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O que faz um Social Media e como trabalhar na área?

Social Media é o cargo de todo profissional que fica responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades. Agendamentos de posts e relacionamento com o público são algumas das suas várias atribuições.

Não é de hoje que as pessoas usam as redes sociais para manter contato e interagir com amigos, familiares e várias comunidades. Já as empresas usam os perfis nas diferentes redes para comercializar e promover seus produtos, além de falar diretamente com seus clientes. Sabendo disso, você sabe o que um profissional chamado de Social Media faz?

Alguns números ajudam a chegar nessa resposta, e entre eles está o total de pessoas que possuem pelo menos um perfil ativo em alguma rede social: já são 4,62 bilhões segundo dados do relatório Digital 2022: Global Overview, publicado em parceria entre We Are Social e Hootsuite. Isso representa 58,4% de toda população mundial!

À medida que esse número cresce, mais empresas aproveitam o cenário para encontrar novos clientes em potencial através destes canais. Muitas organizações estão adicionando o trabalho com redes sociais à sua estratégia de Marketing e, com isso, empregando profissionais para trabalhar com conteúdo nessas redes.

No momento que você está lendo este conteúdo, as opções de carreira envolvendo Marketing nas diferentes redes sociais têm aumentado, especialmente agora que mais empresas desejam melhorar sua presença online por lá.

Se você está pensando em ingressar nesse setor e se perguntando como se tornar um profissional da área, os chamados Social Media, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber.

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O que é Social Media?

Social Media é o nome usado para descrever qualquer profissional de Marketing que fica a cargo de criar estratégias e conteúdos para perfis de redes sociais. Também podem ser chamados de analistas de redes sociais.

Na prática, o Social Media pode cumprir muitos papéis diferentes em uma empresa, desde os mais operacionais aos mais estratégicos. As mudanças constantes das redes sociais acabam exigindo essa multiplicidade, já que muitas vezes demandam uma adaptação rápida para que os perfis – sejam pessoais ou de marcas – continuem relevantes.

O grande objetivo das empresas que marcam presença nas mídias sociais é garantir um fluxo constante de clientes. Para isso, todas precisam criar e executar uma estratégia de Marketing que envolve o foco no seu público-alvo.

Nessa rotina de gestão das redes sociais de uma marca, ser eficiente em meio a tantos processos é realmente desafiador — mas não impossível! A eficiência pode ser desenvolvida por todo profissional da área.

Buscar por ferramentas, recursos e trocar ideias sobre as melhores práticas nas redes sociais com outros profissionais faz parte da rotina desse profissional, assim como várias outras atividades. É isso que vamos conhecer a partir de agora em detalhes!

Tela da funcionalidade do agendamento de posts do RD Station Marketing

O que faz um Social Media? Como é a rotina de trabalho?

Já parou para pensar que poucos anos atrás essa profissão tão importante para diversas empresas nem sequer existia? Isso já é um indício de que as atividades atribuídas a um Social Media estão em constante mudança e devem permanecer assim. Afinal, todos os dias surgem atualizações, novas redes e com isso oportunidades inesperadas que muitas vezes dependem do timing.

Quer um exemplo? Antes um profissional dessa área não precisava fazer conteúdos em vídeo para chamar a atenção do público, principalmente aqueles curtos, relacionados a trends do momento. Hoje em dia a história é bem diferente: já sabemos que é praticamente impossível atingir um alto número de pessoas nas redes sem explorar esse formato.

Antes de aprender como se tornar um Social Media, é importante ter uma compreensão clara do que esse trabalho demanda no dia a dia. Por isso, separamos aqui as 7 atividades principais que um profissional da área executa na sua rotina para você conhecer agora.

As atividades foram descritas pelo time da mLabs com base nas experiências práticas da equipe.

1. Planejamento de conteúdo

O primeiro passo para um social media organizar a rotina de gestão das redes sociais é ter claras as etapas que fazem parte do processo e o peso de cada uma delas. Também é muito importante levantar quais outros profissionais estão envolvidos em cada uma das atividades. Afinal, você precisará validar se o processo proposto é viável também para a rotina deles.

Essa organização varia conforme a equipe e a estrutura de trabalho disponível. Um bom número é ter duas pessoas que atuam na posição de Social Media, além de uma pessoa para gerenciar a área. Porém, é ideal que toda a equipe de Marketing atue em conjunto nas ações, para que elas estejam inseridas dentro da estratégia da área.

