Landing Pages: 11 exemplos com conversão de até 96%
Falamos muito aqui no blog sobre a importância de seguir boas práticas de página de captura de contatos, usando bons exemplos de Landing Pages que convertem muito para criar as suas próprias. Nesta equação, entram características como bons títulos e descrições, imagens que chamem a atenção, um formulário com o número de campos adequado, entre outras.
São muitos elementos, e é possível que você já tenha se sentido perdido no meio de tanta teoria! Pensando nisso, selecionamos 11 exemplos práticos de empresas que alcançaram taxas de conversão acima de 31% (um índice considerado excelente) com suas páginas.
Todos os exemplos são de clientes da Resultados Digitais que criaram páginas utilizando o RD Station Marketing e tiveram mais de 300 visitas únicas. Elas estão organizadas em ordem crescente de conversão.
Não deixe de conferir também nossa ferramenta de templates de Landing Pages, onde você pode conferir e editar em tempo real alguns dos mais de 100 modelos do RD Station Marketing. Então vamos lá, veja os exemplos de Landing Pages que separamos!
Exemplos de Landing Pages: 34 ideias para qualquer negócio
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11 exemplos de Landing Pages com altas taxas de conversão
1. Algodão Cru (31%)
Vamos começar com uma Landing Page da Algodão Cru. Eles conseguiram o feito de se destacar em meio à enxurrada de ofertas que antecedem a Black Friday perguntando aos usuários qual curso de costura disponível no blog de moda deveria entrar em promoção. De cada 10 pessoas que visitaram a página, três completaram a pesquisa.
Duas táticas contribuíram para o sucesso da campanha. A primeira foi a escolha a dedo do público que receberia a oferta: apenas quem já havia comprado anteriormente e se interessou pelo produto nos últimos 90 dias, mas não o adquiriu.
A mensagem também foi fator decisivo para o desempenho da página. Com a intenção de saber a opinião do usuário sobre qual curso ele gostaria de ver na Black Friday, a pesquisa engajou a audiência.
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2. Salthz (41%)
A Salthz é uma marca de calçados femininos, que lançou sua loja virtual própria no dia 5 de dezembro de 2020. A Artefato Agência Digital, parceira da RD, criou uma estratégia de divulgação que envolvia uma promoção no Instagram de no estilo “curta, compartilhe e marque 3 amigas”, com inscrição pela Landing Page.
O link da LP estava disponível na bio do Instagram, facilitando muito a conversão. O layout desse exemplo de Landing Page é simples e foi pensado para ter uma boa navegação mobile, já que 100% dos acessos viriam de dispositivos móveis, pelo aplicativo.
A promoção ficou no ar entre os dias 4 e 10 de dezembro e gerou 696 Leads, ou 41% do total de visitantes!
3. Quanto Sobra (44%)
Vídeos vieram para ficar, inclusive nas Landing Pages! A Quanto Sobra, que oferece um sistema de gestão online, investiu no formato para explicar passo a passo como usar a Planilha de Cadastro de Clientes e Fornecedores – desenvolvida pela empresa e acessada por meio de uma Landing Page. O macete explica em parte o sucesso da LP, cuja taxa de conversão foi de 44,1%!
Landing Page com vídeo é um dos templates que você pode testar construir em nossa página especial de testes. Nela, você experimenta alguns dos tipos mais eficientes que podem ser construídos com o RD Station Marketing, sem nem mesmo precisar dar um email.
E sobre a estratégia, o mais interessante é que a planilha é umas das funcionalidades do produto da Quanto Sobra. Logo, deixa para o usuário um gostinho de “quero mais” e funciona como uma oferta fundo de funil.
>> Leia também: Como aplicar UX Design na construção de Landing Pages
4. Superbom (53%)
A Superbom é uma empresa fabricante de alimentos saudáveis voltados para o público vegano/vegetariano. Para gerar mais Leads em sua estratégia de Inbound Marketing, a empresa lançou o seu “Quiz: Você tem aptidão para ser vegetariano ou vegano?”.
