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AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ESTADO DO MARANHÃO

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Nas últimas cinco décadas, a história do Maranhão foi registrada pelo jornal O Estado do Maranhão, veículo de comunicação que se tornou divisor de águas na história da imprensa local. Desde o início, a proposta do jornal foi a de ser “um órgão a serviço da verdade”, como afirma texto publicado em sua primeira edição. Fundado em 1º de maio de 1959, pelo empresário e político Alberto Aboud, O Estado é herdeiro do Jornal do Dia. Nesse mesmo ano, a empresa Jaguar Ltda. – com instalações à Rua de Santana, Centro – passou a editar o Jornal do Dia, sob o comando de Walbert Pinheiro.

A mudança de nome para O Estado do Maranhão ocorreu em 1973, numa iniciativa do então governador José Sarney e do poeta Bandeira Tribuzi, que assumiram o comando do periódico. Na época, o jornal também trocou de endereço, passando a funcionar na Av. Ana Jansen, no bairro São Francisco, onde está até hoje. A mudança de nome coincidiu ainda com a primeira grande reforma gráfica e editorial do periódico, propiciada pela introdução das rotativas off-set e do sistema de composição eletrônica. Antes, o processo quase artesanal dominava a confecção do jornal e a impressão era feita com placas de chumbo quente, nas quais as páginas eram montadas vagarosamente.

As inovações técnicas e a modernização editorial logo alavancaram o matutino à condição de líder de mercado no Estado. Em meio século de existência, o jornal viveu o advento do telefoto, telex, policromia e da informatização e ingressou definitivamente na modernidade. Nessa trajetória, o jornal foi pioneiro em muitos momentos. Foi um dos precursores no uso da cor em todo o Norte e Nordeste. Restrita antes apenas à capa das edições de domingo, em meados da década de 1990, o colorido disseminou-se em outras páginas e por todos os dias da semana, o que aumentou o volume de vendas avulsas do jornal.

O Estado também foi formador de grandes jornalistas. Como não havia faculdade de Jornalismo, as redações de jornais serviam como escola. A maioria dos repórteres era escolhida em concursos realizados pelos próprios matutinos. Hoje, com uma equipe de profissionais especializados por área de cobertura, O Estado segue reunindo em seu quadro os melhores jornalistas do Maranhão, incluindo sucursais em algumas cidades do Maranhão. Atualmente, a redação de O Estado possui mais de 35 profissionais em sua equipe, entre repórteres, editores, colunistas, redatores e revisores. Dispõe de 28 estações de trabalho, com uma estrutura que possibilita maior aproveitamento do espaço e integração entre as áreas, seguindo os mesmos padrões de grandes veículos de comunicação do Brasil. Na direção da redação, já pontificaram nomes de destaque no jornalismo do Maranhão. Após a morte de Bandeira Tribuzi, em 1977, o cargo foi ocupado por Bernardo Almeida e Bello Parga. Benito Neiva também respondeu por muito tempo pela secretaria da redação. Mais tarde, foram nomeados o arquiteto Pedro Costa para a presidência da empresa e o jornalista Antônio Carlos Lima para a direção da redação. Atualmente, os trabalhos são coordenados por Clovis Cabalau.

Em 2009, o jornal O Estado do Maranhão completou 50 anos, iniciando uma nova fase, tanto estrutural quanto editorial. Grandes comemorações marcaram a data e grandes investimentos foram aplicados para a modernização do jornal. Novos equipamentos em seu maquinário industrial, novos espaços para a redação e editoração e novo projeto gráfico com novos cadernos e editorias. Investimentos necessários para quem quer continuar a ser o jornal que valoriza seu leitor e seus anunciantes.

Com liderança incontestável, o jornal O Estado possui o maior número de leitores qualificados dentre todos os jornais com circulação diária na Grande São Luís, apresentando 64,34% de penetração máxima entre os leitores com nível superior completo.*

Os anunciantes de O Estado o consideram um veículo sólido e eficiente para o fortalecimento de suas marcas e divulgação de suas campanhas. O índice de renovação de contratos e a consequente permanência dos anunciantes no jornal atestam o alto grau de retorno que ele oferece. O Estado possui grande eficiência comercial, pois reúne características determinantes para o alcance de excelentes resultados.

Sinônimo de competência – liderança, credibilidade, qualificação e retorno – o jornal O Estado do Maranhão se destaca pela seriedade e compromisso com seus leitores e anunciantes. Um jornal dinâmico que acompanha a evolução do seu tempo e oferece um projeto gráfico e editorial moderno, buscando sempre investir em profissionais, tecnologia e pesquisas. Um jornal ágil, que valoriza o tempo da informação, noticiando tudo que acontece no Maranhão, no Brasil e no mundo. Por isso é o jornal que valoriza você.

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