Para o planejamento de conteúdo do dia a dia, cabe a Social Media fazer os direcionamentos com base nos assets que nossa equipe de designers disponibilizou para a etapa de criação. Esse processo precisa ser delineado durante a construção da área, já considerando as aptidões de design nos candidatos à então vaga de social media.

É isso que também recomendamos a você sempre que uma nova oportunidade for aberta na equipe: delimitar o escopo e, assim, as habilidades do profissional de mídias sociais que você precisa no time.

No time também é importante ter uma Community Manager, termo usado para descrever o papel da pessoa que atua como Gerente de Comunidades. Ela fica responsável mais pelas interações da comunidade nas publicações que realizamos e no espaço exclusivo para clientes, se houver.

Mas vamos deixar para explicar melhor este processo no próximo tópico, quando falarmos da rotina de operação diária! Por ora, vamos às dicas de organização das atividades que podem — e devem, na verdade — ser realizadas com antecedência.

Definição da estratégia e posicionamento da marca

Anualmente, é fundamental reunir o time de Marketing para discutir e planejar a estratégia que seguirá e qual será o posicionamento digital. Isso leva em consideração também o planejamento estratégico do negócio, é claro.

Também devem ser considerados os aprendizados do ano anterior: onde acertamos, o que não funcionou como esperávamos e ideias que a comunidade trouxe. É nesse momento que deve revisitar alguns itens que fazem parte do planejamento:

Canais

A discussão precisa girar em torno dos canais que utiliza atualmente e da resposta do público a cada um deles. Social Media tem que apresentar, com base em dados, o resultado de suas análises ao longo do ano, mostrando onde devemos direcionar os nossos esforços, já que não conseguimos abranger com eficiência todos eles.

Isso não significa que este tipo de decisão seja tomada apenas neste momento, mas que, ali, é um momento dedicado a isso.

ATENÇÃO: se uma nova rede social surge e desponta aos olhos do seu público no meio do ano, você não deve aguardar o encontro periódico do planejamento para começar a trabalhá-la, hein? Quando isso acontece, avalie o cenário como um todo e, se decidir que é um canal importante, aja imediatamente.

Categorias/Editorias

Com base na análise de dados, é também neste momento que são avaliadas se as categorias / editorias que são trabalhadas em cada canal estão entregando os resultados esperados.

Aquelas que apresentam boa resposta pela nossa audiência, permanecem. Já as que não atenderam nossas expectativas, são repensadas. Existem algumas opções para essa situação:

Frequência

Analistas de redes sociais também apresentam dados que apontam se a frequência que estamos trabalhando diariamente em cada uma das editorias é satisfatória ou precisa ser repensada.

Vale ressaltar que a frequência de publicações em uma rede social pode ser decisiva para os resultados nela. Não negligencie isso!

Temas

Também são definidos temas que serão trabalhados no decorrer do ano, conforme as projeções de tendências e apostas para o período.

Uma prática do mercado é definir um tema mensal para trabalho e um segundo tema, em paralelo, por trimestre, que condiz com os experimentos que faremos.

Calendário de datas comemorativas

Na reunião anual, também são avaliadas as datas comemorativas que trabalhamos no ano anterior e o resultado das ações de cada uma delas. Com isso, são apontadas quais ficam, entram ou saem. E, logo de imediato, o time de social media importa todas essas datas para o calendário de conteúdo.

Com o volume de trabalho diário, não dá para contar apenas com a memória. Por isso, inclua no calendário não apenas a data comemorativa, mas também quando a temática deve ser abordada nas reuniões do time de Marketing ao longo dos meses.

Assim, você pode levar para os encontros não apenas a necessidade de pensar na ação, mas algumas das ideias que já teve! Mas não só de atividades planejadas consegue viver um Social Sedia. Monitorar o que está acontecendo e se relacionar com sua comunidade são tarefas que não podem esperar!

2. Criação de Conteúdo

O processo de criação de conteúdo pode ser realizado quinzenalmente, por dois motivos em destaque:

Vale lembrar que, na nossa área de atuação — como você bem sabe — todo dia surge uma novidade. Por isso, apesar de trabalhar de forma antecipada, entenda que é importante que a rotina de trabalho do social media permita a flexibilidade para criação de novos posts e de remanejar os já agendados.

3. Agendamento de posts

Esta é a primeira dica para que você consiga ter uma rotina de gestão das suas atividades mais tranquila e eficiente: manter suas publicações pré-agendadas. Use um recurso de agendamento de posts, que acompanha o processo de criação quinzenal que explicamos anteriormente.

