eJornais

Catálogo de Jornais no mundo, Notícias, Blog e Esportes ao vivo

Catálogo de Jornais

Alunos da Rede Municipal de Ensino conquistam 1º lugar nacional no ‘Prêmio MPT na Escola 2025’

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa viveram, nesta quinta-feira (4), um momento histórico ao conquistarem o 1º lugar nacional na categoria Música do ‘Prêmio MPT na Escola 2025’. O anúncio foi acompanhado de forma online, diretamente da sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), na Avenida Almirante Barroso, no Centro da Capital.

A Escola Municipal Deputado Joacil de Brito Pereira, que já havia garantido o primeiro lugar na etapa estadual, representou a Paraíba na disputa nacional e venceu entre produções de todo o País com o trabalho desenvolvido pelos alunos do grupo 1 (4º e 5º anos), na categoria Música. A competição é dividida em quatro categorias (conto, desenho, música e poesia), e organizada em três grupos conforme a faixa escolar.

A coordenadora do projeto MPT na Escola em João Pessoa, Alcilene Andrade, comemorou a conquista e destacou o empenho das escolas da Rede Municipal de Ensino no enfrentamento ao trabalho infantil.“Para nós, que fazemos a Secretaria de Educação e Cultura, é uma grande alegria poder comemorar o primeiro lugar na categoria Música. Isso revela o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas, sensibilizando e motivando os estudantes para enfrentar essa mazela que ainda assola o nosso País. Só na Paraíba, foram cerca de 20 mil estudantes envolvidos, e em todo o Brasil mais de um milhão participaram do concurso”, celebrou.

Alcilene Andrade ainda reforçou o reconhecimento à equipe pedagógica da Escola Joacil de Brito, professores e gestores pelo compromisso com o tema.

Arte como instrumento de conscientização – O professor de Arte e Música, Renato Gomes Martins, responsável pela orientação da equipe vencedora, descreveu a emoção do momento.“Me sinto extremamente feliz e grato por esse momento incrível. Ver minhas crianças comemorando parecia gol do Brasil. Esse projeto é lindo, traz temas sociais importantes e atua diretamente na luta contra o trabalho infantil. É uma alegria imensa fazer parte disso”, relatou.

Compromisso institucional – A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Dannielle Lucena, ressaltou o papel do MPT na defesa dos direitos das crianças. “O MPT tem muito orgulho de realizar esse projeto, que traz holofotes para os malefícios do trabalho infantil. Acreditamos que o lugar da criança é na escola, onde ela tem direito de estudar, brincar e sonhar”, destacou.

O procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Raulino Maracajá, destacou a dimensão nacional do projeto. “Mais de 1,2 milhão de crianças e 8.600 escolas participaram do MPT na Escola. A Paraíba, por meio da Escola Joacil de Brito, concorreu com trabalhos de todo o Brasil. Só por estarem na final, esses alunos já eram campeões”, frisou.

A voz dos campeões – Os alunos vencedores expressaram, com espontaneidade, a alegria de receber o maior reconhecimento do Brasil:

Gustavo Rodrigues, 10 anos: “Esse foi o melhor dia da minha vida. Estou muito feliz por ganhar esse projeto”.

Maria Heloysa, 9 anos: “Ganhar esse prêmio me ensinou que criança não trabalha. Eu estou muito feliz”.

Ana Sophia, 10 anos: “Minha alegria foi ter ganhado em primeiro lugar. Foi tudo muito especial”.

Sophia Nicolly, 10 anos: “A gente lutou muito para estar aqui. Conseguimos ensinar para muitas pessoas que o lugar da criança é na escola”.

Antônio Samuel, 9 anos: “Aprendi que é muito importante a criança não trabalhar na rua ou em praças, e sim frequentar a escola”.

Um prêmio que transforma realidades – O ‘Prêmio MPT na Escola’ tem como missão fortalecer o combate ao trabalho infantil, incentivando escolas e estudantes a discutirem o tema por meio da arte, da criatividade e da reflexão crítica. Para João Pessoa, a conquista nacional reafirma a importância de políticas públicas comprometidas com a proteção da infância e o direito à educação.