Marketing nas redes sociais: o que fazer em cada uma delas
As redes sociais estão tão presentes na nossa vida que parece que sempre existiram. A primeira a bombar no Brasil foi o Orkut, que surgiu em 2004. Muitos pensavam que era apenas um modismo. Ninguém cogitava, na época, a hipótese de utilizar esse canal comercialmente.
Quase 20 anos se passaram e muita coisa mudou. Hoje, acontece o contrário: pouca gente imagina como seria o dia a dia sem as redes sociais. Estar presente nelas é praticamente uma obrigação para empresas de todas as áreas. Atualmente, nenhum negócio se destaca só por utilizar uma determinada plataforma, mas sim por usá-la da maneira correta.
Vamos mostrar ao longo do texto como você pode potencializar seu marketing nas redes sociais, partindo do princípio de que usá-las todas da mesma maneira pode trazer economia de tempo, mas não os melhores resultados.
A similaridade existe. Em todos os casos, os usuários e as empresas querem um espaço para demonstrar suas ideias, histórias pessoais ou profissionais, e interagir com outras pessoas – ou clientes.
Mas nem sempre isso deve ser feito da mesma forma. Até porque as redes sociais possuem diferenças simples como faixa etária média, objetivo e tipo de mídia predominante compartilhada pelos usuários.
Fazendo uma analogia, é como se você tivesse que promover seu negócio em diferentes mídias como televisão, rádio, jornal ou revista. Você não utilizaria a mesma linguagem em todos os casos, certo? Nas redes sociais, acontece o mesmo. Não pense em promover conteúdo ou produtos nas redes sociais em geral, e sim no Facebook, Twitter, Instagram e assim por diante.
Neste artigo, vamos mostrar algumas particularidades das redes sociais mais usadas pelos brasileiros atualmente. Você também conhecerá a importância do marketing nas redes sociais e como investir nele de forma estratégica. Confira!