Isso garante atender a frequência de publicações definida e, também, que o planejamento será colocado em prática independentemente do que aconteça. Também gera um ganho de tempo para a social media, que consegue organizar e gerir a publicação de todos os canais em um só lugar!

Além disso, após agendados, você consegue visualizar diretamente o calendário em um só lugar. Com isso, consegue dedicar seu tempo de forma cada vez mais estratégica.

Organização do Fluxo de trabalho

A segunda dica para ser mais eficiente na rotina de criação dos posts é em relação à organização do fluxo de trabalho. Em grande parte das empresas e agências, as artes dos posts publicados são criadas pela nossa analista de redes sociais.

Contudo, algumas ações envolvem a produção das peças por designers. Nessas situações, a dica é utilizar uma ferramenta para gerir as atividades de cada profissional envolvido.

Nesses casos, abra a demanda incluindo os textos da descrição e da arte do post, bem como o briefing para o designer. Ao concluir sua parte, o designer disponibiliza a arte para validação da analista de redes sociais que, em alguns casos, também envolve a aprovação da gestora da área.

Se terceiriza algumas etapas de produção, pode incluir seus fornecedores, freelas e quem mais for necessário nessa comunicação.

4. Criação de artes

Agora, se a sua realidade é parecida com a maioria do mercado, sendo você, social media, também o responsável por criar as artes que acompanham as publicações, vale entender melhor um bom processo interno.

Lembra que comentamos sobre os designers disponibilizarem alguns assets para a analista? Bem, o motivo é que ela não dispõe de ferramentas avançadas e até mesmo conhecimento para manuseá-las. Por isso, deixamos duas dicas bem legais para criação das artes:

mLabs Studio

É o estúdio de criação da mLabs, que você encontra dentro da plataforma. Com ele, você otimiza o tempo de criação e agendamento, já que, após a primeira etapa, o seu post é conduzido automaticamente para a segunda!

Por lá, nossa social media conta com a ajuda de recursos como templates, banco de imagem gratuito e formatos adequados para cada rede social — incluindo, é claro, os recomendados para postar pela mLabs.

Canva

Em alguns casos, nossa analista de redes sociais prefere utilizar o Canva, ferramenta de criação já bem conhecida e utilizada. O melhor de tudo é que ela consegue utilizá-la também de dentro da ferramenta, poupando tempo de execução.

Ah! Isso vale tanto para a versão free quanto para a Pro.

5. Monitoramento

Estar por dentro do que está rolando na área, nos concorrentes e quais as notícias do momento. Esse é o trabalho de monitoramento, tão importante para criar conteúdos relevantes para sua audiência.

Analisar o que o público tem falado sobre você vai além das mensagens que você recebe ou do que é dito em sua comunidade, e isso tem muito valor para a marca.

É nessa análise que você aprende onde está acertando e, claro, também errando. É com essa atividade, também, que você consegue identificar oportunidades e ter insights para suas publicações.

Por isso, além de acompanhar as mensagens que você recebe, é importante também acompanhar o que está sendo dito sobre você em todos os canais digitais. Por exemplo:

Como você pode ver, apesar desse monitoramento iniciar nas redes sociais, ele deve ir além, abrangendo toda a web. Esse é um trabalho diário e minucioso.

Em muitas empresas, ele é de responsabilidade da Community Manager. Em geral, essa profissional conta com uma ferramenta terceirizada para ajudá-la com o que é possível ser monitorado de forma automatizada.

>> Leia mais: Social analytics: o que é e como analisar os dados das redes sociais da empresa?

6. Relacionamento com a comunidade

As redes sociais são redes de socialização. Logo, são canais de troca. Por isso, é esperado que você não deixe sua audiência ou as boas citações que recebe fora dos seu campo de visão, ou seja, sem resposta por muito tempo.

Em geral, esse trabalho também é realizado pela nossa gerente de comunidades. A tarefa é realizada em duas etapas: em consonância com o monitoramento, quando em outros canais, e por alguns recursos de interação, durante as outras etapas do trabalho — como a de criação de conteúdo, por exemplo.

Interações nas redes sociais proprietárias

Diariamente, é função da Social Media responsável por Community Manager acompanhar tudo o que é comentado nas redes sociais da empresa, inclusive no Google Meu Negócio. Algumas redes sociais, como o LinkedIn, recebem essas interações manualmente, por restrições da própria ferramenta.