Utilizando uma estrutura mais objetiva de Landing Page no RD Station Marketing, a empresa apostou em um discurso mais direto e que não demandava grande envolvimento na página, acelerando o processo de conversão. Isso garantiu para a empresa 53,2% de conversões de mais de 6 mil visitantes.
>> Leia também: Copy para Marketing Digital: 11 dicas para garantir um texto impecável para suas peças
5. EVO (57%)
A EVO oferece softwares de gestão que possibilitam a visão sistêmica em academias, estúdios ou boxes. Nessa Landing Page, eles apostaram no conjunto visual + copy para gerar ainda mais conversões.
O resultado foi incrivelmente assertivo: mais de 57% de conversões conquistadas com a divulgação do material através de email, redes sociais e mídias pagas.
O uso de cores complementares ou combinações que proporcionam uma experiência visual agradável ao visitante favorecem a estadia e a absorção do conteúdo. Além disso, a aplicação de botões interativos na LP – que quando clicados redirecionam para o formulário – também mostram ao usuário qual é o objetivo final esperado para aquela página.
6. Crescimentum (63,4%)
A Crescimentum oferece treinamentos in company totalmente customizados para atender as necessidades de cada organização. Para divulgar o evento presencial “Manhã com RH”, a empresa utilizou uma combinação de diversos recursos – como imagens, ícones, tópicos e textos explicativos – para conseguir convencer seus visitantes. Obteve, assim, uma taxa de 63,4% de conversões.
Diferentemente de materiais com conteúdo online, um evento presencial demanda maior interesse para gerar inscrições. A Crescimentum, sabendo disso, disponibilizou em sua Landing Page argumentos de convencimento aliados a um conjunto de informações que tornaram a página um sucesso.
Nem sempre menos é mais. Saiba o que é importante para seu público e deixe à disposição na Landing Page o necessário para que seu cliente sinta necessidade de converter no formulário – ainda que o necessário seja uma quantidade maior de dados e copy!
7. Medcel (65%)
Com o objetivo de aquecer e enriquecer a base de Leads, a Medcel tratou de divulgar o novo material que tinha em mãos: um miniguia com opções de tratamentos para as principais infecções, principalmente via email.
Para incentivar os visitantes a baixarem o conteúdo, a empresa, que oferece cursos preparatórios online para residência médica utilizou o formulário inteligente na LP. A funcionalidade do RD Station Marketing permite perguntar apenas as informações que você ainda não sabe sobre o Lead, reduzindo o atrito na conversão.
A taxa de conversão da Landing Page foi de 65%.
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8. SIGA Pregão (73%)
No lugar de uma oferta técnica ou funcional, a estratégia de marketing do SIGA Pregão, ferramenta voltada para licitações, é realizar ofertas gratuitas relacionadas a valores como impacto social, mudança de vida e impacto emocional.
Para a criação da Landing Page do eBook Como criar um MEI, a empresa recorreu à experiência obtida na criação de outras páginas, usando os modelos disponíveis no RD Station Marketing. A escolha dos elementos e cores foi bem pensada: a página tem cadastro em dois passos, botão de CTA contrastando com a cor de fundo e formulário inteligente.
9. Etalent e Thiago Concer (80,3%)
A Etalent é uma empresa de tecnologia especializada na Gestão do Comportamento. Para a divulgação do seu material de análise comportamental completa, eles mostraram que a união faz a força e obtiveram uma taxa de conversão de incríveis 80,3%!
Para garantir força na transmissão da mensagem, a página – que já contava com co-marketing com um dos maiores especialistas em vendas do Brasil – também utilizou uma estratégia de divulgação pouco lembrada por algumas pessoas: a indicação offline.
Durante cursos da “Orgulho de Ser Vendedor”, a página era divulgada pelos professores. O vínculo criado entre professor e aluno geralmente tende a ser de maior confiança. Logo, os alunos já entravam na página mais propensos a se cadastrarem.
A estratégia de trazer empresas parceiras para uma ação de co-marketing também tende a ter resultados bem positivos para a sua LP. Afinal, amplia o poder de alcance da mesma quando se tem duas marcas trabalhando sua divulgação. É importante garantir, no entanto, que os públicos atingidos sejam similares.
