Como criar e enviar mensagem automática no WhatsApp
Que o WhatsApp é o queridinho dos brasileiros, já não é mais novidade. Muito além disso, o mensageiro se tornou uma das ferramentas mais promissoras para as campanhas de Marketing Digital e Vendas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 80% dos usuários do aplicativo se comunicam com empresas no canal, sendo que 62% já compraram produtos pelo WhatsApp.
Com a acessibilidade e grande alcance do app, as empresas logo começaram a perceber uma grande demanda e disputa por atenção.
Dessa maneira, a mensagem automática no WhatsApp ganhou tanta força nos últimos tempos: além de auxiliar rapidamente no retorno dos contatos, graças ao recurso é possível prever ou antecipar comunicações.
Entretanto, mais do que apenas enviar comunicações genéricas, é necessário construir uma estratégia que fortaleça o envolvimento dos contatos e da marca, priorizando cuidados do dia a dia como:
Para te ajudar nesse caminho, preparamos um artigo com os principais exemplos de mensagens e como construir (ou repensar) sua estratégia de comunicação no canal imediatamente.
6 exemplos de mensagem automática no WhatsApp
Engana-se quem pensa que o WhatsApp é apenas mais um canal unilateral, ou seja, que só serve para receber mensagens quando enviadas pelo remetente.
A grande aposta das empresas é desenvolver um comportamento mais ativo e personalizado, criando vínculos e sendo mais intencional durante a Jornada de Compras.
Entretanto, ainda existem muitas dúvidas na escolha da comunicação e sobre quando é indicado enviar cada mensagem.
Para começar, precisamos entender as possibilidades e qual mensagem automática escolher para a estratégia:
Mensagem de boas-vindas
Quando um novo contato realiza sua primeira conversão, as mensagens de boas-vindas são essenciais para recepcioná-los. Esse é o momento ideal para reforçar o propósito da empresa e deixar claro quais são as principais informações e canais de contato.
Lembre-se que neste caso é necessário programar um envio somente para quem é novo e realizou pela primeira vez uma assinatura de newsletter, download de materiais, inscrição em eventos e etc.
Opte por mensagens curtas e priorize até um ou dois links para estimular uma nova conversão e avanço do Lead na jornada.
Download de materiais
Se você oferece materiais para download, essa é uma oportunidade (e tanto) de coletar dados de contato ativo, como o número de telefone do Lead.
Com uma mensagem automática no WhatsApp, você poderá entregar o material de interesse e ainda confirmar os dados – diminuindo as chances de receber informações erradas.
Cupom de desconto
Os cupons de desconto são sempre bem-vindos em qualquer etapa da Jornada de Compras, mas principalmente para estimular aqueles contatos que estão prestes a comprar. Com uma mensagem automática no WhatsApp, você pode programar o dia de envio, quem deve receber e para onde deseja direcioná-los.
Divulgação de materiais, eventos e convites
Vai fazer algum lançamento de produtos, materiais ou eventos? Programe uma mensagem personalizada e envie automaticamente pelo WhatsApp, escolhendo qual base de contatos deverá receber e compartilhando as principais informações da campanha.
Pedidos de agendamento e notificações
Quando convertemos contatos na internet, logo identificamos quem possui potencial para evoluir para uma reunião com o time comercial. Por isso é preciso determinar quais abordagens estimular com quem está mais preparado.
Neste caso, o uso da mensagem automática no WhatsApp está ligada diretamente à levantada de mão, enviando apenas para os Leads que estão prestes a comprar. Dessa forma, os contatos que recebem e interagem, podem ser enviados diretamente para um CRM de Vendas.
Mensagens segmentadas por perfil e comportamento
Além das ideias anteriores para mensagem automática no WhatsApp, você poderá escolher a melhor composição para seus envios, definindo perfil e/ou comportamento.
Quando utilizamos o RD Station Marketing, por exemplo, conseguimos determinar o melhor perfil de público que atende as características para a campanha ou ainda, enviar mensagens conforme o próprio comportamento, podendo ser:
Com o recurso da Automação de Marketing, você ganha mais agilidade e poder de personalização, chegando no momento ideal para não perder mais nenhum contato.
Envie mensagens certeiras no WhatsApp e leve os Leads para as compras
Com a Automação de Marketing você envia mensagens para quem está mais preparado e ainda acelera o processo de vendas. Teste o RD Station Marketing gratuitamente e coloque as dicas em prática hoje mesmo!
Começar grátis! *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Como criar uma mensagem automática no WhatsApp
Agora que já vimos alguns tipos de comunicação, chegou a hora de aprender como criar uma mensagem automática no WhatsApp, utilizando o próprio RD Station Marketing.
Sobretudo, é preciso entender que as funções do aplicativo não oferecem o recurso gratuitamente, ou seja, será preciso utilizar uma ferramenta complementar à sua conta comercial.