Mas sabemos que só é possível fazer este acompanhamento completo pelas facilidades que conquistamos com as etapas do processo que podem ser planejadas, automatizadas (agendamento de publicações) ou centralizadas.

7. Análise de resultados

Quer saber como destacar o seu trabalho como social media? Você apenas conseguirá bons resultados se for um profissional estratégico. E, como a gente sabe, estratégia sem análise de dados é, na verdade, achismo!

Pode ser que você já tenha feito e tenha dado certo? Claro! A sorte está aí para isso. Mas não dá para contar só com ela, não é mesmo? Por isso, se você almeja crescer na carreira de social media, precisa dar mais atenção aos dados.

Para isso, precisa contemplá-los como parte da sua rotina de gestão de redes sociais. O ideal é que você determine os tipos de análises que serão feitas e qual a periodicidade de cada um deles.

Alguns exemplos de análises que você pode fazer:

Tela de análise de resultados da funcionalidade de Bio do Instagram do RD Station Marketing

Contudo, a única forma de você realizar essas análises continuamente, é por meio dos relatórios. Nesse sentido, alguns pontos são importantes:

Você pode criar esses relatórios de várias formas, incluindo planilhas.

Confira o Template de Relatório Mensal de Marketing Digital: com esse modelo você vai apresentar dados que realmente importam! Isso poupa bastante o tempo de análise do social media e gera conhecimento muito útil para os resultados da marca nesses canais e, claro, para a eficiência do profissional!

Quanto ganha um Social Media?

Uma dúvida comum ao pensar em trabalhar nessa função, executando todas ou pelo menos algumas das atividades que vimos aqui, é: quanto ganha um Social Media?

Segundo dados da Glassdoor, no Brasil (dados atualizados do mês de março de 2023) o salário médio de um Social Media é de R$ 2.000.

Pelo gráfico é possível perceber que a maior parte dos profissionais recebem essa média de valor, mas há pessoas com salários mais altos nessa função.

Vale lembrar que um movimento natural para quem atua nessa área é assumir posições mais importantes em empresas e Agências de Marketing Digital com o passar do tempo.

Como se tornar um Social Media?

Já deve ter ficado claro para você que, para seguir uma carreira trabalhando diretamente com a gestão de redes sociais, é preciso ter uma série de habilidades, seja para criar conteúdo visual ou converter o maior número possível de seguidores em clientes fiéis.

Muitos profissionais da área de Marketing também começam em posições generalistas e hoje em dia decidem mudar para as redes sociais como uma maneira de explorar suas capacidades. Alguns até se especializam em uma plataforma específica, o que pode ser uma estratégia eficaz principalmente para seguir uma carreira como como freelancer.

Se você não tem experiência e está começando do zero, provavelmente terá que começar em uma função de marketing mais básica. Se está pensando em se especializar, listamos agora 3 passos essenciais para conseguir se tornar um Social Media.

Aprenda habilidades de Marketing direcionadas para as redes sociais

Você deseja conquistar um emprego na área? Então deve aprimorar certas habilidades ao iniciar sua busca. Elas incluem elementos básicos sobre as diferentes redes sociais mais usadas e também aspectos mais avançados que podem ser explorados em qualquer equipe de Marketing.

Do lado mais simples, será crucial conhecer bem o Facebook, Twitter e Instagram, mas as empresas também podem usar bastante o WhatsApp, Pinterest, TiTtok, LinkedIn e outras, dependendo de seu público. Você vai querer saber quais postagens se saem bem em cada plataforma, assim como as diferenças de público para cada uma e como capitalizar as tendências.

Agora, quando falamos de técnicas avançadas, elas incluem:

Aprender a usar as ferramentas de análise de Marketing, que mostram a eficiência deste canal e são usadas para acompanhar o desempenho, como o RD Station Marketing, também é essencial.

Nesse caso você pode acessar os cursos disponíveis na RD University, a plataforma de cursos da RD Station. Como dissemos lá no começo, você encontra cursos gratuitos de diversas disciplinas de Marketing Digital e Vendas, incluindo de aprofundamento em mídias sociais e da própria ferramenta RD Station. Deixe seu email abaixo para saber mais e acelerar sua caminhada na profissão de social media!

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Estabeleça sua presença nas mídias sociais

Antes de começar sua carreira de social media, você deve examinar atentamente todos os seus perfis nas redes sociais e garantir que eles o representem da melhor maneira possível.