10. Oh la la, Dani (84%)
O blog Oh la la, Dani oferece dicas de viagem e gastronomia, sempre associadas à língua francesa, para seus seguidores. Um de seus materiais, o planner de viagem, decolou e gerou 84% de conversões com uma Landing Page quase inteiramente feita de imagens.
A escolha de inserir grande parte das informações no formato de imagem colaborou para deixar o material ainda mais atrativo – já colocando o usuário no clima do conteúdo que está sendo oferecido.
Se quiser surfar essa mesma onda, lembre-se: insira imagens leves e que serão carregadas mais rapidamente. Só não deixe que elas sejam o ponto central da sua página e garanta que o usuário entenda que a ação principal é preencher o formulário de conversão – assim como o blog da Dani fez!
11. Silhouette (96%)
Por fim, vale ressaltar que fazer uma oferta digital é uma escolha comum entre quem investe em Marketing Digital. Planilhas, eBooks, templates… Certamente, você já encontrou algum desses formatos por aí. Porém, exemplos como o da Silhouette Brasil demonstram por que devemos ir além!
A empresa de produtos para artesanato resolveu inovar com uma oferta de grande interesse do seu público-alvo: um arquivo digital de uma caixinha que poderia ser impressa, montada e usada para finalidades diversas.
Na hora de montar a LP, utilizou títulos claros e objetivos, além de uma imagem de como o produto ficaria após a montagem. Já o formulário leva apenas quatro campos, com perguntas voltadas ao nicho em que o público está inserido.
A taxa de conversão obtida foi impressionante: incríveis 96%! E tem mais: apesar da alta taxa de conversão, a página foi divulgada somente de forma orgânica, em canais como Facebook e Instagram.
Como criar Landing Pages em poucos minutos usando o RD Station Marketing
As Landing Pages são uma das principais fundações em que uma boa estratégia de Marketing Digital está construída. Como já dissemos, temos os exemplos de páginas de conversão que trouxemos neste post foram construídas usando o RD Station Marketing. E também já contamos que você pode experimentar construir as suas LPs em uma página especial sem fazer o teste do software.
Porém, se você quiser experimentar o verdadeiro poder de uma Landing Page, tem que pensar nos passos seguintes. Com o RD Station Marketing, você poderá construir suas LPs e estruturar automações e fluxos de nutrição para os Leads que converterem na sua oferta. Assim, sua empresa poderá desenvolver relacionamentos com esses contatos, que logo vão se tornar seus clientes.
A seguir, veja um passo a passo da criação de uma Landing Page no RD Station Marketing. É muito simples, você vai precisar de poucos minutos!
Passo 1: Acesse a área de criação de Landing Pages
Assim que abrir a ferramenta, a primeira coisa a fazer é clicar na aba “Converter” e clicar em “Landing Pages”.
Quando você já tiver construído suas primeiras páginas, vai aparecer uma lista com todas elas para você editar ou visualizar. Como, neste caso estamos falando da sua primeira, surgirá a tela abaixo. Basta, então, clicar no botão “Criar Landing Page”.
Passo 2: Escolha um dos Templates de Landing Pages disponíveis
Você vai poder escolher entre os mais de 120 modelos já disponíveis. Eles estão divididos em três categorias: “Geração de Leads”, “Agradecimento” e “Pagamento Social”. Cada um desses modelos têm características próprias, que você pode ir experimentando para ver qual funciona melhor para seu objetivo com a ação. Todos são completamente editáveis.
Veja a tela a seguir:
Todos os modelos de Landing Page têm um título que indica a usabilidade. É possível fazer também uma visualização antes da escolha. Confira alguns deles a seguir:
Após selecionar o modelo, começa o processo de criação propriamente dito. A primeira coisa a fazer é dar um nome para a sua criação. Feito isso, será aberta a tela do editor.