Para te ajudar a entender como funciona na prática, dividimos um passo a passo sobre como criar suas primeiras comunicações com segurança e quais são as principais funcionalidades da ferramenta:
1. Habilitando o recurso no RD Station Marketing
O recurso de Mensagens do WhatsApp está disponível a partir dos planos Pro e Enterprise do RD Station Marketing. A contratação é feita através de pacotes de mensagens que possibilitam os envios mensais e automáticos, conforme as necessidades do projeto.
Todo o processo de contratação é conduzido pela RD Station e em parceria com a Meta (para mais segurança e comodidade).
Após acessar sua conta e seguir para o Menu “Relacionar”, clicando em “Mensagem de WhatsApp”, você irá encontrar seu número de telefone, dados de consumo do pacote de mensagens e o criador de templates para começar:
2. Configurando as mensagens
Para configurar qualquer mensagem automática no WhatsApp, é preciso atender alguns critérios da Meta (provedora oficial do serviço). Neste caso, o próprio RD Station Marketing oferece os caminhos necessários para criar suas comunicações definindo Categoria, Mensagem e Botões em um painel fácil e intuitivo:
Após preencher os requisitos, é necessário enviar seu template para a revisão e aguardar o prazo de até 48 horas para a aprovação da Meta.
Além do painel intuitivo, os usuários do RD Station Marketing que possuem o recurso ativo, ainda conseguem programar os disparos diretamente em um Fluxo de Automação:
3. Analisando os resultados
Identificar quais resultados o canal está gerando é um dos passos mais importantes para sustentar qualquer estratégia. Por isso é preciso ter uma visão completa e centralizada das campanhas (que permita entender de onde vem as oportunidades e gargalos).
Com o RD Station Marketing é possível acompanhar em tempo real as principais métricas de cada envio:
Com o recurso, você consegue monitorar:
2 ferramentas (gratuitas) que potencializam seu mensageiro
Se você chegou até aqui, já deve ter notado que o aplicativo é um verdadeiro coringa para as campanhas de geração de Leads e relacionamento.
Mas para deixar sua atuação mais completa e começar a dar os primeiros passos para comprovar os resultados no aplicativo, selecionamos duas ferramentas e estratégias que podem ser ativadas hoje (mesmo sem investimentos). Vamos conhecer?
Gerador de Link para seu WhatsApp (sempre grátis)
Quem está vendendo on-line, tem a missão de facilitar a chegada dos novos contatos, independente de onde estejam. É aí que o Link de WhatsApp entra em cena: após transformar seu número em um atalho, você poderá divulgá-lo nos principais canais da empresa e ainda habilitar uma mensagem automática para melhorar a interação com os Leads.
Para criar seu hiperlink, é só inserir seus dados no formulário abaixo.
Botão de WhatsApp para sites (grátis durante 10 dias)
Um dos maiores desejos de quem possui um site, loja virtual, blog ou Landing Pages, é capturar os visitantes enquanto navegam pelas páginas.
Com o Botão Flutuante de WhatsApp você consegue convertê-los e levá-los diretamente para conversar no aplicativo.
É compatível com qualquer website e pode ser instalado em até 2 minutos (sem necessidade de configurações técnicas ou alterações no número comercial).
Na prática, os contatos precisam preencher um formulário rápido antes que acessem seu mensageiro. É dessa maneira que a ferramenta captura os principais dados e os armazena no contato.
Se porventura o remetente não realizar o envio da mensagem, ainda assim você poderá contatá-lo ou fazer ações de reengajamento com Email Marketing, Anúncios pagos e etc.
Para utilizar o Botão do WhatsApp gratuitamente, é só clicar aqui e criar para seu negócio!
#FicaADica: com a criação, você também poderá utilizar o RD Station Marketing durante 10 dias. Aproveite para combinar o uso de Email Marketing, Gerenciador de Redes Sociais, Anúncios Pagos e Fluxos de Automação na ferramenta. É sem compromisso e você ainda aproveita as estratégias mais avançadas do mercado!
Vá além das mensagens automáticas de WhatsApp
As estratégias de Conversational Marketing já estão dominando o mercado e as marcas que não se adequam, perdem espaço na mão e na mente dos consumidores.
Uma mensagem automática no WhatsApp é capaz de reverter cenários e ainda aproximar a empresa do público, facilitando na produtividade da equipe e ainda garantindo atenção para todos os contatos.
Mas mais do que isso: está comprovado que o uso das estratégias mencionadas no artigo, pode aumentar em 70% as taxas de conversão com o canal, apoiando em estratégias de Inbound Marketing e Inside Sales, por exemplo.
E se você chegou até aqui e deseja adotar todas as estratégias nos projetos, faça o curso grátis “Introdução a WhatsApp para Marketing e Vendas” da RD University, nossa plataforma de profissionalização.
Com o curso você irá aprender todas as possibilidades de uso para as empresas, como atrair Leads para o mensageiro e como construir uma estratégia de Vendas e Marketing em todos os canais digitais. Aproveite!