Quando você não tem um grande portfólio para impressionar os empregadores, a primeira coisa que eles fazem quando você se candidata a um emprego é pesquisar você no Google. Se eles virem perfis associados a você com pouca ou nenhuma atividade – ou, pior ainda, com alguma coisa considerada inapropriada – você pode apostar que eles passarão para o próximo profissional da lista.

Se já tiver passado por alguma experiência, é fundamental descrever com o máximo detalhes possíveis, para que todos entendam quais experiências já possui.

Quer um exemplo de como fazer? A dica é conferir a descrição do perfil da Isadora Caputo no LinkedIn. Ela foi por muito tempo nossa Gerente de Comunidade, e lá descreve em detalhes como realizava seu trabalho na RD Station.

Dedique também tempo e esforço para interagir com comunidades online, de maneira construtiva e positiva. O gerenciamento de comunidade é uma grande parte do trabalho de qualquer especialista e seu comportamento em cada uma delas pode contar pontos.

Expanda sua rede profissional

O networking pode ser intimidante no começo, mas pode ser uma boa maneira de aprender mais sobre oportunidades de emprego, obter conselhos sobre como procurar vagas de Social Media e adquirir conhecimento sobre o mercado.

Sua rede pode incluir amigos, familiares, ex-colegas de trabalho e até mesmo referências de profissionais que você admira. Se você não sabe por onde começar, participe de grupos para profissionais de mídias sociais no LinkedIn ou no Facebook. Isso pode:

Ferramentas e softwares utilizados por um Social Media

As ferramentas de marketing para realizar o trabalho com redes sociais nada mais são do que ferramentas e softwares que ajudam as empresas a aproveitar todo o poder das plataformas como Instagram e Twitter, seja para lançar campanhas que atraem clientes ou analisar seus resultados.

A maioria dessas ferramentas, usadas no dia a dia por um social media, estão focadas em facilitar a rotina. Agora listamos quais os principais tipos que deve encontrar e usar ao assumir esse cargo.

Produção de conteúdo e Design

A criação de conteúdo para redes sociais pode ser bem diferente dependendo da quantidade de pessoas que trabalham na área de Marketing ou dos objetivos de cada empresa, mas geralmente você precisará de alguma noção de design e uma boa compreensão das habilidades de escrita para realizar essas tarefas.

Do lado de design, existe a opção do Canva que já foi mencionado anteriormente. Essa é uma ferramenta com planos gratuitos e pagos que permite a criação de posts completos sem a necessidade de saber tudo sobre design. Existem milhares de modelos prontos, é só escolher e editar para produzir o seu.

O ideal é contar com as ferramentas da Adobe, como o Photoshop e o Illustrator, que permitem criar conteúdos do zero e com alta qualidade.

Publicações e agendamentos

As melhores plataformas de gerenciamento de mídia social permitem que você assuma o controle de sua presença nas mídias sociais em um único lugar, agendando as publicações para evitar trabalhos manuais.

Dessa forma, cada empresa pode antecipar as publicações, seguindo fluxo de Planejar → Criar o conteúdo → Agendar a publicação para as redes sociais definidas, no dia e horário ideal.

Gestão completa de Redes Sociais

Que tal uma ferramenta que permite não só fazer uma mas sim várias das ações necessárias para redes sociais? É isso que uma ferramenta de gestão permite, como é o caso do RD Station Marketing.

Com ela, é possível agendar, publicar, analisar postagens e transformar seguidores em clientes. São diversas funcionalidades disponíveis no menu “Atrair” da ferramenta:

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Cenário do mercado de atuação do Social Media

Agora que já sabe o que faz um Social Media e como se tornar um, é fundamental entender que o cenário digital torna esse profissional essencial para qualquer empresa hoje em dia, seja atuando internamente ou como prestador de serviços.

As oportunidades de nível inicial podem incluir empregos fixos, vagas de freelancer ou até mesmo voluntariado em ONGs, por exemplo. Explore diferentes opções para ver o que se adapta às suas necessidades.

Para cada uma dessas vagas, as características e expectativas são diferentes:

Se já está em sua busca de emprego fixa na área, fique de olho em títulos de nível básico para começar, como:

Faça o curso de Gestão de Redes Sociais da RD University

Estar em dia com as redes sociais envolve, também, estudar com especialistas no assunto. A RD University, plataforma de cursos da RD Station, tem um curso de Gestão de Redes Sociais. Nele, Lizandra Muniz e Brenda Dilli, profissionais de Social Media aqui da RD, ensinam na prática como construir uma estratégia.

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Post originalmente publicado em julho de 2020 e atualizado mais recentemente em março de 2023.