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CRM com WhatsApp: o que é, como funciona e quais os benefícios

Agilidade é a palavra que ajuda a explicar porque o WhatsApp se tornou a plataforma digital com maior número de usuários entre os brasileiros. São mais de 169 milhões, de acordo com um levantamento divulgado em fevereiro de 2023, que fazem contato em texto ou áudio e rapidamente conseguem resolver problemas e obter soluções para diferentes situações.

E o que é importante para o seu negócio, é que o aplicativo não serve mais apenas para “mandar um zap” ou receber pedidos e reclamações de clientes. O aplicativo da Meta (dona também do Facebook, do Instagram e da novata Threads) também é uma poderosa ferramenta de gestão, marketing e vendas ao ser usado integrado ao CRM (Customer Relationship Management) do negócio.

O CRM com WhatsApp já está disponível para os clientes que utilizam o RD Station CRM e conquista cada vez mais empresas. As razões, assim como detalhes sobre como funciona a integração na prática, você confere a seguir.

O que é CRM no WhatsApp?

Antes de prosseguir, é importante relembrar o que é CRM.

Resumidamente, CRM (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma estratégia de gestão que utiliza tecnologia para organizar, automatizar e sincronizar as atividades de vendas, marketing, atendimento ao cliente e suporte técnico.

O CRM no WhatsApp é a integração entre a plataforma de gestão e as ações de relacionamento com o cliente com o aplicativo de mensagens mais popular do mundo.

Ou seja, a inteligência estratégica do CRM migra para o WhatsApp, otimizando não só o atendimento, mas expandindo as chances de fechamento de mais vendas e negócios – afinal, todo mundo está no Whats!

CRM para WhatsApp vale a pena?

O número de usuários do Whats já seria suficiente. Porém, como você verá a seguir, a integração do CRM com o WhatsApp oferece uma série de benefícios que podem melhorar significativamente a eficiência e a eficácia de suas operações de vendas e atendimento ao cliente.

Tomando por base a experiência dos usuários do RD Station CRM que já adotaram o WhatStation, pode-se responder que sim, vale a pena investir na integração das duas soluções. 

Eles relatam que estão criando o dobro de oportunidades de negócio e fechando até 40% mais vendas. É ou não é um bom motivo para ter o CRM com WhatsApp na sua gestão?

Quais são os benefícios do CRM integrado com Whatsapp?

Facilita a captura de Leads

Com o CRM integrado ao WhatsApp, é possível capturar Leads diretamente do aplicativo de mensagens. Isso significa que você pode transformar cada conversa em uma oportunidade de negócio.

Agiliza o envio de propostas

O envio de propostas é simplificado com o CRM integrado ao WhatsApp. Você pode enviar propostas diretamente do CRM para o WhatsApp do cliente, agilizando o processo de vendas.

Ordena o cadastro de clientes no sistema

Todas as informações do cliente são automaticamente registradas e organizadas no sistema quando o CRM funciona integrado ao WhatsApp. Isso facilita o acompanhamento e a análise das interações com o cliente.

Melhora o suporte e o atendimento ao cliente

O CRM com WhatsApp permite que você ofereça um atendimento ao cliente mais rápido e eficiente. Você pode responder às perguntas e resolver os problemas dos clientes diretamente no WhatsApp, tornando a experiência do cliente muito mais positiva.

Veja um vídeo curtinho abaixo do funcionamento do WhatStation! Depois, continue lendo para saber mais.

Promove a integração entre as redes sociais

Também é possível integrar suas operações de vendas e atendimento ao cliente com suas atividades de marketing nas redes sociais a partir da integração do CRM com o WhatApp. Dessa forma, você pode criar uma experiência de cliente unificada em todos os canais.

Aumenta as vendas

Ao facilitar a captura de leads e agilizar o envio de propostas, o CRM integrado ao WhatsApp pode ajudar a aumentar suas vendas.

Permite a escalabilidade no atendimento

Outro benefício do CRM integrado ao WhatsApp é a possibilidade de atender a um número maior de clientes sem comprometer a qualidade do atendimento. Essa escalabilidade no atendimento permite que sua empresa cresça sem a necessidade de aumentar proporcionalmente sua equipe.

Como funciona o CRM integrado ao WhatsApp?

A lista de benefícios é extensa e reforça todo o potencial da integração do CRM com o WhatsApp com seu negócio. E mais: não há mistério quanto ao funcionamento das duas soluções integradas.

As interações com os clientes são gerenciadas diretamente no aplicativo de mensagens. Assim, todas as conversas – sobre vendas, suporte ou marketing – podem ser gerenciadas em um único lugar, o que facilita tanto o acompanhamento quanto a análise das interações. 

Isso pode gerar novas vendas ou até novos insights para sua estratégia de marketing.

Como usar CRM integrado com WhatsApp?

Para começar a usar o CRM integrado ao WhatsApp, você precisa primeiro escolher uma plataforma que ofereça essa integração. E como você leu lá no começo do texto, o RD Station CRM já oferece uma solução para isso. 

O WhatStation permite enviar e receber mensagens do WhatsApp diretamente na plataforma, além de registrar automaticamente todas as interações com os clientes.

A seguir, explicamos em detalhes a WhatsStation do RD Station CRM.

Como funciona o WhatStation, a ferramenta de CRM com WhatsApp do RD Station CRM

O WhatStation é uma extensão gratuita do RD Station CRM que permite aos usuários da plataforma gerenciar negociações sem sair da versão web do WhatsApp – a que você acessa pelo computador. 

A extensão é especialmente útil para empresas que utilizam o WhatsApp como um dos principais canais de receita – mais de 80% da população brasileira usa o aplicativo para fazer compras. Veja abaixo mais um vídeo curtinho mostrando como é fácil usá-lo!

O que dá para fazer com o WhatStation?

Veja as principais ações que o uso da extensão possibilita:

📝 Criar mensagens personalizadas para contatos de acordo com a etapa do processo de vendas em que a negociação se encontra. No Plano Basic, são permitidas 10 mensagens por usuário e no Plano Pro, são 20.

📋 Criar anotações, tarefas, salvar o histórico das conversas e áudios no CRM, mantendo a negociação atualizada para os próximos follow-ups.

🔄 Criar, atualizar ou editar as negociações quando um contato chamar você, criando uma nova empresa, vinculando este contato a uma empresa existente no CRM ou editando os campos da negociação.

📊 Alterar o funil de vendas, a etapa e o status dessas negociações, podendo ainda sinalizar por que motivo a negociação foi perdida.

Comece a usar a WhatStation

Para começar a usar o WhatStation, primeiro você precisa criar uma conta no RD Station CRM. Depois, instale o WhatStation na Chrome Web Store. Vale ressaltar que o WhatStation está disponível em todos os planos do RD Station CRM: Free, Basic e Pro.

Então acesse o link para saber mais e revolucionar o uso do WhatsApp na sua empresa. Ou, se preferir, coloque o seu email abaixo para criar uma conta gratuita do RD Station CRM!

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