Convenção de vendas: o que é, importância e como organizar uma
As convenções de vendas são um importante ritual para motivar equipes comerciais. Mas, para realizar um evento de sucesso, é preciso ir além da escolha de um bom local.
Se você tem dúvidas sobre como organizar esse encontro com os seus vendedores, continue a leitura do artigo. Vamos falar sobre o que é, qual é a importância e trazer dicas práticas para o seu negócio. Acompanhe!
O que é convenção de vendas?
Uma convenção de vendas é um evento organizado por empresas com o objetivo de reunir a equipe comercial para analisar resultados, alinhar estratégias e definir objetivos para o futuro.
Em geral realizado em hotéis e auditórios, esse tipo de encontro pode durar um ou mais dias. Por promoverem a integração, as convenções de vendas são especialmente valiosas para negócios que contam com diversas unidades, ou para times que trabalham de maneira remota.
Para que serve uma convenção de vendas?
Uma convenção de vendas pode ter uma série de objetivos diferentes. Em geral, os mais comuns são:
Foto de Priscilla Du Preez no Unsplash
Como organizar uma convenção de vendas?
É fácil entender o conceito e as finalidades de uma convenção de vendas. A parte mais complicada é colocar a mão na massa para organizar um evento bem-sucedido, que realmente atenda aos objetivos do negócio.
A seguir, trazemos algumas dicas de como fazer isso:
1. Saiba quais são seus objetivos
Como qualquer ação, o planejamento de uma convenção de vendas começa com a definição de objetivos. Na hora de organizar o evento, tenha sempre em mente os objetivos gerais da empresa para o período. É preciso, também, considerar as metas da área de vendas.
Esses objetivos podem ser apresentados durante a convenção de vendas, para reforçá-los. Mas, mesmo que o foco de uma convenção específica não seja o compartilhamento dessas informações, é importante sempre tê-las como base ao planejar o evento. Dessa maneira, a convenção fica alinhada aos objetivos macro da empresa e da área de vendas.
2. Defina o local
É interessante que, se possível, a convenção seja feita fora da empresa. Isso ajuda os vendedores a se desconectarem do local de trabalho, das tarefas operacionais, e a focarem em estratégia, que costuma ser o objetivo desse tipo de evento.
3. Monte a programação
Em seguida, é hora de pensar na programação da sua convenção de vendas. Ela pode incluir:
4. Encontre bons palestrantes
Palestras e treinamentos são um item fundamental em uma convenção de vendas. No caso dos eventos focados em motivação e capacitação, eles são a parte principal.
Sendo assim, encontrar os palestrantes certos é fundamental. É claro que trazer grandes nomes é interessante, mas, se a empresa não conta com orçamento para isso, saiba que os especialistas da sua empresa podem ser ótimas alternativas.
Gestores de vendas, profissionais de vendas que atingiram bons resultados ou têm mais experiência e até especialistas de outras áreas têm muito a dizer para a sua equipe comercial. Além disso, também é possível intercalar palestrantes convidados com especialistas do seu negócio.
5. Cuide da logística
Com a programação definida, é preciso cuidar da logística, para garantir que todos os profissionais estejam no local combinado no dia da convenção de vendas.
Grandes convenções, em geral, são feitas em hotéis e auditórios. Facilita escolher um local que já costuma receber esse tipo de evento. Se os participantes puderem se hospedar no local, caso o evento dure mais de uma dia, melhor ainda.
6. Capriche na divulgação da convenção de vendas
Mesmo que a convenção de vendas seja um evento interno, é interessante caprichar na sua divulgação para engajar a equipe. Para isso, você pode pedir ajuda ao time de marketing, recursos humanos ou eventos, caso haja.
Com a ajuda deles, é possível:
7. Analise os resultados após o evento
Depois de realizar a convenção de vendas, é importante medir os seus resultados. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação enviadas para os funcionários.
Além disso, é possível criar conteúdos, como fotos, vídeos e artigos sobre as palestras, para usar nos canais de comunicação da empresa.
A convenção de vendas como ferramenta de empoderamento dos vendedores
Um dos estágios previstos na metodologia de gestão de vendas PEACE, desenvolvida pela RD Station, é o empoderamento dos vendedores.
Uma equipe empoderada é aquela que abraça os desafios, foca em resolver problemas e busca alcançar suas metas, tudo isso sem esperar que alguém diga o que precisa ser feito. Na área comercial, existem alguns pontos-chave para empoderar a equipe, como playbooks, definição de ferramentas e metodologias.
Com isso, os profissionais fazem a máquina operacional girar, deixando as lideranças com mais tempo livre para pensar em estratégia. Nesse contexto, as convenções de vendas são um excelente recurso para motivar e empoderar as equipes. Você encontra muito mais informações sobre como empoderar e capacitar sua equipe comercial no curso gratuito PEACE: Metodologia para gestão de vendas.
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