracá (PE) e tem como tema central ‘Serviço/servidor público, respeito, reconhecimento, fortalecimento e valorização como pilar da sociedade’.

A programação do fórum conta com várias mesas temáticas, plenárias de debate e uma reunião anual, onde os participantes têm a finalidade de promover a educação permanente e continuada dos conselhos de saúde do Nordeste, visando o fortalecimento do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), além da melhoria das políticas públicas desta área específica.

“A importância da realização do FEPECCSN é fundamental para a política de implementação do SUS com equidade. Hoje, por exemplo, temos aqui a participação de integrantes do Conselho de Saúde do Amazonas, tamanha a importância do evento. O fórum é uma questão de unidade e nos organizamos para justamente discutir essa política dentro do Sistema Único de Saúde como um todo e, nesse processo, a participação do CMS-JP é fundamental”, destacou Mariah Marques, presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa.

Para Ekedi Goreti, conselheira municipal de Saúde de João Pessoa, o encontro serve para ampliar os conhecimentos. “O Encontro do Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste vem aprimorar os conhecimentos técnicos sobre saúde pública e suplementar, além de discutir desafios das religiões e encontrar soluções para os problemas”, afirmou.

Os Conselhos de Saúde, sejam eles municipais, estaduais ou nacional, têm a função de formular, fiscalizar e deliberar acerca das políticas de saúde, sendo fundamental o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde, visando sua real efetividade.

Todas as pessoas participantes da 11ª edição do Encontro do Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste serão certificadas quando obtiverem o mínimo de 80% de participação nos três dias do evento, comprovada através das listas de frequência.