Passo 3: Edite a Landing Page no RD Station Marketing
O Editor de Landing Page do RD Station Marketing tem a funcionalidade drag and drop. Ou seja, você só precisa selecionar os itens que quer adicionar e arrastá-los até a posição que deseja. Dê uma olhada:
No exemplo acima, o componente selecionado foi “Imagem”. Repare que, após arrastá-lo até o local, abriu um novo menu para você enviar o arquivo e fazer alterações.
O total de componentes editáveis para a sua Landing Page no RD Station Marketing é de 10. Eles são os seguintes:
A última opção permite que você coloque um código em HTML na LP. No topo, há também uma opção de Edição Avançada, que permite que você mexa no código em CSS, JavaScript Body e JavaScript Head.
Lembre-se de ir salvando o progresso, mesmo que o editor destaque isso quando você tentar mudar de tela.
Passo 4: Crie um Formulário otimizado para gerar o máximo de conversões
Voltando à tela principal do editor, vamos mexer nos campos do formulário que vai aparecer na página. É possível colocar quantos você quiser, definir se é aberto ou com itens pré-definidos, campo de assinalar e configurar se é formulário inteligente. Neste último, só aparecem os campos que o seu Lead ainda não completou. E, claro, é tudo personalizável!
Também é possível disponibilizar a opção de Login Social, quando o usuário usa as próprias redes sociais para fazer o cadastro.
Lembrando que os GIFs que colocamos neste post se referem a um template específico, mas a sistemática naturalmente é a mesma quando olhamos para outros modelos. Basta apertar o botão Salvar e Continuar para continuar a construção.
Ao editar o formulário de Landing Pages, é possível adicionar, excluir e reposicionar os campos, e ainda, marcar ou desmarcar como campo de preenchimento obrigatório. Para isso, siga o passo a passo a seguir:
Atenção: você só poderá excluir um formulário nativo via Edição Avançada. Caso você deseje uma Landing Page sem formulário, opte por um modelo de Página de Agradecimento.
Ao concluir as definições da aparência da landing page, clique no botão Salvar e avançar.
Passo 5: Configure a Landing Page
A próxima etapa é de configurações. É a parte mais técnica, digamos assim, mas não se preocupe: é muito fácil de usar.
No começo desta seção, será solicitada um nome e uma descrição para a sua Landing Page, que serão usadas em mecanismos de busca como o Google. Você também terá que configurar uma URL. O ideal é que ela fique em um subdomínio do seu próprio site, mas se for necessário, o RD Station Marketing fornece uma hospedagem para a sua página.
Dê uma olhada nessa tela:
Todas as configurações que aparecem são as seguintes:
Vale ressaltar que durante todo o processo é possível pré-visualizar o resultado tanto para desktop quanto para mobile. Assim, já dá para ver como o seu trabalho está ficando. Se achar que já está legal, é o momento de publicar! Veja só:
Lembre-se de que, a cada nova edição da Landing Page no RD Station Marketing, é preciso republicá-la para que a mudança tenha efeito. Os dados e os Leads já conquistados, porém, não se perdem.
Agora é sua vez de aplicar as dicas, aproveitar os insights e criar Landing Pages que conquistem as melhores taxas de conversão! Se não começou ainda, é só iniciar agora seu teste gratuito do RD Station Marketing por 10 dias para começar na prática:
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Post publicado em novembro de 2017 e atualizado mais recentemente em fevereiro de 2023.
Dúvidas Frequentes:
O que é uma landing page?
Uma landing page é uma página específica para conversão. Ela possui vários elementos voltados para tornar o visitante em lead, como um copy atrativo, formulário, CTA, entre outros. São páginas muito utilizadas nas campanhas de marketing digital e costumam ter boas taxas de conversão.
O que é taxa de conversão?
Taxa de conversão é uma métrica muito utilizada para mensurar os resultados, principalmente no Marketing Digital. Um exemplo é a taxa de conversão de Leads, que para calcular, basta dividir as conversões pela sua audiência. Por exemplo: 300 Leads / 1.000 visitantes * 100 = taxa de conversão de Leads de 30%.
Para quê serve uma landing page?
Você pode utilizar uma landing page para transformar seus visitantes em leads, capatar seus dados e ter insumos para evoluí-los no funil de inbound marketing.